Pior time do Brasil, Rio Branco vê Treze vencer e está quase na Série D

Do G1 Acre

o Rio Branco é praticamente o primeiro rebaixado
o Rio Branco é praticamente o primeiro rebaixado

A previsão se confirmou: com o pior aproveitamento de todas as Séries do Campeonato Brasileiro, o Rio Branco é praticamente o primeiro rebaixado à Série D de 2014. O Estrelão não entrou em campo neste fim de semana, mas com a vitória do Treze em cima do Luverdense (1 a 0), no estádio Presidente Vargas, o time acreano teve o rebaixamento quase confirmado. Os paraibanos, que chegaram aos 23 pontos, eram os únicos que podiam ser alcançados pelo representante do Acre. Com apenas três pontos e na lanterna do Grupo A, o Rio Branco ainda tem seis jogos na competição e só pode chegar a 21 pontos, o mesmo número de pontos conquistados pelo Santa Cruz, primeiro fora da zona de rebaixamento. Mas, a diferença de saldo de gols, um dos critérios de desempate, é de 36 gols. Para permanecer na Série C, o Alvirrubro teria que vencer todos os jogos e torcer para Baraúnas, Cuiabá e Santa Cruz não conquistarem resultados positivos no restante da competição.

O Rio Branco fez uma campanha abaixo do esperado. Em 14 partidas disputadas até aqui, foram 13 derrotas e apenas uma vitória, com 7,1% de aproveitamento. Com apenas cinco gols marcados, o Estrelão tem o pior ataque do Brasileirão e a pior defesa, com 35 gols.

Após meses envolvido em uma briga judicial com o Treze, da Paraíba, para voltar a disputar a Série C, o Rio Branco foi incluído na competição deste ano após um acordo entre os dois clubes e o Supremo Tribunal Federal (STF), uma semana antes do início do torneio.

Com pouco tempo de planejamento e recursos financeiros escassos, o time acreano apostou na categoria de base, incialmente. Após a estreia desastrosa diante do Fortaleza (perdeu por 3 a 1), em casa, a diretoria fez 12 contratações, mas os reforços não corresponderam dentro de campo. Com várias derrotas seguidas, aos poucos os jogadores deixaram o clube, que vai encerrar a Série C com alguns atletas da base.

O Rio Branco volta a jogar nesta quarta-feira (11), às 21h (de Brasília), quando enfrenta o Brasiliense, no estádio Arena da Floresta.