Ministério do Planejamento devolve pedido de abertura de 230 vagas

Concursos no Brasil

ABIM

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) negou pedido da Abin para a abertura de concurso público destinado a oferecer 200 vagas de oficial de inteligência e 30 de agente de inteligência – cargos de nível superior e médio, respectivamente, do Plano de Carreiras e Cargos da Agência. Mas a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não desiste e informa que formaliza novo pedido de concurso.

Ao restituir o processo nº 03080.001028/2011-71 à Abin, o Ministério informou que o Projeto de Lei Orçamentária de 2014 não contemplou recursos para a implementação do pedido. O pedido da agência contava com nota técnica que justificava a necessidade do concurso.

Veja outros  concursos em andamento

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) insiste que tem necessidade de preencher pelo menos 230 vagas, 30 delas para o cargo de Agente de Inteligência (médio) e 200 para Oficial de Inteligência (superior).

Agentes de Inteligência possuem vencimento mensal de R$5,2 mil, enquanto que Oficiais podem perceber até R$ 13,3 mil.

Copa do Mundo

Entre as ações do Planejamento estratégico para a Copa do Mundo Fifa 2014, está a contratação de novos servidores para a Abin, já nos próximos meses.

O planejamento estratégico de segurança pública e defesa para a Copa do Mundo Fifa 2014 foi aprovado no dia 04 de março de 2013, durante reunião na sede do Comando Militar do Leste (CML), no Rio de Janeiro. O documento contempla as regras que nortearão as competições esportivas, como, por exemplo, defesa cibernética e combate ao terrorismo na Copa do Mundo, que acontecerá no próximo ano.

Na oportunidade, o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Tezza, fez exposição sobre o serviço de inteligência. De acordo com ele, os setores de segurança envolvidos nos eventos devem produzir informações de 200 mil nomes de pessoas que estarão participando direta ou indiretamente das competições, sendo a maior parcela 98 mil voluntários que se cadastraram junto à comissão organizadora.

Tezza explicou que para a execução dessas atividades, a Abin contará com reforço de 180 novos servidores dentro dos próximos meses. Segundo o diretor, a principal característica será a integração entre os serviços de segurança que permitirá identificar, por exemplo, alvo que possa colocar em risco as duas competições.

Edição com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa.