A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, destacou a dedicação dos profissionais.

Dia do Médico
Dia do Médico

Escrito por Assessoria Sesacre

“Minha afetuosa homenagem aos médicos pelo nosso dia… A mão do médico é o coração de Deus.” Essa foi a frase do governador e também médico Tião Viana, prestada pela rede social twitter, em deferência aos profissionais da medicina, logo no início da manhã deste 18 de outubro.

Dedicação, preparo técnico e atenção são apenas algumas das qualidades que um médico deve ter. Salvar vidas e ajudar as pessoas faz parte da rotina desses profissionais, que se esforçam para cumprir seu papel perante a sociedade.

Segundo a médica da família e comunidade Holda Moreno, ser médica é se dedicar ao próximo. “Eu não sei se saberia fazer outra coisa. Sinto-me realizada quando estou atendendo um paciente, cuidando dele, ajudando-o a passar por momentos difíceis. Sinto que, assim, estou fazendo meu papel como cidadã. Se fosse para escolher, hoje, teria escolhido a mesma profissão”, relatou.

A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, destacou a dedicação dos profissionais. “Agradeço pelo esforço dos médicos, que têm se dedicado muito para prestar um bom serviço à população que busca atendimento em todas as unidades públicas de saúde do Estado”, disse.

Celene Prado, coordenadora do programa Saúde Itinerante, também prestou homenagem aos médicos. “Trabalho diretamente com vários profissionais e percebo o espírito de solidariedade que os guia. Destaco, em especial, o trabalho dos médicos que atuam nesse programa, pois se dispõem a sair do conforto da cidade para cuidar das pessoas do interior, passando por diversas dificuldades para cumprir o seu chamado”, enfatizou.

O governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Saúde (Sesacre), tem cerca de 770 médicos contratados. Por meio da Mesa de Negociações do SUS, o governo trata, permanentemente, de questões de interesse dos trabalhadores e da gestão da Saúde, tais como a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), insalubridade, concurso público para o quadro efetivo, entre outros assuntos. Além disso, os profissionais contam com o programa de Residência Médica, que dispõe de 11especialidades.