RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Idosa aguarda decisão judicial para à auxílio-doença

Idosa vítima de AVC aguarda decisão judicial para ter direito à auxílio-doença

Publicados

Saúde

 Idosa vítima de AVC aguarda decisão judicial para ter direito à auxílio-doença

Teresinha Teles do Nascimento

Teresinha Teles do Nascimento

Vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), dona Teresinha Teles do Nascimento, 58, há três anos vive acamada. Ela não anda, não fala, tem dificuldades para comer e ouvir.

Sem recursos financeiros o esposo Francisco Noé da Silva, 62, buscou junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) um auxílio doença para a companheira. O benefício foi concedido, mas após três anos foi suspenso.

O esposo entrou na justiça com um novo pedido de auxílio doença. O processo tramita na 1ª Vara Cível da Comarca de Cruzeiro do Sul. A petição inicial é de 2011. Uma nova perícia médica foi realizada. O laudo já está em anexos nos autos. As partes devem, nos próximos dias, serem intimadas para tomar conhecimento do resultado. Após concluso o juiz dará a sentença ou marcará uma nova audiência para ouvir as partes.

Por ainda pagar o empréstimo feito para comprar a casa onde vivem no Conjunto Vale dos Buritis em Cruzeiro do Sul, os dois sobrevivem de apenas 240 reais  mensais. O valor é dividido para as despesas da casa e remédios. O casal conta ainda com a ajuda dos vizinhos que se sensibilizam com a situação. “A casa fica há quase 100 metros do asfalto. Quando ela tem crise, ele precisa levar ela nos braços até o SAMU, que só vem até o começo da ladeira. É complicado pra ele. Em dias de chuva a situação é ainda mais comovente”, desabafou a vizinha Rosilma Antônia dos Santos.

Leia Também:  Secretário de Saúde de Brasileia participa da Mostra de Experiências do Projeto Saúde Redes triênio 2021 à 2023

As informações e iamgem são do Juruá On Line, por Glória Maria.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Apae cria repelente à base de óleo de andiroba para combater a dengue
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA