Jorge comentou o feito em sua fan page. “Acabo de chegar de uma viagem de mais de 10 horas.

Senador Jorge Viana do (PT) do Acre
Senador Jorge Viana do (PT) do Acre

Um levantamento feito por ac24horas em setembro deste ano revelou que o governador Sebastião Viana era o político acreano com mandato com o maior número de seguidores no facebook. Quase dois meses depois, acontece uma reviravolta no ranking da rede social mais popular no mundo. O senador Jorge Viana (PT-AC), que antes ocupava a segunda colocação, ultrapassou o seu irmão, pelo menos no facebook. Neste domingo, 27, o petista que governou o Acre por 8 anos, ultrapassou a marca de 18 mil seguidores, enquanto o seu irmão, Sebastião, registrava 16.205 seguidores.

Jorge comentou o feito em sua fan page. “Acabo de chegar de uma viagem de mais de 10 horas. Cinco horas de barco e mais de seis horas de carro. Depois do presente que ganhei ao poder ficar três dias no coração da floresta acreana, ganhei outro presente: alcançamos 18 mil amigos aqui na Fan Page. Obrigado pela companhia e tudo de bom pra nós”, comentou o senador.

Apesar de até pouco tempo Sebastião liderar o ranking no facebook, ele não é o segundo político do Estado mais popular do facebook. O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC), pré-candidato ao senado nas próximas eleições, ultrapassou o governador  com 16.554 seguidores. Em setembro, Cameli ocupava a quinta colocação com 12.014.

Já na quarta posição, vem o primeiro-secretário da Câmara, o deputado federal Márcio Bittar (PSDB-AC). O tucano, que é pré-candidato ao governo do Acre, aparece com a marca de 15.459 seguidores. Bittar ocupava em setembro a sétima colocação com 10.456.

E quem não manteve o bom desempenho foi o deputado federal Sibá Machado (PT-AC). O petista, que ocupava a terceira colocação com 12.095, passou para o quinto o lugar, registrando agora 13.623 seguidores.

Em sétimo aparece a deputada federal Perpétua Almeida, com 12.447 seguidores. No último levantamento a comunista registrava 10.146.  Logo em seguida aparece o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Viana, com 11.410. Logo atrás de Viana, vem o comunista Moisés Diniz, com 10.956 seguidores no facebook.

E quem teve um fraco desempenho no facebook foi o senador Sergio Petecão (PSD-AC). Petecão tem pouco mais de 5 mil seguidores, não alterando muito os números de setembro a outubro. Ele só não é pior do que o senador petista Aníbal Diniz, que tem 332 seguidores.

A editoria de ac24horas destaca que apenas os políticos detentores de Fan Pages com mais de 10 mil seguidores foram avaliados. Com relação aos seguidores do twitter, a direção descartou a soma, enfatizando apenas o facebook.

Da redação de ac24horas