RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Rio Branco registra 50 casos de catapora em apenas uma semana

Apesar do número, enfermeiro diz que é normal aumento neste período.

Publicados

Geral

Apesar do número, enfermeiro diz que é normal aumento neste período.

Catapora no Acre

Catapora no Acre

Ao menos 50 casos de pacientes com catapora foram confirmados na última semana do mês de outubro, pelo setor de Divisão de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Altamente contagiosa, a doença é caracterizada pela presença de febre e pintas vermelhas que ficam espalhadas pelo corpo.

Apesar do número parecer ‘alarmante’, o enfermeiro da Divisão de Doenças Transmissíveis da Semsa, Ericksson Castro explica que neste período o aumento é considerado normal.

“Comparado aos anos anteriores, eles estão dentro da normalidade, mas claro que nós sabemos que há muitas pessoas que adoecem e não procuram as unidades de saúde ou quando nós temos conhecimento dos casos já se passaram muitos dias e a gente não tem muita ação a fazer”, diz.

A transmissão da catapora, ou varicela, é feita através de contato íntimo e também pelo ar. Uma das formas de evitar a transmissão é a vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS). Mas, de acordo com Jacksson, a vacina ainda é restrita por indicações médicas.

Leia Também:  mulher com seios GGG ganha muito dinheiro

“Tem a vacina, mas não na rede básica, nos centros e postos de saúde. Ela é imunobiológica-especial e aí é por indicação médica mesmo”, diz o enfermeiro.

Se mesmo com todos os cuidados o adulto ou a criança ainda contrair a doença, existem algumas dicas para que o período não seja tão danoso ao doente.

“Em primeiro lugar, evitar coçar as bolhas para que não se tornem feridas. Sei que isso é a parte mais difícil, porque realmente em um determinado momento ela coça bastante. Em segundo lugar, se manter afastado do seu ambiente de trabalho, em isolamento, porque dois dias antes do aparecimento das bolhas até dois ou três dias após o aparecimento é o período de transmissão da doença”, explica Jacksson.

Para o enfermeiro, é importante que os pais não mandem as crianças à escola, para que não haja um surto local. Outro cuidado especial deve ser tomado com as gestantes. O enfermeiro continua e diz que é necessário manter distância das grávidas e enfermos, já que a gestante pode absorver um quadro muito mais grave por conta da gestação, mas não algo que vá levar a óbito.

Leia Também:  Mutirão de cirurgias é realizado no Hospital de Tarauacá

Colaborou Evely Dias, da TV Acre.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Mutirão de cirurgias é realizado no Hospital de Tarauacá

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA