RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Decisão do STF deve afetar 1,5 mil servidores da Educação no AC

‘O Estado é o único responsável por isso’, diz presidente do Sinteac.

Publicados

Educação

‘O Estado é o único responsável por isso’, diz presidente do Sinteac.

Rosana diz que sindicato vai agir para tentar manter servidores (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Rosana diz que sindicato vai agir para tentar manter servidores (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Advogados foram disponibilizados para orientar os servidores da Educação.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento, informou na manhã desta quinta-feira (6) que, dos 3.425 servidores ativos que podem ser demitidos após decisão do Supremo Tribunal Federal,  cerca de 1,5 mil são do quadro de funcionários da Educação.  Ela informou que os advogados estão à disposição para orientar os servidores.

“Vamos entrar com ações judiciais até a última instância para que o servidor fique no seu cargo e tenha direito a aposentadoria. Porque o Estado deveria ter se manifestado em um tempo hábil,  logo que começou  a ser questionado. Os servidores deveriam ter sido afastados e um concurso deveria ter sido feito, assim a situação teria sido resolvida”, diz.

Rosana ressalta ainda que os profissionais possuem direitos trabalhistas e devem procurar auxílio jurídico para garantir a manutenção no cargo. “O Estado é o único culpado e deve buscar a solução, por outro lado, o sindicato vai fazer de tudo para que eles não percam seus cargos”, ressalta.

Leia Também:  UFAC recebe inscrições para o Pré-Enem Comunitário 2016

A presidente pede ainda que os servidores não se desesperem e nem ingressem com o pedido de aposentadoria sem antes procurar auxílio jurídico. “Peço que fiquem calmos, procurem o sindicato. Não é um momento de desespero, mas de buscarmos soluções. Acredite no potencial de organização e na Justiça, porque eles não podem ser condenados por um erro que não cometeram”, finaliza.

Nesta quarta-feira (5), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria (oito votos a dois) dar prazo de doze meses para que o governo do Acre substitua cerca de 11 mil servidores públicos estaduais contratados sem concurso público no período após a Constituição de 1988 até 1994. Em coletiva nesta quinta-feira (7), o governador do Acre, Tião Viana, afirmou que destes apenas 3.425 estariam em atividade. 

Tião Viana disse que vai aguardar a publicação do acórdão para que o Estado consiga entrar com os embargos de declaração.

Tácita Muniz Do G1 AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Educação

Professores, condutores e monitores do Transporte Escolar passam por treinamento de primeiros socorros

Publicados

em

Visando uma melhor qualidade de atendimento aos alunos, professores, motoristas e monitores do Transporte Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Epitaciolândia participam de um treinamento de primeiros socorros.

O treinamento está sendo realizado durante todo o dia desta sexta-feira, 05, no auditório do Sinteac, ministrado pelo 5º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal do Alto Acre.

De acordo com o secretário da Educação, Raimundo Gondim, é preciso destacar que a capacitação em primeiros socorros pode fazer toda a diferença em situações de emergência, salvar vidas e minimizar os danos causados pelos acidentes.

“Por isso, é fundamental que os servidores públicos municipais da educação de Epitaciolândia sejam treinados regularmente e estejam sempre preparados para agir em caso de emergência”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  UFAC recebe inscrições para o Pré-Enem Comunitário 2016
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA