Entre os pequenos negócios, de 2013 devem ser gerados 12 mil 312 novos empreendimentos.

Governador Realiza Reunião De Avaliação
Governador Realiza Reunião De Avaliação

Celis Fabrícia

Colheita de resultados é o nome de parte do processo de auto-avaliação do governo do Acre. Durante o final da tarde desta terça-feira, 19, foi cumprida mais uma etapa. Gestores das secretarias, institutos, departamentos e autarquias que fazem parte da administração pública estiveram reunidos no auditório do Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência). Eles ouviram o que foi programado para os primeiros três anos de gestão, os resultados alcançados e quais os aspectos que precisam melhorar.

Três secretários foram escolhidos para iniciar essa nova fase de avaliação apresentado os resultados. José Reis, secretário de Pequenos Negócios do Acre, Glenilson Figueiredo, diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) e Mamede Dankar, gerente de Planejamento da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Entre os pequenos negócios, por exemplo, até o final de 2013 devem ser gerados 12 mil 312 novos empreendimentos. Superando a meta inicial que era de 5 mil, em 4 anos de administração. E como houve êxito na iniciativa a meta foi ampliada e até o final do ano que vem o Acre terá 20 mil famílias beneficiadas com essa nova fonte de renda.

Também teve destaque a atuação do Iteracre na regularização fundiária nas cidades do Estado. Só na zona urbana este ano já foram entregues quase seis mil títulos. A meta até 2014 é entregar três mil títulos na zona rural e 24 mil na zona urbana, além de 100 para templos religiosos.

Na SEAP o destaque foi para a produção de coco e fomento à criação de ovinos. Com a entrega de 80 mil mudas aos produtores do Vale do Juruá mais de 500 familias têm a possibilidade de incrementar a renda. Outra opção, a criação de ovelhas, alcançou 390 familias em 15 municípios.

A cada encontro três secretarias terão a oportunidade de fazer a exposição das ações e receber a avaliação do governador e demais gestores.