Para 2014 poderá ser um problema, se tratada como problema pelo prefeito André Hassem (PSDB) 

8

Foi realizado nesta quita feira 28/11, no município de Epitaciolandia mais uma seção aonde foi tratado vários assuntos entre eles o orçamento para 2014, o vereador Carlos Portela PPS declarou que SOBRE O ORÇAMENTO – VETO E PROMULGAÇÃO, a aprovação de várias emendas parlamentares à Lei de Diretrizes Orçamentária e ao orçamento municipal de Epitaciolandia para 2014 poderá ser um problema, se encarada e tratada como problema pelo prefeito André Hassem (PSDB) e sua coordenação política, ou poderá, contrariamente, ser um começo de solução para as dificuldades administrativas e de relacionamento entre a Prefeitura e a Câmara, se encarada como uma oportunidade de valorizar a colaboração principalmente do vereador Portela. Uma avalanche de emendas já era esperada, desde que o Vereador Portela foi eleito, agindo com bom senso e correção o tem pautado pela melhora administrativa visando um melhor desenvolvimento municipal. A Prefeitura mandou para a Câmara o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Câmara apresentou várias emendas e devolveu para o Prefeito sancionar ou vetar em partes. Depois foi mando o Orçamento para a Câmara, que depois de análise pelos vereadores, foi dado conta que a LDO com as emendas não teriam retornado à Câmara como Lei. 
A LDO serve de base para o Orçamento, com isso a validade foi perdida e a Câmara terá que Promulgar a LDO com as alterações das emendas, Não cabendo mais à Prefeitura, conforme o artigo 62 de nossa Lei Orgânica e art. 66 da Constituição Federal, só então o Orçamento para 2014 com as alterações será devolvido à Prefeitura para a Sanção ou veto de emendas apresentadas pelos Vereadores. É importante ressaltar que o mesmo terá também 15 dias úteis para a sanção, se não a Câmara o promulgará com as alterações-Emendas. Finalizou o Vereador Carlos Portela.

VEREADOR RAIMUNDÃO (PR)
VEREADOR RAIMUNDÃO (PR)

Quem também fez uso da tribuna foi o vereador Raimundão (PR) nesta quinta feira 28-11-2013 na seção comentou o fato do projeto referente a educação estar sendo analisando, tendo em vista que todo trabalho que estar sendo feito nesta casa é para que os profissionais tenham um salário digno e não é um favor pagar bem os profissionais da educação e do grupo de apoio em geral tendo em vista que um cidadão bem informado ele vai avaliar bem o seu gestor e o seu trabalho, não é nem um favor o que o prefeito faça aos professores mas sim uma obrigação este assunto tem sido pauta constante nesta casa mais queremos apoiar de todas as formas para o bem estar de todos os cidadãos funcionários da área de educação, lembrando que o administrador apenas vai administrar o FUNDEB, pois dele 60 por cento é para pagamento de professores.

Mais uma vez vamos abordar o assunto dos caminhões na rua internacional em Epitaciolândia, cabeceira da ponte com a Brasil/Bolívia esta colocando em risco a vida dos munícipes será que estamos falando grego nesta casa, será que tem que temos que esperar acontecer o pior, já foi registrada ate brigas com facas mais assim mesmo nada foi feito. Esperamos que não possamos vir a tribuna desta casa para relatar assunto desta natureza.
Pedimos em caráter de urgência que cuide da limpeza dos bairros Satel e Miguel Borges, os bueiros estão entupidos e enxurrados deixando os cidadãos em estado de precariedade.

Relembramos também, tem nos preocupados com a questão do IML isso tem nos deixado atento, porém segundo o diretor o Instituto Medico Legal – IML não sairá desta região como alguns jornais tem noticiado .

