RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

SIGILO ABSOLUTO – Exilado no Brasil, senador boliviano Roger Pinto estaria no Acre

SIGILO ABSOLUTO – Exilado no Brasil, senador boliviano Roger Pinto estaria no Acre para se encontrar com sua família

Publicados

Política

SIGILO ABSOLUTO – Exilado no Brasil, senador boliviano Roger Pinto estaria no Acre para se encontrar com sua família

boliviano Roger Pinto

O senador Boliviano Roger Pinto Molina

O senador boliviano Roger Pinto Molina teria vindo ao Acre para se encontrar com sua família, a esposa Inez Blanca, suas duas filhas e quatro netos, que moram há um ano em uma residência alugada no município de Epitaciolândia, na fronteira do Acre/Brasil com o Departamento de Pando/Bolívia, onde ele tinha atuação parlamentar. Roger Pinto estava distante da família há mais 500 dias.

O inimigo número um do governo de Evo Morales teria chegado ao Acre com a ajuda de seu amigo, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC). De acordo com o que foi apurado pora, toda a logística e transporte no Acre para o senador da Bolívia teria sido providenciada pelo gabinete de Petecão, inclusive a viagem para a fronteira.

A estada de Roger no Acre, entretanto, é tratada no mais alto sigilo por questões de segurança. Um assessor de Sérgio Petecão, que pediu para não ter seu nome revelado, confirmou a informação. “Só sei que ele está no Acre. Veio ver a família. Não posso dizer mais, porque é perigoso pra ele”, disse. 

Procurado para dar declarações sobre o assunto, após o vazamento da informação, o senador Sérgio Petecão desconversou disse apenas que “Roger fica hospedado em meu apartamento em Brasília”.

Mas inesperadamente o senador acreano cancelou sua participação em comemoração aos 106 anos de fundação do município de Cruzeiro do Sul (segunda maior cidade do Acre) para voltar à capital. “Ele deve ter tido um problema muito sério para resolver em Rio Branco, pois não perderia esta festa por nada”, disse o prefeito Vagner Sales ao tentar a justificar a ausência de Petecão em solenidade festiva.

Saiba quem é o senador exilado Roger Pinto

Roger Pinto, 53 anos, é parlamentar da província de Pando, na Amazônia boliviana, e líder no Senado do grupo opositor Convergência Nacional. Na região de fronteira muitos o conhecem pelo apelido de “Chonta”.

Ele foi condenado em junho a um ano de prisão pelos crimes de “dano econômico ao Estado” e “abandono do dever”. Pinto responde a processos por venda de bens do Estado, corrupção e desacato.  Ele teria sido responsável por um rombo nos cofres do Estado boliviano de 1,6 milhão de dólares em 2000. Por outro lado, o senador alega perseguição política.

Depois de perseguido pelo governo de Evo Morales, Roger Pinto viveu como refugiado no edifício da embaixada do Brasil, em La Paz, por mais de um ano.

Asilado pelo governo brasileiro, ele viajou para o Brasil, no dia 28 de agosto deste ano. Molina foi trazido em um carro da embaixada do Brasil até Corumbá (MS), com apoio de fuzileiros navais.  No interior do Mato Grosso do Sul, ele foi recebido por policiais federais e depois viajou para Brasília.

A fuga do senador boliviano para o Brasil custou o cargo do até então ministro das Relações Exteriores, Antônia Patriota.  

FONTE-Ac24horas

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Juventude do DEM afirma apoio a Tião Viana no segundo turno

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Publicados

em

Ministra brasileira é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável – Sérgio Lima/Poder 360

(Jovem Pan) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU, destacando a coragem e resistência da ministra brasileira.

Marina é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável. A lista da revista é dividida por categorias, e Marina Silva figura entre os líderes mais influentes, não sendo a primeira vez que ela é reconhecida pela publicação.

Em novembro do ano anterior, Marina já havia sido incluída na lista da ‘Time’ como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Além disso, o jornal britânico “Financial Times” a indicou como uma das “Mulheres do Ano”. A atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil tem sido destacada internacionalmente, ressaltando sua importância na luta pela proteção da natureza e na promoção de políticas sustentáveis. Javier Milei, presidente da Argentina, também foi mencionado na lista da ‘Time’, na mesma categoria que Marina Silva. O texto sobre Milei destaca que, apesar de ser cedo para avaliar o sucesso de suas medidas, sua presença no cargo representa uma mudança irreversível para a Argentina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Juventude do DEM afirma apoio a Tião Viana no segundo turno
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA