Ministério da Saúde envia 38 médicos cubanos ao Acre

Profissionais vão atuar no interior e em dois distritos indígenas.

Profissionais desembarcaram neste sábado no aeroporto de Rio Branco (Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde)
Profissionais desembarcaram neste sábado no aeroporto de Rio Branco (Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde)

O Ministério da Saúde enviou ao Acre 38 médicos cubanos que desembarcaram neste sábado (30) no aeroporto de Rio Branco. Os profissionais vão atuar no estado em 16 municípios e dois distritos indígenas. Em todo o Brasil, 2.117 médicos cubanos participam da segunda etapa do Programa Mais Médicos.

Durante uma semana, os profissionais permanecem na capital para conhecer a estrutura de saúde e as doenças mais frequentes da região. Eles começam a atuar a partir do dia 9 de dezembro, quando irão se juntar aos demais médicos do programa que já estão atendendo a população nas Unidades Básicas de Saúde.

A distribuição dos médicos nos municípios leva em consideração alguns critérios, como percentual da população em situação de pobreza, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os locais com maior número de dependentes do atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também têm prioridade.

O acordo de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) é o que garante a participação dos Médicos Cubanos no programa Mais Médicos, do Governo Federal. Além disso, somente as vagas não preenchidas por brasileiros e estrangeiros da seleção individual do programa são oferecidas a esse grupo.

FONTE-G1 ACRE