As formigas aparentemente sabem exatamente quando a sua morte se aproxima e iniciam a realização de tarefas

As formigas
As formigas

  Foto: Reprodução / WikipédiaCommons / Antbase

Formigas são seres especiais. Suas organizações são incomparáveis. Agora, cientistas descobriram mais um fato curioso sobre elas.

As formigas aparentemente sabem exatamente quando a sua morte se aproxima e iniciam a realização de tarefas mais arriscadas, como por exemplo, procurar por comida em regiões mais distantes do formigueiro.

Entretanto, alguns mirmecólogos (especialistas em formigas) notaram que são as formigas mais velhas as que geralmente realizam os trabalhos de alto risco. Portanto, a primeira hipótese seria de que esse comportamento fizesse parte do seu ciclo biológico normal.

  A fim de testar essa hipótese e tentar verificar se as formigas têm algum mecanismo interno que possa sinalizar o seu tempo de vida restante, um grupo de entomologistas (especialistas em insetos) liderados pelo cientista Dr. Dawid Moron da Universidade Jagiellonian na Polônia, realizaram alguns testes. Por exemplo, eles expuseram as formigas operárias da espécie Myrmica scabrinodis a altas concentrações de dióxido de carbono, reduzindo o tempo de vida desses insetos consideravelmente.

As formigas
As formigas

Logo notaram que essas formigas iniciavam os comportamentos de alto risco ainda jovens. Isso implica que, apesar da sua relativa juventude, elas se comportavam como as formigas velhas, que estavam prestes a morrer.

A presente descoberta também revela sobre o comportamento altruístico das formigas operárias, ao pesar os riscos que podem correr baseado no que resta do seu tempo de vida versus os prejuízos de sua morte precoce para o formigueiro.