RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Porco-espinho é capturado em quintal de casa no AC

Animal foi apreendido por bombeiros e liberado em área de preservação.

Publicados

Geral

Animal foi apreendido por bombeiros e liberado em área de preservação.

Porco-espinho é encontrado em residência de Rio Branco (Foto: Irlla Itani/Arquivo Pessoal)

Porco-espinho é encontrado em residência de Rio Branco (Foto: Irlla Itani/Arquivo Pessoal)

Um exemplar de Coendou prehensilis, nome científico do porco-espinho, foi capturado no quintal de uma casa por homens do Corpo de Bombeiros. O caso aconteceu no Conjunto Universitário, em Rio Branco, próximo a uma área de proteção ambiental.

De acordo com o Comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Antônio Marcos Velasquez, um morador da residência acionou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), pedindo apoio para lidar com o animal.

Velasquez conta que a captura foi rápida e o animal, que não estava ferido, foi liberado na Área de Proteção Ambiental da Praia do Amapá. “Ele estava em uma árvore e apesar do cuidado que tivermos que ter não foi muito difícil”, explica.

Segundo o Major, é comum os bombeiros serem acionados para capturar animais silvestres em residências em Rio Branco e em alguns dos municípios vizinhos.  “É uma atividade que a gente faz quase todo dia, geralmente em residências localizadas em áreas pantanosas, com vegetação mais alta. São jacarés, gatos do mato e até onças”, diz.

Leia Também:  Acre terá diagnóstico de brucelose e tuberculose em bovinos

Ele ressalta que as pessoas acionem os bombeiros em situações como essa e evitem capturar animais silvestres por conta própria. “Às vezes a pessoa pega e bate no animal, e a gente pede que não machuquem os animais e chamem a guarnição”, enfatiza. 

O biólogo e pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Moisés Barbosa de Souza,  confirma que o animal capturado é um porco-espinho. De acordo com ele o animal costuma ser inofensivo, mas ao se sentir ameaçado libera os espinhos que cobrem quase toda a extensão de seu corpo.

“Não jogam espinhos à distância como muitas pessoas dizem, mas é bom ter cuidado ao aproximar-se demais, pois, ele pode bader com a cauda e enfincá-los espinhos”, diz.

O professor diz ainda que trata-se de um animal difícil de ser visto por seus hábitos. “Come sementes de frutos, cocos, mangas, castanhas, cascas de árvores e provavelmente folhas. Pode, eventualmente, invadir roças e pomares. São geralmente solitários podendo às vezes ser encontrados em casal, sai à noite ou na hora do crepúsculo em busca de alimento. De dia descansa no alto das copas das árvores ou abriga-se em troncos ocos. Tem movimentos lentos, mas está bem adaptado para a vida nas árvores, usando a cauda para prender-se aos galhos e mover-se entre as árvores”, explica.

Leia Também:  Cidades Acreanas enfrenta maior cheia dos últimos dez anos

Segundo o professor, ele pode ser encontrado entre o território da América do Central e do Sul.

Yuri Marcel Do G1 AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

Justiça do Trabalho do Acre e Rondônia lidera ranking nacional por desempenho de Varas da Justiça do Trabalho

Publicados

em

Resultado no IGest posiciona Tribunal como referência em excelência administrativa – Foto: Secom/TRT-14

(Secom/TRT-14) – A Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre teve seu desempenho avaliado no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) entre o período de janeiro a dezembro de 2023, e os resultados colocaram o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) no topo do ranking nacional elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. 

A última atualização, em 17/04/2024, revelou que 26 varas do trabalho do TRT-14 se destacaram no 1º quartil (grupo), enquanto outras 6 ficaram no 2º quartil, entre um total de 1.569 varas no país. O desempenho das 26 Varas do Trabalho do TRT-14 representa 81,25% do total de varas nos estados de Rondônia e Acre. (confira o quadro)

Das 32 varas do TRT-14, 26 estão no grupo dos 25% melhores resultados em relação às demais varas trabalhistas do Brasil

O desembargador Osmar J. Barneze, presidente e corregedor do TRT-14, parabenizou magistrados(as), servidores(as) e equipes pelo trabalho e dedicação em prol da Justiça e da cidadania. “Estamos muito orgulhosos do desempenho excepcional de nossas varas no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. Esse resultado reflete o comprometimento de todos e todas em oferecer uma administração judiciária de qualidade e eficiência. Continuaremos trabalhando incansavelmente para manter e superar nossos padrões de excelência, garantindo assim um serviço judiciário cada vez melhor para a população de Rondônia e Acre”, destacou. 

Leia Também:  Acre terá diagnóstico de brucelose e tuberculose em bovinos

Resultado IGEST

O Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) foi criado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o propósito de aprimorar a gestão das varas do trabalho em todo o país. O IGest analisa todas as 1.569 unidades judiciárias de 1º Grau e oferece um indicador numérico que resume os dados estatísticos relacionados, o que engloba acervo processual, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. 

O primeiro quartil separa 25% das varas que possuem os melhores indicativos e o IGest proporciona uma avaliação do desempenho de cada vara, permitindo análises em nível nacional, regional ou de acordo com diferentes faixas de movimentação processual.

São Miguel do Guaporé possui a 6ª melhor VT do Brasil

A Vara do Trabalho de São Miguel do Guaporé (RO) alcançou a 6ª posição no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. No último ano foi constatada uma melhora no percentual de varas no primeiro quartil em comparação com a divulgação anterior, resultando na recuperação do TRT- RO/AC como o tribunal com maior número de varas do primeiro grupo. 

Leia Também:  Lideranças regionais do Acre aprovam versão final do regimento da Câmara Temática de Mulheres

Além da VT de São Miguel do Guaporé, outras unidades se destacaram, figurando entre as 100 melhores do país, sendo elas a 1ª VT de Ji-Paraná (18º lugar), VT de Pimenta Bueno (33º lugar), VT de Rolim de Moura (56º lugar), VT de Guajará-Mirim (79º lugar) e a VT de Jaru (95º lugar).

Confira o ranking geral do IGest clicando aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA