TRE-AC atinge mais de 100 mil eleitores com o recadastramento biométrico

recadastrou por meio da biometria
recadastrou por meio da biometria

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC) recadastrou por meio da biometria pouco mais de 100 mil eleitores em Rio Branco em um prazo de cinco meses. O número ainda é considerado baixo pelo Tribunal, já que a capital possui 230 mil eleitores, e o total recadastrado representa 43%.

A meta do TRE-AC é atender 80% dos eleitores de Rio Branco até o fim do ano. A recomendação é para que os eleitores não deixem para fazer a biometria próximo ao final do prazo, o que poderá causar demora e aumento de filas.

Vale lembrar que o recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores de Rio Branco. Quem não o fizer não poderá votar nas próximas eleições, terá o título de eleitor cancelado e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documento este, indispensável para tirar passaporte, fazer inscrição em universidades, tomar posse em cargo público, obter benefícios sociais do Governo Federal como bolsa família, entre outros.

O autônomo Jair Nery fez o recadastramento biométrico no Fórum Eleitoral de Rio Branco. Disse que não que deixar de votar nas próximas eleições. “Eu recomendo às pessoas que não deixem pra fazer o recadastramento na ultima hora. O atendimento é rápido, esperei cerca de 15 minutos”.

Os eleitores podem procurar os postos de atendimento do Tribunal de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no prédio do TRE-AC, na Avenida Ceará, 861, próximo ao Terminal Urbano; na Escola Terezinha Miguéis, localizada no bairro 15 e no Fórum Eleitoral de Rio Branco, em frente ao TRE-AC. No shopping o atendimento é feito das 10h às 22 horas, de segunda a sábado, e de 12h às 21h aos domingos.

O Tribunal está ainda realizando o recadastramento biométrico aos sábados, de 8h às 12 horas, por meio de agendamento pela internet, no seguinte endereço: http://www.tre-ac.jus.br/eleitor/agendamento-biometria. Este atendimento é realizado somente no prédio da Avenida Ceará n. 861, no Centro, próximo ao Terminal Urbano.

Para fazer o recadastramento, é necessário que o eleitor leve os seguintes documentos: título de eleitor, identidade, CPF (se houver) e comprovante de endereço. Os homens maiores de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez devem apresentar, também, o certificado de quitação do serviço militar. (Ascom/TRE-AC).

 Escrito por Renata Brasileiro – Ascom TRE-AC