Superintendente Do INCRA Visita Associação De Produtores Rurais Em Epitaciolândia

Helizardo Guerra

Vereadores de Epitaciolandia reclamam da atuação do ICMBIO e pedem providencia da justiça
Vereadores de Epitaciolandia reclamam da atuação do ICMBIO e pedem providencia da justiça

Os moradores na BR: 317 km 33 Associações de Produtores Rurais da comunidade Matogrosso situado no ramal Porto Rico no município de Epitaciolandia convidaram o superintendente do INCRA IDESIO FRANKE para falar dos programas e dos recadastramentos e benefícios dos programas do Governo Federal entre outros.

Na reunião compareceram mais de 100 pessoas e foi uma surpresa para os organizadores que segundo a presidente da associação de produtores rurais Eliomar Gomes do Nascimento existe varias duvidas, entre elas o recadastramento e os benefícios já garantidos, na discutição em pauta e a regularização fundiária das terras dos moradores já que tem moradores que residem há muito tempo sem uma garantia legal pelo Governo Federal.

No evento estavam os vereadores Aldemir Sales e Messias Lopes (PT) e o presidente Raimundão (PR) ouvindo atentamente as reivindicações já que os moradores pedem para que seja tomada as providencias um assunto que vem se arrastando há muito tempo e nada foi feito e menos ainda solucionado. Um dos moradores que estava na reunião reclamou de que nem todas as famílias não tinham alcançado os benefícios, e segundo o agricultor tem que se acabar com essa falsa expectativa criada, gerando um clima de insegurança nas famílias da localidade ate mesmo com os aposentados que trabalharam toda uma vida e no final não podem descansar em paz.

O superintendente do INCRA IDESIO FRANKE colocou a sua equipe a disposição da associação para as devidas providencias de documentos e não serão medidos os esforços para ajudar, e que todos recebam os benefícios de uma forma direta sem prejuízos e que tenham garantia o mais rápido possível.

Uma questão levantada pelo IDESIO na reunião é sobre a distribuição das máquinas para os ramais cadastrados pelo INCRA, o superintendente reitera que estão fazendo todos os esforços para garantir os benefícios e que cheguem ao cidadão trabalhador rural e na sua localidade, estamos acompanhando os trabalhos e fazendo a parte que nos compete o INCRA. No combustível e maquinários e tem sido cumprida. Segundo IDESIO tudo tem acontecido graças à parceria do Governo Federal e estadual em apoiar o homem do campo. Parceria esta que junto ao INCRA e os 43 e anos no estado queremos estar cada vez mais perto do homem do campo e garantir cada vez mais o nosso apoio finalizou.

Vereadores de Epitaciolandia reclamam da atuação do ICMBIO e pedem providencia da justiça

Os vereadores de Epitaciolandia vêem sendo procurados pelos produtores rurais e recebendo varias denuncias pelo comportamento de alguns profissionais do ICMBIO de forma truculenta e muitas vezes agressivas. Com atitudes e palavras intimidam e ate com multas. Os vereadores ouviram atentamente a reivindicação dos moradores da região junto com o superintendeste do INCRA IDESIO FRANKE que pedem uma posição mais firme, diante da situação.

Segundo um dos moradores mais antigo da localidade que não quis se identificar estamos vivendo um momento de coronelismo eles estão nos intimidando de tal forma que nos “acoados” e não podemos nos defender e o pior de tudo isso, só a palavra deles é que vale, a nossa de trabalhadores não vale nada, por mais que tentamos nos justificar não resolve. Isso acaba sendo ruim para a democracia comentou o morador.

O vereador e presidente da câmara de Epitaciolandia Raimundão (PR) ficou sensibilizado com o desabafo dos agricultores e reiterou junto ao superintendente IDESIO. “Que já não é aprimeira vez que isso acontece mais quer deixar claro que não são todos os profissionais do ICMBIO, mas alguns e que se possa ser tomada alguma posição diante dos relatos das vitimas de truculência desses cidadãos que atuam nas áreas da região, o Ministério Publico Federal e ate mesmo o Procurador tem que ter conhecimento da dura situação desses pais de família estão passando. Estaremos dando todo apoio a esses trabalhadores que precisam ser tratados com respeito isso não vamos aceitar de forma alguma” comentou Raimundão.

 O vereador Messias (PT) apoiou o movimento e justificou que estará dando todo apoio e acompanhando essa situação de certa forma constrangedora para um pai de família que luta de forma honesta e acaba sendo desrespeitado diante das suas próprias famílias, tem cidadão que nunca andou numa porta de uma delegacia hoje vive sendo intimidado por cidadão que nunca viu isso e muito ruim para nossa região tão pacata e calma, algo tem que ser feito em caráter urgentíssimo finalizou o vereador.

Já o vereador Ademir do (PT) enfatizou “eu já fui seringueiro nunca tinha visto ou vivido uma situação dessas como e que pode uma pessoa que trabalha em uma colônia não poder ter uma espingarda na sua casa e usar para sua própria sobrevivência e ser intimidado de forma agressiva, truculenta por algumas pessoas que não moram aqui não sabem da nossa realidade de vida, pessoas que se acham preparadas a ponto de violarem nossos direitos, pessoas que se acham acima da lei vamos apoiar todo movimento que seja pela liberdade de vida e os nossos direitos garantidos” finalizou cheio de esperança de dias melhores para o homem do campo.