RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Brasileiros formados na Bolívia terão edital específico.

Brasileiros formados na Bolívia terão edital específico no programa Mais Médicos

Publicados

Saúde

Brasileiros formados na Bolívia terão edital específico no programa Mais Médicos

edital específico no programa Mais Médicos

edital específico no programa Mais Médicos

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizará um cadastro de médicos brasileiros diplomados em outros países, com edital específico para os formados na Bolívia e Peru. O cadastro será realizado de 02 a 05 de setembro, das 09 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Biblioteca Pública, no Centro de Rio Branco. Cruzeiro do Sul é o segundo município como o maior número de médicos formados fora do país.

Para se cadastrar, os médicos brasileiros devem apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de endereço e diploma. Aqueles que não estiverem no estado poderão enviar os documentos por meio de terceiros, como parentes e amigos, por exemplo.

O objetivo do governo estadual é identificar quantos são os médicos brasileiros formados em outros países que desejam fazer parte do programa. “Com esse cadastro, o governo e autoridades legislativas vão buscar, junto ao Ministério da Saúde, (MS) a possibilidade de priorizar a contratação desses médicos brasileiros que desejam trabalhar aqui no estado”, explicou a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo.

Na primeira etapa, o governo federal vai trazer 14 profissionais para trabalharem no programa em Cruzeiro do Sul. Na lista geral, constam os nomes de médicos formados em instituições de educação superior brasileira, ou com diploma revalidado no Brasil, médicos brasileiros formados em instituições de educação superior estrangeiras e médicos estrangeiros formados em instituições de educação superior estrangeiras. Outros 46 profissionais serão distribuídos nos demais municípios e capital.

O programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Os médicos irão atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Policlínica Tucumã alinha ações conjuntas de atenção à saúde em Acrelândia

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Acre registrou 275 casos novos de câncer em homens, só nos primeiros nove meses deste ano
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA