RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Filha De Senador Boliviano Teme Pela Segurança Do Pai

A mulher do político, Blanca Inez Pinto, duas filhas e quatro netos menores de idade estão morando em uma casa alugada em Epitaciolândia

Publicados

Política

A mulher do político, Blanca Inez Pinto, duas filhas e quatro netos menores de idade estão morando em uma casa alugada em Epitaciolândia

Denise Pinto, filha do Senador Boliviano Roger Pinto (destaque), está preocupada com a segurança do pai que chegou ao Brasil no último sábado (24)/ imagem El Diario Bolivia

Denise Pinto, filha do Senador Boliviano Roger Pinto (destaque), está preocupada com a segurança do pai que chegou ao Brasil no último sábado (24)/ imagem El Diario Bolivia

Em Epitaciolândia (AC), Denise Pinto, filha do senador boliviano Roger Pinto Molina, teme pela segurança do pai. Ela afirmou nesta segunda-feira (26)  que o pai não pode ver a família, que desde 2012 está refugiada no interior do Acre, porque a cidade fica próxima à fronteira com a Bolívia.

“Já vimos a possibilidade de irmos a Brasília, mas para nós é difícil, porque minha família é muito numerosa. Estamos preocupados com a segurança do meu pai, nós não queremos que ele venha nos encontrar, pois estamos em uma cidade que faz fronteira com a Bolívia”, afirma Denise.

O senador, opositor do governo do presidente da Bolívia Evo Morales, chegou ao país no último sábado (24) após uma viagem de 22 horas de La Paz até Corumbá (MS), com uma operação que contou com a participação do encarregado de negócios do Brasil em La Paz, Eduardo Saboia, e do senador brasileiro Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Denise acredita que a condição de seu pai não mudou devido a viagem. “Ele veio para o Brasil acompanhado de um diplomata brasileiro, escoltado por uma força militar brasileira, em um carro diplomático e simplesmente entrou pela fronteira, então entendemos que seu status de refugiado não se modificou”, disse.

Leia Também:  Presidente Rogério Pontes e demais vereadores participam da abertura da Feira Agricultura em Brasileia

A mulher do político, Blanca Inez Pinto, duas filhas e quatro netos menores de idade estão morando em uma casa alugada em Epitaciolândia na condição de refugiados desde junho de 2012. Denise era a única que não havia se refugiado no Brasil. “Fiquei em La Paz para cuidar de meu pai, era a única que tinha contato”, disse. Ela soube da operação para retirar Roger do país na última quarta-feira (21), por intermédio de seu pai, que pediu que ela deixasse La Paz e fosse para o interior do Acre.

Segundo Denise, a saúde de Roger Molina está debilitada, já que o político teve um quadro de depressão por não poder ver a família. ”Ele passou 15 meses sem poder sair, tendo que fazer as mesmas atividades todos os dias, separado de sua família. Ele tem 35 anos de matrimônio e não podia ver sua esposa e seus netos. Isso afetou muito a sua saúde. As pessoas que o conhecem vão ver a diferença entre antes e depois de entrar na embaixada”, afirma.

Denise espera que o pedido de asilo seja aceito. “Estamos esperando que a condição de exilado seja mantida, se não, que se respeite a condição que o Brasil já demonstrou ter dado”, disse. A filha do senador boliviano afirma que este é um momento de recomeçar.

Leia Também:  Atolados de cargos no governo Gladson, deputados Eduardo Ribeiro e Pablo Bregense fogem de encontros do PSD com Marcos Alexandre

“Se pudéssemos, teríamos permanecido na Bolívia. Agora é hora de começar uma nova vida, buscar um novo lugar, aprender um novo idioma. Temos a esperança de que o governo boliviano deixe de perseguir meu pai, para encerrar esse capítulo e que a vida dele possa ser reconstruída, para termos um futuro juntos no Brasil”, disse Denise Pinto.

Entenda o caso
O senador boliviano Roger Pinto, de 53 anos, chegou ao Brasil depois de viver mais de um ano asilado na embaixada brasileira em La Paz. Ele foi trazido pelo diplomata brasileiro Eduardo Saboia mesmo com a vinda dele ao país não tendo sido autorizada nem pelo governo boliviano nem pelo brasileiro.

Pinto foi condenado no mês de junho a um ano de prisão por “abandono do dever” e por “dano econômico ao Estado”. Segundo a denúncia, ele foi responsável por prejuízo de mais de 1,6 milhão de dólares aos cofres públicos em 2000, acusado de conceder recursos de maneira irregular à Universidade Amazônica de Pando. Ele responde ainda a cerca de 20 processos por desacato, venda de bens do Estado e corrupção.

Todavia, o parlamentar alega que está sofrendo perseguição política e afirma que os processos foram instaurados depois que ele fez denúncias de corrupção contra o governador de Pando e entregou informes reservados ao presidente Evo Morales sobre supostas ligações de autoridades com o narcotráfico.

Da Redação-com veriana Ribeiro do G1

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Publicados

em

Ministra brasileira é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável – Sérgio Lima/Poder 360

(Jovem Pan) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU, destacando a coragem e resistência da ministra brasileira.

Marina é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável. A lista da revista é dividida por categorias, e Marina Silva figura entre os líderes mais influentes, não sendo a primeira vez que ela é reconhecida pela publicação.

Em novembro do ano anterior, Marina já havia sido incluída na lista da ‘Time’ como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Além disso, o jornal britânico “Financial Times” a indicou como uma das “Mulheres do Ano”. A atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil tem sido destacada internacionalmente, ressaltando sua importância na luta pela proteção da natureza e na promoção de políticas sustentáveis. Javier Milei, presidente da Argentina, também foi mencionado na lista da ‘Time’, na mesma categoria que Marina Silva. O texto sobre Milei destaca que, apesar de ser cedo para avaliar o sucesso de suas medidas, sua presença no cargo representa uma mudança irreversível para a Argentina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Senador Jorge Viana lança revista O Acre no Senado, em Rio Branco
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA