Governo assume compromisso de melhorias para comunidades indígenas.

Celis Fabrícia

Ao final do encontro mulheres yawanawás cantam "a beleza, a pureza, como se abrisse espaço para um novo caminho". (Foto: Gleilson Miranda)
Ao final do encontro mulheres yawanawás cantam “a beleza, a pureza, como se abrisse espaço para um novo caminho”. (Foto: Gleilson Miranda)

Durante todo o dia de quinta-feira, 14, mulheres representantes das cinco aldeias da Terra Indígena Alto Rio Gregório, em Tarauacá, estiveram reunidas com representantes do governo do Estado. Elas trouxeram as principais demandas das comunidades – assuntos relacionados à  produção e infraestrutura para recepção de visitantes, por exemplo.

Mas no encontro, conduzido pela primeira-dama Marlúcia Cândida e acompanhado pelo governador Tião Viana e secretários das respectivas pastas, foram tratados ainda assuntos que envolveram outras secretarias de Estado, como Educação, Habitação, Turismo, Pequenos Negócios, e Saúde.

“O governo vai fazer o acompanhamento mais direto, os ajustes dos investimentos que já foram feitos e estão em andamento, e realizar mais ações. Isso representa esse contato mais direto que o governador Tião Viana vem fazendo com as populações indígenas”, diz Zezinho Kaxinawa, assessor de Assuntos Indígenas do Gabinete do Governador

Todas as necessidades apresentadas foram reunidas em um documento e firmado um compromisso com prazos, de acordo com as demandas trazidas pelas lideranças da Aldeia Mutum. “Nós esperávamos que isso realmente acontecesse – um bom diálogo. A gente vem fazer uma cobrança nas obras atrasadas e ficamos muito felizes de encontrar todos os secretários que nos ouviram e nos deram uma resposta positiva, muito animadora. Voltamos muito felizes para nossa aldeia e vamos levar a boa noticia para as cinco aldeias”, afirma Julia Meni, presidente da Cooperativa de Produção de Mulheres Yawanawá e representante das cinco aldeias que compõem a Terra Indígena Alto Rio Gregório.

Também ficou acordado que em dois meses haverá  uma avaliação das decisões tomadas hoje. “Além de uma relação extremamente harmonizada e de muita confiança, ficam encaminhamentos concretos que, com certeza, contribuirão para a qualidade de vida das comunidades, das aldeias Yawanawás do Rio Gregório ”, conclui Concita Maia,  secretária de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres).

Governo assume compromisso de melhorias para comunidades indígenas. (Foto: Gleilson Miranda)
Governo assume compromisso de melhorias para comunidades indígenas. (Foto: Gleilson Miranda)