O presidente do Legislativo acreano afirmou que as duas vilas cumpriram o que determina a nova Lei 

Todos os trâmites estão aprovados pela Aleac
Todos os trâmites estão aprovados pela Aleac

JOSÉ PINHEIRO

O presidente da Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Élson Santiago (PEN) garantiu que na próxima semana será realizada uma audiência pública para debater a criação de novos municípios no Estado. No Acre, há possibilidade da criação de 4 novos municípios. São eles: Vila Campinas [em Plácido de Castro], Vila do V e Vila Humaitá [em Porto Acre], além da Vila Santa Luzia, no Vale do Juruá.

“Posso adiantar que sobre Vila Campinas e Nova Humaitá, o processo de viabilização está todo pronto, falta apenas realizarmos o plebiscito. Todos os trâmites estão aprovados pela Aleac”, ressaltou Santiago.

O presidente do Legislativo acreano afirmou que as duas vilas cumpriram o que determina a nova Lei aprovada no Senado Federal e que aguarda sanção da presidenta Dilma Rousseff (PT). Pelo menos 20% dos eleitores apresentaram a Aleac pedido de criação dos novos municípios.

Outra meta cumprida foi o estudo de viabilização econômica, social e financeira. Santiago não descartou a possibilidade de as novas cidades serem criadas ainda este ano, caso haja um consenso exposto no plebiscito. “Tudo vai depender do plebiscito. O que o povo decidir, faremos tudo para cumprir”, finalizou.