RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Mais um contra Sebastião

Como de costume os portões do “Rancho Boi Cagão” – residência rural do senador Sérgio Petecão

Publicados

Política

Como de costume os portões do “Rancho Boi Cagão” – residência rural do senador Sérgio Petecão

Ray Melo, da redação de ac24horas

Bocalom e Petecão

Bocalom e Sérgio Petecão

O domingo estava perfeito para uma boa cerveja gelada. Amigos chegando, carne assando e na caixa amplifica o romantismo brega  de Amado Batista animava os convidados.

Como de costume os portões do “Rancho Boi Cagão” – residência rural do senador Sérgio Petecão (PSD) – na BR 364 – foram abertos bem cedo e por lá apareceu até quem não foi convidado.

Isso mesmo. Já passava do meio dia, quando uma Hilux e um Corola apontaram no Beco das Laranjeiras. O senador Petecão estava ensaiando um banho com o filho Pietro, no alçapão do Cumarú quando alguém gritou:

– Senador, é o Bocalom!

– Diga que entre – respondeu Petecão já pegando a toalha para subir os oito degraus da inclinada escada que lhe levaria de volta ao salão de festas onde recepcionaria o ex-tucano.

Petecão estava radiante e sorridente; cumprimentou Bocalom, o parabenizou pela sua nomeação (intervenção de verão) na presidência do Democratas no Acre e ensaiou um conversa descontraída. Mas foi interrompido por Normando Sales (principal assessor) que pediu uma conversa reservada, sem a presença de “estranhos”, no espaço conhecido como “fuxiquim”.

E lá no local escolhido o grupo se reuniu. Bocalom foi direto ao informar que seria candidato ao Governo do Acre, informou Sérgio Petecão.

O senador enfatizou que teria se dito a Bocalom, que ele teria que enfrenta-lo numa disputa direita no primeiro turno. Contrariando o apelo popular, os opositores não acreditam um vitória no embate direto com Sebastião Viana (PT).

Petecão assumiu que teria sido o responsável direto pela ascensão de Bocalom ao comando do DEM. Ele teria negociado diretamente com o cardeal democrata para acolher Bocalom, que estaria em pé de guerra com Márcio Bittar, no PSDB.

“Atuei como bombeiro para apagar o incêndio no ninho do PSDB. Conversei com Agripino para que o Bocalom tivesse espaço político, mas os interesses ficaram evidentes que não são apenas de contribuir com a oposição”, diz Petecão.

O senador não esconde a decepção. Para quem imaginava que apenas os olhos do dissidente tucano teriam influenciado para que ele fosse presentado com o DEM não imaginava que Petecão teria construído os caminhos de mais um adversário.

O candidato derrota na disputa pela prefeitura de Rio Branco estaria descumprindo um acordo firmado com Márcio Bittar, que o apoio nas últimas duas disputas majoritárias. Bocalom estaria partindo para o embate diretor com o comandante maior do ninho tucano no Acre.

Seguindo o exemplo do mais recente fiasco, quando anunciou que o PSB teria sido arrebanhado pela oposição, Sergio Petecão se abateu com a dupla traição sofrida em menos de uma semana.

A reunião deixou evidente que um acordo só seria possível entre o novo democrata e o senador que financiou sua nova casa, numa disputa de segundo turno.  Mais uma candidatura se construiu a partir deste momento.

Já são três as candidatura do bloco de oposição. Sem um nome para liderar os partidos de oposição, parece que o bloco está fadado a mais um fracasso eleitoral na disputa com a Frente Popular do Acre.

Márcio Bittar (PSDB), Sérgio Petecão (PSD) e Tião Bocalom entram numa disputa direta pelo que eles afirmam que seria 50% das intenções de voto da população do Acre.

Do outro lado, o governador Sebastião Viana (PT) continua voando em céu de brigadeiro, diante de um quadro confuso de pulverização de candidaturas do bloco de oposição.

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Justiça determina que Câmara e prefeitura pague o subsídio dos vereadores de Xapuri

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Publicados

em

Ministra brasileira é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável – Sérgio Lima/Poder 360

(Jovem Pan) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU, destacando a coragem e resistência da ministra brasileira.

Marina é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável. A lista da revista é dividida por categorias, e Marina Silva figura entre os líderes mais influentes, não sendo a primeira vez que ela é reconhecida pela publicação.

Em novembro do ano anterior, Marina já havia sido incluída na lista da ‘Time’ como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Além disso, o jornal britânico “Financial Times” a indicou como uma das “Mulheres do Ano”. A atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil tem sido destacada internacionalmente, ressaltando sua importância na luta pela proteção da natureza e na promoção de políticas sustentáveis. Javier Milei, presidente da Argentina, também foi mencionado na lista da ‘Time’, na mesma categoria que Marina Silva. O texto sobre Milei destaca que, apesar de ser cedo para avaliar o sucesso de suas medidas, sua presença no cargo representa uma mudança irreversível para a Argentina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Não tem crise: Prefeito eleito em Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro pode ter salário de R$ 26 mil
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA