RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

População recebe orientações sobre câncer de mama

População recebe orientações sobre câncer de mama, na Praça da Revolução

Publicados

Saúde

População recebe orientações sobre câncer de mama, na Praça da Revolução

Na Tenda Rosa, as mulheres puderam receber orientações sobre o que é o câncer de mama (Foto: Cristiane Marques/Sesacre)

Na Tenda Rosa, as mulheres puderam receber orientações sobre o que é o câncer de mama (Foto: Cristiane Marques/Sesacre)

Álefe Souza

Estudantes de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) e de enfermagem da Faculdade Meta (Fameta), além de profissionais de saúde do Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), estiveram durante toda esta sexta-feira, 25, na Praça da Revolução, para informar à população, e em especial às mulheres, sobre a prevenção do câncer de mama.

Na Tenda Rosa, as mulheres puderam receber orientações sobre o que é o câncer de mama, por meio de vídeo, folders e panfletos. Também foi oferecido o exame clínico para mulheres acima de 40 anos. Aquelas que estão abaixo dessa faixa etária, mas com histórico da doença na família, também puderam se submeter ao exame.

“Fizemos uma triagem, por meio de um questionário. Detectamos mulheres acima de 40 anos que ainda não fizeram nenhuma mamografia e as encaminhamos para o Cecon”, disse a mastologista Adriana Marinho.

Leia Também:  Associação de portadores promove ação de saúde contra hepatites

Francineide Freitas, 32, aproveitou para passar pelo exame clínico, pois em sua família há dois casos de câncer. “Minha mãe teve câncer de mama e meu avô, de próstata”, afirmou. Nenhuma alteração foi encontrada em suas mamas, mas, em virtude do histórico familiar, Francineide foi encaminhada para o Cecon, onde passará pelos exames de mamografia e ultrassonografia.

“Mulheres que já tiveram parentes próximos na família acometidos pela doença podem e devem começar a fazer a mamografia por volta dos 35 anos, mas, mesmo as mais novas, caso detectem qualquer alteração durante a prática do autoexame, podem solicitar o exame”, informou Adriana.

A Tenda Rosa fez parte da programação desenvolvida pelo governo do Estado para comemorar o Outubro Rosa, movimento que busca conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce para o câncer de mama.

Na noite desta quinta-feira, 24, uma cicleata foi realizada pelas ruas do centro da cidade de Rio Branco. As ciclistas da Associação dos Ciclistas do Acre (Acac) e demais mulheres que participaram puderam passar pelo exame clínico e ter orientações para a prática do autoexame de mamas.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Balanço: Prefeitura de Cruzeiro do Sul reduz casos de dengue e malária no município

Publicados

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta sexta-feira, 19, um balanço das ações voltadas ao combate à dengue e a malária na cidade. Dados da Vigilância Entomológica mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue e 12% de malária.

Em 2023, nos três primeiros meses do ano, o número de casos de dengue chegou a 361, e reduziu para 192 em 2024. O número de casos de malária, que em 2023 atingiu 828 pessoas, neste ano foi de 725.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, Leonisio Messias, o objetivo é manter em constante redução a taxa de incidência de casos de dengue e de malária entre a população. Destacando que o combate tem sido exitoso graças ao trabalho conjunto da população e prefeitura.

Leia Também:  Cientistas acham mais uma evidência de ligação entre zika e microcefalia

“A redução nos casos é fruto do sucesso de todos. A equipe segue empenhada e não mede esforços nas ações de vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 4,5 toneladas de lixo e entulho dos bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

Leia Também:  Mais 75 novos casos de infecção pelo coronavírus são confirmados, número de contaminados subiu de 658 para 733, e mortos saltou de 25 para 28

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA