O câncer não é uma doença sem cura.

Cássia Veras

Cinco mil pacientes são atendidos pelo Hospital do Câncer de Rio Branco - cerca de 300 ao dia (Foto: Cássia Veras/Sesacre)
Cinco mil pacientes são atendidos pelo Hospital do Câncer de Rio Branco – cerca de 300 ao dia (Foto: Cássia Veras/Sesacre)

Maria Torres descobriu ser portadora de câncer de colo de útero há três anos. Atualmente, ela tem sidoassistida pelos médicos do Hospital do Câncer de Rio Branco que realizam o tratamento dela. “Não tenho o que reclamar do tratamento que recebo aqui. Nunca faltou remédio ou nunca deixaram de me atender”, conta a paciente.

Assim como Maria Torres, outros cinco mil pacientes são atendidos pelo Hospital do Câncer de Rio Branco – cerca de 300 ao dia. Nesta quarta-feira, 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer, destacam-se os investimentos feitos pelo Ministério da Saúde (MS) e o governo do Estado, ao longo dos últimos seis anos, em equipamentos para a unidade e especialização dos profissionais de saúde.

O médico oncologista Antônio Carlos Vendette conta que todos os tipos de tratamento contra o câncer são oferecidos pelo hospital: quimioterapia, radiologia e cirurgia. “Os casos de câncer mais diagnosticados aqui são os de pele, próstata, mama e colo de útero”, destaca.

O hospital dispõe de oncologistas especializados em várias áreas, como oncologia clínica, pediátrica, radioterapia, cirurgia, cirurgia de cabeça e pescoço, urologia, ginecologia e medicina paliativa, por exemplo. Os médicos também participam de vários cursos e pesquisas. “Existem pesquisas em diversas áreas sendo feitas no Hospital das Clínicas com os alunos residentes, e nós participamos e orientamos”, relata Vendette.

“O câncer não é uma doença sem cura – pelo contrário, quanto mais cedo diagnosticado, mais chance de desaparecimento dos tumores e erradicação da doença. O indicado é que todas as pessoas, homens e mulheres, façam check up pelo menos uma vez ao ano. Se diagnosticado com a doença, o paciente terá um tratamento mais rápido e eficaz”, recomenda o oncologista.