“Esta é a primeira das milhares de casas que irão mudar a história da habitação no Estado”, disse o Tião Viana.

Governador Tião Viana acompanha a conclusão das obras da primeira casa do empreendimento Cidade do Povo. (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governador Tião Viana acompanha a conclusão das obras da primeira casa do empreendimento Cidade do Povo. (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Ana Paula Pojo

“É uma satisfação muito grande ver concluída a primeira moradia que vai mudar a história habitacional do Estado do Acre”, afirmou o Governador Tião Viana durante a visita de acompanhamento da conclusão do primeiro protótipo no empreendimento Cidade do Povo, neste sábado, 23. A realização das obras no local avança em ritmo intenso e centenas de casas erguidas desenham o cenário das obras públicas que vão dar nova direção e melhorias, para as milhares de famílias acreanas que sofrem todos os anos com os danos causados pelas cheias do rio.

A primeira casa do empreendimento foi edificada mediante a utilização do sistema construtivo de fôrmas plásticas, que permite a construção em série proporcionando excelência e celeridade na realização dos serviços. A moradia faz referência à tipologia prevista para as mais de 10 mil unidades habitacionais a serem construídas no local. Elas são geminadas e contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e, inclusive, aquecedor solar – um equipamento previsto pela normativa de construção das unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, o qual trará conforto aos moradores sem que haja alto custo no consumo de energia.

“Esta é a primeira das milhares de casas que irão mudar a história da habitação no Estado”, disse o Tião Viana. (Foto: Sérgio Vale/Secom)

No canteiro de obras da empresa Albuquerque Engenharia, responsável pelo sistema construtivo na Super quadra 10, o Governador se reuniu com dezenas de trabalhadores para agradecer o empenho e esforço de cada um na realização das obras no projeto. “Eu tenho muita gratidão pelo trabalho de vocês, pois através dele vocês estão mudando a história habitacional do Acre. Aqui terá 21 escolas, 160 espaços públicos a disposição da comunidade e milhares de casas para cerca de 50 mil pessoas previstas para viver aqui”, destacou Tião Viana. Como forma de agradecimento, o Governador prometeu fazer em breve, um encontro com todos os trabalhadores para retribuir a honradez e dedicação com o qual eles se empenham na construção do empreendimento.

O responsável pela empresa no lote dois, João Albuquerque, comentou sobre o avanço na construção das casas e a satisfação de poder concluir o primeiro modelo. “Este sistema reduz o desperdício e acelera o ritmo de construção. Por dia nós estamos erguendo sete casas, ou seja, é uma velocidade que ultrapassa o sistema convencional. Só aqui na quadra 10 já estamos com 208 casas com bom desempenho, ao todo serão 878 só na primeira fase do projeto. Este modelo é o primeiro de muitos que em breve estarão prontos para serem entregues à população”, concluiu o empresário.

thumb_secom_acre_foto_SV_8476_1

A moradia faz referência à tipologia prevista para as mais de 10 mil unidades habitacionais a serem construídas no local. Elas são geminadas e contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e, inclusive, aquecedor solar. (Foto: Sérgio Vale/Secom)