A solenidade foi acompanhada por lideranças políticas do Estado

Com-Nayanne Santana

Comunidade de Brasileia celebra nova sede do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) da cidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Comunidade de Brasileia celebra nova sede do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) da cidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A comunidade de Brasileia recebeu nesta segunda-feira, 9, a visita do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves que esteve acompanhado do governador Tião Viana e senador Aníbal Diniz para inauguração da sede do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) da cidade.

A solenidade foi acompanhada por lideranças políticas do Estado, entre eles os deputados federais Thaumaturgo Lima e Flaviano Melo, o deputado estadual Jammyl Asfury e o prefeito da cidade, Everaldo Gomes, entre outras lideranças.

O superintendente do INSS no Norte e Centro Oeste, André Paulo Fidelis, agradeceu ao ministro a reforma que foi realizada no prédio da sede municipal.

“Também quero agradecer aos nossos servidores que seguiram firmes em seus trabalhos até mesmo em momentos onde o ambiente ficou insalubre após a enchente [ocorrida em 2012]”, declarou o André Fidelis.

Respeito pelo povo do Acre

Tião Viana declarou que a vinda do ministro da Previdência demonstra o respeito da presidente Dilma Rousseff pelo povo do Acre, principalmente com a população, que depende do sistema previdenciário do Estado.

“Hoje Brasileia recebe R$ 22 milhões por ano de repasses do sistema de transferência de renda para os aposentados. Isso representa mais de quatro vezes do que o valor de repasses do Fundo de Participação do Município [FPM]”, destacou o governador.

O senador Aníbal Diniz complementou informando que a vinda do ministro comprova que o governo federal se faz presente em todo o país, inclusive o Acre.

“Para termos uma ideia da importância do trabalho da Previdência somente no Acre são 80.365 beneficiários do INSS que representam um repasse de mais de R$ 60 milhões. Em Brasileia estão 7.709 beneficiários desse total”, contou Diniz.

Garibaldi Alves frisou que, além de Brasileia, nos próximos dias será inaugurada a agência de Sena Madureira e que já foi inaugurada a da cidade de Feijó.

“Mas nós ainda temos a reivindicação do governador Tião Viana para expandir ainda mais as agências aqui no Acre e a bancada esta empenhada em apresentar emendas. Por meio das emendas vamos fazer parcerias que possibilitarão a construção de novas agências do INSS, desde que viabilizadas tecnicamente”, concluiu o ministro.

Garibaldi Alves agradeceu nominalmente a cada um dos servidores da unidade de Brasileia pelo trabalho que desempenham no município.

Ministro conheceu a Usina de Beneficiamento de Castanha do Alto Acre

"Fiquei bastante impressionado com o que vi de perto do processo industrial de Brasileia e o controle de qualidade é perfeito", disse o ministro Garibaldi Alves (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Fiquei bastante impressionado com o que vi de perto do processo industrial de Brasileia e o controle de qualidade é perfeito”, disse o ministro Garibaldi Alves (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Mais tarde, o ministro Garibaldi Alves visitou a Usina de Beneficiamento de Castanhas de Brasileia, a convite do governador Tião Viana.

Além do senador Aníbal Diniz, o presidente da Assembleia Legislativa, Elson Santiago acompanhou a visita.

Tião Viana e os representantes da Cooperacre apresentaram a Garibaldi Alves as instalações da indústria acreana que beneficia a castanha do Brasil, embala e exporta para outras regiões.

O ministro também conheceu outro setor de investimento da cooperativa de produtores do Estado que é a venda de polpas de frutas tropicais.

“Fiquei bastante impressionado com o que vi de perto do processo industrial de Brasileia e o controle de qualidade é perfeito. Com certeza eles podem exportar esses produtos que levam o nome do Brasil para o mundo. Antes diziam que era a castanha do Pará, mas a gente pode ver aqui que agora a castanha é do Acre”, afirmou o ministro.