Cai em 25% número de fumantes no AC

Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em viagem rumo ao Vale do Juruá onde participa de reunião

 população adulta diz ser fumante
população adulta diz ser fumante

A parcela da população acreana acima de 18 anos que fuma caiu 25% nos últimos seis anos, de acordo com dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde. A pes­quisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doen­ças Crônicas por Inquérito Te­lefônico (Vigitel 2012), diz que 12% da população brasileira fuma, enquanto que em 2006 o índice era de 15%. Apesar da queda, a frequência maior permanece entre os homens: o número passou de 19% (2006) para 15% (2012). Entre as mu­lheres o índice caiu de 12% (2006) para 9% (2012).

Hoje, em todo o País, é comemorado no país o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em viagem rumo ao Vale do Juruá onde participa de reunião da Associação dos Municípios do Acre (Amac), a secretária de Saúde do Acre, Suely Melo, não pôde comen­tar a pesquisa Vigitel.

Em relação ao número de adultos fumantes por cida­de, o levantamento mostra que a capital com a maior concentração é Porto Alegre (RS) com 18%, que também detém a maior proporção de pessoas que fumam 20 cigar­ros ou mais por dia (7%). Já a capital com o menor índice é Salvador (BA), onde 6% da população adulta diz ser fumante.