RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Acre é autorizado a realizar transplantes de fígado

Acre recebe autorização do MS para realização de transplantes de fígado

Publicados

Saúde

Acre recebe autorização do MS para realização de transplantes de fígado

transplante (1)Álefe Souza

O Ministério da Saúde (MS) concedeu autorização para que o Hospital das Clínicas do Acre (HC) possa realizar retiradas e transplantes de fígado. A decisão foi divulgada por meio da portaria nº 1.418, de 18 de dezembro de 2012, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 19.

Quando há doação, o fígado é disponibilizado para a Central Nacional de Transplantes, que imediatamente consulta a lista nacional de espera para encontrar um doador compatível nos locais onde o transplante de fígado já é realizado. A partir de agora, os pacientes da fila de espera do Estado poderão ser beneficiados com as doações.

Em novembro, uma equipe do MS esteve em Rio Branco para conhecer o funcionamento do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Central de Transplante, leitos de observação e centros cirúrgicos do HC, a fim de verificar se o hospital e sua equipe de saúde teriam condições de realizar o procedimento.

Há dois anos o governo se prepara para realizar o serviço. A partir de agora, o Acre será o segundo estado da Região Norte a oferecer o transplante de fígado.  De acordo com a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Acre (CNCDO/Acre), Regiane Ferrari, 12 pacientes já estão na fila para os primeiros transplantes.

Leia Também:  Com quase 70% dos casos de HIV em homens, campanha vai distribuir preservativos no Acre

“O transplante de fígado é um procedimento de alta complexidade. A aprovação do hospital para realizar captação e transplantes demonstra que o sistema de saúde do Acre está preparado e bem equipado para colaborar com os indicadores de saúde. O governador Tião Viana não mede esforços para ampliar os serviços de saúde e oferecer mais comodidade ao pacientes”, disse Regiane.

Esperança renovada

Flávio Câmara tem indicação para transplante de fígado e comemorou a oportunidade de realizar o procedimento no estado e perto de seus familiares.

“Essa notícia é um presente de Natal, pois saber que teremos oportunidade de fazer uma cirurgia dessa aqui é maravilhoso. A família é muito importante e nos fortalece na hora da fragilidade. Esse é mais um ganho para nós acreanos”, avaliou Flávio.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Prefeito Zequinha Lima cobra atraso em obra de UBS do Conjunto Cumarú, em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está construindo duas Unidades Básicas de Saúde. Nesta terça-feira, 16, o prefeito Zequinha Lima visitou as obras de construção da UBS do bairro do Formoso e do Conjunto Cumarú, onde cobrou agilidade no serviço que está atrasado e garantiu que as empresas serão notificadas.

” Recebemos denúncias dos moradores do Conjunto Cumaru que a obra desse posto de saúde está parada. Então eu estou aqui certificando e realmente comprovei que a obra está parada e além de tudo existe alguns equipamentos que foram quebrados, foram danificados. Hoje autorizo os secretários de planejamento e administração a notificar a empresa. Estamos cobrando porque a empresa que está responsável por essa obra já recebeu R$ 681 mil e até agora não concluiu o trabalho. Já era para estar concluída para ser entregue para a Prefeitura de Cruzeiro do Sul porque queremos entregar para a comunidade essa UBS funcionando. Quero ressaltar que a Prefeitura está bastante atenta para problemas como esses não possam mais continuar”, ressaltou o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Coordenação de Saúde do Juruá realiza projeto “Seja sua Própria Heroína: Cuide-se”

O morador do Conjunto Cumarú, Manoel da Silva, agradeceu a visita do prefeito e ressaltou estar ansioso para o dia da entrega do local. “Estou muito ansioso para ver a entrega dessa obra. Atualmente eu e minha família estamos indo a unidade de saúde do bairro do Remanso a procura de atendimento médico e a entrega dessa UBS perto da minha casa vai facilitar a vida não só da minha família mas de todo os moradores. Fico feliz em saber que o Prefeito Zequinha Lima está aqui vendo de perto essa obra parada e pedindo para que a empresa que foi contratada termine o que começou para que a população possa usar”, agradeceu o morador.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA