RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Órgãos de um doador morto beneficiam quatro pessoas

O doador, de 42 anos, morreu em um acidente automobilístico

Publicados

Saúde

O doador, de 42 anos, morreu em um acidente automobilístico

Em breve o Acre realizará também transplante de fígado (Foto: Angela Peres/Secom)

Em breve o Acre realizará também transplante de fígado (Foto: Angela Peres/Secom)

Cássia Veras

A Central de Transplantes do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco recebeu, na noite desta terça-feira, 12, mais uma doação de órgãos. A captação foi feita pelos integrantes da Organização de Procura de Órgãos (OPO) no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB).

O doador, de 42 anos, morreu em um acidente automobilístico, com evolução de morte encefálica – perda irreversível das funções cerebrais. A família se prontificou a doar os órgãos. Foram captados as duas córneas e os dois rins.

Os rins estão sendo remetidos ao Pará, por não serem compatíveis com os pacientes da lista de espera do Acre. Já as córneas serão aproveitadas aqui no estado.

“Quatro pessoas serão beneficiadas com uma única doação. Nós estamos muito agradecidos à família do doador”, disse a coordenadora da Central de Transplantes, Regiane Ferrari.

Leia Também:  Plácido receberá a equipe do programa Saúde do Homem

A coordenadora anuncia, ainda, que o Acre está em 2º lugar no ranking nacional de notificações, a cada milhão de habitantes. “Esta é a nossa sétima doação efetiva deste ano. Em relação ao ano passado, dobramos a quantidade de captações. É significativo o avanço que o Estado tem feito quanto à doação de órgãos”, relatou.

O Ministério da Saúde (MS) reconhece o potencial de doadores que o Estado do Acre possui, com seus investimentos em capacitação dos profissionais da área. Na primeira semana de dezembro, 13 integrantes da OPO de Rio Branco, entre médicos e enfermeiros, irão assistir a um curso sobre “manutenção de potencias doadores”, ministrado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Segundo Regiane, a equipe está se apropriando de mais uma conquista: o transplante de fígado, que passará a ser realizado no Estado. Com isso, o Acre será o segundo estado da Região Norte a oferecer esse serviço de saúde.

“O fato é muito gratificante para todos nós, pois seremos referência em toda região, sem contar que possibilitaremos mais qualidade de vida aos acreanos. Mas para isso é imprescindível a conscientização das pessoas para a doação de órgãos”, avalia a coordenadora.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Prefeitura amplia idade do público para vacinação contra a dengue e leva imunizantes para escolas

Publicados

em

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul ampliou a faixa etária de vacinação contra a dengue para pessoas de 4 a 59 anos. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e também e são aplicadas nas escolas. Nesta quarta-feira,24, a Secretaria Municipal de Saúde vai vacinar estudantes das Escolas Craveiro Costa e Hugo Carneiro, além de funcionários e pacientes do Hospital do Juruá.

A equipe já esteve nas Escolas Presbiteriana e a Maria Lima. Também vacinou homens do Comando de Fronteira Juruá, 61° BIS.

“Os coordenadores das Unidade Básica de Saúde entram em contato com os diretores de cada escola para conversar com os pais, porque cada aluno precisa ter em mãos a autorização e sua carteira de vacinação. Iniciamos na semana passada a vacinação nas escolas e tivemos um bom resultado”, pontuou o secretaria de saúde de Cruzeiro do Sul, Áureo Neto da Costa.

Além disso a coordenação de Hipertensos e Diabéticos, está realizando o mapeamento das pessoas com comorbidades para aplicar as doses em domicílio.

Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro do Sul promove ações de saúde no Dia do Homem

“Um dos nossos grupos prioritários são as pessoas com comorbidades, por isso, teremos equipes vacinando nas casas, porque essas pessoas precisam ter a imunidade em dia”, frisou Áureo.

Redução dos casos de dengue

Dados da Vigilância Entomológica de Cruzeiro do Sul mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue no município.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, as equipes fazem vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou ele citando a mitologia adotada para o trabalho de combate à dengue.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Leia Também:  Mais de 2 mil jovens recebem formação profissional em saúde

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 6 mil toneladas de lixo e entulho de 16 bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA