A ação conjunta dos estudantes de Fisioterapia mobilizou várias captações.

Mobilização por doadores chamou a atenção de muitas pessoas, que resolveram participar da campanha (Foto: Assessoria Sesacre)
Mobilização por doadores chamou a atenção de muitas pessoas, que resolveram participar da campanha (Foto: Assessoria Sesacre)

Cristiane Marques

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), em parceria com acadêmicos do curso de Fisioterapia da União Educacional do Norte (Uninorte), realizou uma campanha de doação de sangue, no Centro de Rio Branco, na manhã desta sexta-feira, 8.

O objetivo da ação foi estimular e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador voluntário. Além da coleta de sangue, estavam sendo oferecidos, também, testes de glicemia e aferimento da pressão arterial.

De acordo com a gerente de captação de doadores do Hemoacre, Marlice Aquino, a ação conjunta dos estudantes de Fisioterapia mobilizou várias captações. “Na primeira vez em que o motorista foi para o hemocentro, ele levou 20 bolsas de sangue coletadas , o que é inédito na unidade móvel, porque, durante a movimentação normal, sem essa parceria, coletamos em torno de 15 a 20 bolsas. Com as parcerias, muitas vezes, conseguimos até 50”, relatou.

Para a acadêmica do curso de Fisioterapia Élica Costa, fazer parte dessa conscientização é muito gratificante. “A princípio, procuramos o Hemoacre com o intuito de alcançar mais doadores, tendo em vista a necessidade constante de voluntários. Então, aderimos a esse tema e estamos há um mês divulgando o trabalho”, contou a estudante.

Quem pode doar

Para doar sangue, a pessoa deve comparecer a um centro de captação, com documento de identificação pessoal, ter entre 16 e 68 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde.

Onde doar

Na sede do Hemoacre (Avenida Getúlio Vargas, 2.787, Rio Branco – Acre) ou no ônibus itinerante, que fica em diversos lugares da capital, ao longo do mês. Outras informações no telefone (68) 3228-1494 (horário comercial).