RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Famosos

ACRE ‘Quero contribuir para o mundo’, diz 1º Brasileiro

André Lucas Melo foi escolhido entre estudantes de todo o mundo.

Publicados

Famosos

André Lucas Melo foi escolhido entre estudantes de todo o mundo.

André Lucas durante jantar de gala da entrega do Wise Awards (Foto: André Lucas/ Arquivo pessoal)

André Lucas durante jantar de gala da entrega do Wise Awards (Foto: André Lucas/ Arquivo pessoal)

Yuri Marcel Do G1 Acre

O estudante do 4º período de direito na Universidade Federal do Acre (Ufac), André Lucas Melo, de 19 anos, se vê como um jovem normal. Seu desejo de contribuir por um mundo melhor, no entanto, fez com que ele se tornasse o primeiro brasileiro a integrar o Wise Learners, grupo juvenil do World Innovation Summit for Education  (Wise), um dos maiores eventos internacionais na área de educação.

Realizado desde 2009 pela Fundação Qatar, o Wise é uma conferência que anualmente reúne líderes de estado e profissionais ligados ao setor de Educação. Paralelo ao evento, ocorre o Wise Learners,  um programa voltado para estudantes.

“Todos os anos eles convidam 30 estudantes ao redor do mundo pra participar de um programa com um ano de duração. Durante este período esses estudantes passam por um processo de treinamento em gestão de projetos e outras temáticas relacionadas à educação, para trabalhar com educação. Esses jovens são divididos em pequenos grupos e cada grupo tem que produzir um projeto que utilize medidas inovadoras para a educação que vai ser apresentado na Conferência Wise no ano seguinte”, explica Melo.

E ser escolhido não é fácil, o estudante conta que teve de passar por uma rigorosa seleção que incluiu análises de perfil para liderança, envio de artigos em inglês sobre educação e entrevistas por Skype.

Sessão plenária que contou com a participação da rainha do Catar, Sheikha Mozah Nasser, o ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown, a diretora-geral da Unesco Irina Bokova e o diretor-executivo da Unicef, Anthony Lake. (Foto: André Lucas/ Arquivo pessoal)

Sessão plenária que contou com a participação da rainha do Catar, Sheikha Mozah Nasser, o ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown, a diretora-geral da Unesco Irina Bokova e o diretor-executivo da Unicef, Anthony Lake. (Foto: André Lucas/ Arquivo pessoal)

Ativismo
Essa não foi a primeira experiência do jovem. Orgulhoso, ele apresenta um currículo de fazer inveja a muitos ativistas. Ele já participou do Parlamento Jovem Brasileiro, do Parlamento Juvenil do Mercosul, o 6º World Youth Congress, Youth Blast durante a Rio+20, International Student Week, em Ilmenau, e Global Entrepreneurship Summer School, em Munique, da VII Jornada Espacial, além de ser voluntário da Organização britânica React & Change.

Leia Também:  Plataforma permite participação popular no planejamento do Estado

André Lucas conta que sempre gostou de temas relacionados à educação. “Sempre fui muito curioso, sempre gostei de estudar, sempre gostei de aprender coisas e a partir das experiências pessoais que tive e de outros projetos que participei gostei muito da causa social e percebi como a educação me afetava. E vi mecanismos que me fizessem unir as duas coisas”, diz.

Um detalhe que chama a atenção na história do rapaz é a forma como ele sozinho aprendeu inglês. “É uma história engraçada, aprendi inglês sozinho. Sempre gostei muito de filmes e séries. Tinha uma gramática de inglês em casa e comecei a estudar sozinho para participar do programa Jovens Embaixadores. Com o passar do tempo recebi o prêmio Estudar Ciência e tive a oportunidade de concluir e foi a melhor coisa que fiz na vida”, ressalta.

Tão diferentes, tão iguais
O estudante acreano conta que durante as viagens que já fez pôde perceber que apesar das diferenças culturais, são as semelhanças entre os jovens de diferentes partes do mundo que são curiosas.

