Costureira Alciete entregou a primeira peça costurada, um paletó, de presente ao governador Tião Viana

Mulheres foram capacitadas em curso de corte e costura com recursos do Pronatec (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Mulheres foram capacitadas em curso de corte e costura com recursos do Pronatec (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Quando chegou ao curso, ainda na primeira aula, Alciete Mesquita já sabia qual seria a primeira peça que iria costurar: um paletó. Alheia à dificuldade de confeccioná-lo, a proposta tinha um ideal nobre, que expressaria a gratidão das beneficiadas: presentear o governador Tião Viana. Quando começou a costurar ela não imaginou que teria a oportunidade de entregar o presente no encerramento do curso.

“O trabalho na roça é muito duro pra gente. Maltrata demais, é muito pesado. A gente pedia a Deus um jeito de ajudar a ganhar dinheiro sem precisar sofrer tanto no roçado. Pra nós esse curso foi uma benção. A gente não imaginava que ia ganhar uma máquina industrial no fim das aulas, e nem que ia poder agradecer pessoalmente ao governador. Foi uma emoção muito grande”, disse a costureira Alciete.

Dezesseis mulheres da Associação São Francisco de Assis e da Associação Fortaleza Acreana, ambas localizadas na região do Rio Liberdade, em Tarauacá, foram contempladas com um curso de corte e costura por meio da Secretaria de Pequenos Negócios. A política da microeconomia, que é a aposta do governo Tião Viana, vai além da capacitação profissional: os beneficiários também recebem os instrumentos de trabalho necessários para exercer a nova atividade. Foram entregues 16 máquinas industriais junto com o certificado de formação.

Governador Tião Viana foi recebido com festa pelos produtores da região do Rio Liberdade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Essa manifestação de carinho é como um oxigênio da vida. Estou com o coração alegre porque vocês transmitiram um sentimento de gratidão e apoio. Chegamos em casa muito alegres porque sabemos que prestamos um serviço que é importante pra vocês. São dezesseis famílias que ganharam as máquinas e vão ter mais dinheiro em casa. Cada mãe e cada pai sabe o significado de fechar as contas no fim do mês e criar bem os filhos”, disse o governador Tião Viana. “Esta ação é fruto de compromissos assumidos numa conversa feita com a presença do vice-governador César Messias e a comunidade. Hoje o que se destaca nesta ação é a independência da mulher, que passa a trabalhar e ajudar na renda de casa, trazendo mais conforto pra família. Estamos colocando o governo nas mãos dos pequenos. Viver melhor é importante e essa é a intenção do nosso trabalho”, disse o secretário de Pequenos Negócios, José Reis.

A presidenta da Associação Fortaleza Acreana, Maria Élida, agradeceu ao Governo do Estado em nome das beneficiadas. “Nós faremos bom uso dessas máquinas e com elas vamos mudar nossas vidas. Estamos organizando uma feira todos os meses no Rio Liberdade. Nossa comunidade está bem ajudada. Estamos recebendo nossas casinhas, açudes, aradagem nas terras”, disse.

Costureira Alciete entregou a primeira peça costurada, um paletó, de presente ao governador Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Nunca houve um governador tão próximo do povo como o governador Tião Viana”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Elson Santiago, que acompanhou toda a agenda do governo na região do Juruá.

O governador Tião Viana apoiou a realização de uma feira de roupas periódica, que foi pedida pelas costureiras, lembrando que no Liberdade e região são 800 famílias que podem consumir os produtos confeccionados. Podem levar também a feira para Tarauacá e Cruzeiro do Sul.