Produtores se reúnem para assinar contrato de acesso ao financiamento 

 Da Redação Com Rayele Barbosa

seaprof_entraga_pronaf_AP_04_02_2014-4-300x199Estímulo à produção, oportunidade de melhorar os resultados do seu trabalho e poder sonhar com uma renda maior para a família no futuro são características de um novo momento vivido pela comunidade rural do Acre. Os investimentos dessa vez chegaram a Santa Rosa do Purus, com a assinatura do contrato que dá acesso ao crédito para produtores pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na última segunda-feira, 3.

O incentivo do governo do Acre, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), visa o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. “Nós estamos honrando um compromisso do governo com os produtores de Santa Rosa de dar apoio total a eles. Esse investimento, de 90 mil reais, vai beneficiar 35 produtores que estão iniciando a sua atividade rural”, disse o titular da Seaprof, Lourival Marques.

Além do acesso aos recursos, os produtores receberam a proposta de ter parte da produção comprada pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como forma de complementar a renda da família. Quem está satisfeito é o proprietário rural indígena Jorge Luíz Kaxinawa. “Para mim é uma novidade. Esse recurso é algo muito bom, que vai melhorar a produção familiar, e deixa a gente com gratidão aos nossos governantes”, frisou.

Investimentos na aquisição de material também foram feitos para beneficiar a classe, que representa 70% da população do município. Equipamentos como roçadeiras, máquinas de plantar arroz, enxadas e pulverizadores foram entregues aos produtores. “É um investimento muito importante para o município”, afirmou o presidente do Sindicato dos Produtores de Santa Rosa, Jabens Prudêncio.

clet