VERADOR: MESSIAS DO (PT)
VEREADOR: MESSIAS DO (PT)

O vereador Messias (PT) no uso a da tribuna nesta quinta feira 28-11-2013 comentou sobre os projetos de lei que são apreciados por toda a bancada em beneficio do povo e também agradeceu pela atenção e aqueles que vêm fazendo o bem estar da população, mais lamentou o fato da educação estar passando uma das piores crises, principalmente no que diz respeito ao salário dos professores, sendo um dos menores salários com isso tem feito muito deles desistirem do seu oficio e cobrar mais do gestor atenção e pagar um salário digno, porque não estimula o profissional a se dedicarem exclusivamente a ele. A educação deve estar em primeiro lugar, como se pode exigir dos profissionais se não temos o que oferecer isso entra também condições de trabalho. Uma triste estatística 95 por cento dos jovens que estão na penal são vitimas da péssima qualificação da educação. Esperamos mais apoio do gestor na qualidade da merenda. Na ampliação da educação infantil e capacitação dos profissionais não queremos ter um começo de ano 2014 nesse descrédito, queremos novas perspectivas.

Eu e meus colegas de casa iremos fazer o nosso papel de acompanhar todo investimento. Fiscalizando e reivindicando.

Outro pedido de providencias é sobre a luz do município as ruas estão as escuras hoje estamos falando só com as paredes e queremos uma explicação com documento.

VEREADOR: GILCINHO (PSB)
VEREADOR: GILCINHO (PSB)

O vereador Gilsinho PSB no uso a tribuna nesta quinta feira 28-11-2013 lamentou o fato do bairro José Hassem que mora há tantos anos estar abandonado e totalmente às escuras com isso colocando em risco a integridade física das famílias. Já que tem casos comprovados de senhoras, moças e até crianças que foram abusadas sexualmente, isso tem preocupado a comunidade e que pedem em caso de urgência urgentíssimo providencias, segundo o vereador Gilcinho as famílias estão preocupadas por que os filhos que estudam a noite saem de suas casas mais não sabem se voltam, os carros da policia não conseguem entrar nos bairros para fazer a ronda por falta de ruas com infra-estrutura e luz isso e preocupante, essa e uma das reivindicações dos munícipes mais urgentes finalizou o vereador Gilcinho.

Vereador: Marcos Ribeiro (PSB)
O vereador Marcos Ribeiro (PSB) em uso a tribuna nesta quinta feira 28-11-2013 comentou: parece que este prefeito não é deste planeta, pois o fato dele esta prometendo o que não pode cumprir como gestor é abusivo. Não podemos fechar os olhos para isso quando ele vier dizer que não tem dinheiro para a educação, isso é uma mentira, por que este poder esta aprovando o orçamento e novos investimentos para a educação municipal. Queremos e exigimos uma gestão transparente, verdadeira e correta. Enquanto parlamentar não apoiamos mentiras e nem puxa saco. Assim como eu, fomos eleito para representar o povo. Não vou aceitar, quando for para elogiar vou elogiar mais quero deixar claro que não negocio o meu mandato, pois o mesmo não esta disposto a barganha, deixo claro nesta tribuna que participo de negociata com o voto do povo finalizou o vereador.

VEREADOR: ADEMIR SALES (PT)
VEREADOR: ADEMIR SALES (PT)

O vereador Ademir Sales do PT usa a tribuna nesta quinta feira 28-11-2013 agradeceu atenção da platéia presente e que as cobranças são as mesmas coisas estão sendo feito a mesma coisa de sempre saúde, educação, iluminação publica, a cidade estar andando para trás, mais uma vez a ponte isso é um caso serio colocando em risco a vida das crianças já falei com os secretários mais nada ainda foi feito. Prefeito só, não trabalha precisa de uma equipe de ponta, Prefeito troque alguns secretários. O povo não agüenta mais esperar pelas promessas de campanha. Muitos emprego, mas é irônico, teve que demitir por que não agüentou a pressão, este cidadão tem mentido de forma descarada não tem respeitado o nosso trabalho. Prefeito queremos e reivindicamos transparência na gestão. Hoje estamos discutindo sobre o aumento do salário de professores, mais lembro, todo aumento que for feito ainda é pouco estamos falando de formadores de caráter são pessoas que doam as suas vidas para formar cidadão.
O que nós queremos é transparência o prefeito quando viaja diz que vai atrás de recursos. A central de solicitar recursos deve ser Brasília e não Fortaleza, passeio ou busca de recursos seja lá pra área for investido.

Queremos lembrar da reforma da escola João Pedro gastou 54 mil reais isso nos indigna, fazendo paiol com dinheiro publico. O povo tem que endossar a nossa denunciar ao Ministério Publico, declarou o vereador Ademir Sales .

Redação De Frente Com A Notícia