Leia Também:  Batalhão de Trânsito realiza campanha educativa sobre os perigos do uso do cerol

“As diferenças todo mundo sabe, agora o que torna cada um dos jovens ao redor do mundo parecidos de alguma maneira é o que você percebe. A Conferência da Wise foi no Oriente Médio num país muçulmano, conheci uma jovem de 21 anos que era casada, o marido dela tinha outras três esposas, ela usava burca e mesmo assim ela era tão parecida comigo. A essência é muito parecida”, enfatiza.

Futuro
O jovem diz que ainda não possui um plano definido para o futuro, mas sabe que trabalhar com educação é uma certeza.

“Não tenho uma ideia traçada, mas quero contribuir para o mundo de alguma forma. É meio sonhador e romântico falar isso, mas pelas experiências que tive, acho que é isso, depois que me formar em Direito quero trabalhar com políticas públicas para Educação e trabalhar em nível maior”, planeja.

Ele ainda aproveita para aconselhar outros jovens que queiram seguir seu exemplo e se aventurar no mundo do ativismo social.

“Eu achava que nunca seria selecionado, não me julgava capaz. Ainda hoje penso que é muita responsabilidade para mim, mas a dica que tenho para dar é acreditar em si mesmo que tudo começa com um primeiro passo. Nada bate na porta da gente, nada nunca bateu na minha porta, nunca foi algo fácil, então é preciso correr atrás, se informar, pesquisar. Não só na minha área, que é educação, todos temos interesses diferentes, mas as oportunidades estão lá, é só ir atrás”, reflete.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Famosos

Surpresa: Apresentadora Gabriela Prioli dá carro de presente a professor de dança Jefferson Bilisco

Publicados

em

(IstoÉ) – Gabriela Prioli foi eliminada do quadro “Dança dos Famosos” no último “Domingão com Huck” (TV Globo), 7, e deixou a disputa juntamente com o professor Jefferson Bilisco, que era o seu par.

Nesta terça-feira, 9, a apresentadora emocionou o coreógrafo ao fazer uma surpresa. Ao lado do marido, Thiago Mansur, a advogada levou o coreógrafo até uma concessionária para entregar o presentão que ele não esperava.

Prioli arrancou lágrimas do parceiro de dança, a quem ela entregou, também, uma carta. Tomado pela emoção e sem condições de ler, Prioli fez isso em voz alta.

“Nada me deixou tão triste na nossa eliminação de pensar que eu era a razão da prioridade da sua experiência. Desde o começo, a nossa ligação teve algo de especial, as nossas crianças. Você, pai super recente, estava ali longe da sua cria para nos ensinar a dançar. Eu sei o que é deixar um bebê pequeno em casa e ali era um horizonte maior para a Pétala e isso é muito bonito de ver. Não foi à toa que você se emocionou no palco quando mencionaram as próximas gerações, você tava dançando para ela”, disse ela na carta.

Leia Também:  Apagões são propositais, confirma chefe da Eletrobras em Rondônia

“E toda vez que eu te pedia desculpas, você me entregava com toda generosidade do mundo mais entusiasmo e confiança. Muito grata por você me mostrar que eu era capaz de fazer coisas que eu não imaginava. Sou admiradora de quem se dedica a ensinar. Obrigada por ter sido esse baita professor”, completou a apresentadora.

O momento foi registrado em vídeo e publicado pelo dançarino em seu perfil no Instagram, como forma de agradecimento ao casal. Na legenda, Jefferson declarou que desde a fase de grupos do quadro a sintonia deles foi se desenvolvendo.

“Não só, é obra do destino. Tínhamos muito em comum. ‘Ava & Pétala’. ‘Gabi ou Pri’. Eu vi o quanto incrível é vê-la movimentar-se, você tem muita, mas muita facilidade de também se comunicar com o corpo dançando, eu super fiquei empolgado de assistir em um curto espaço de tempo você dançar e brilhar de uma forma extraordinária. A dança nunca mais sairá de sua vida, a mesma é transformadora”, escreveu ele.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA