RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Famosos

Testemunha da morte de Chico Mendes conta a história em livro

Publicados

Famosos

25 Anos Depois, Testemunha De Morte De Chico Mendes Conta A História Em Livro

FONTE-Folha Online

123

A história do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, morto 25 anos atrás com um tiro no peito na porta de sua casa em Xapuri, no Acre, será recontada a partir da memória de um personagem extraordinário: o menino vaqueiro que, aos 13 anos de idade, surpreendeu o mundo ao relatar em detalhes tudo o que via e ouvia na fazenda onde o crime foi planejado.

Pobre, negro e precariamente alfabetizado, Genésio Ferreira da Silva morava e trabalhava desde os 7 anos como peão na fazenda Paraná, propriedade de Darly Alves da Silva, posteriormente condenado como mandante do crime.

Genésio foi enviado pela mãe ao local para fazer companhia a uma irmã que havia “amigado” com um dos filhos do fazendeiro, Olossi. Ajudava nas atividades rurais, convivia com os peões, os filhos, os jagunços e as esposas de Darly (ele tinha quatro na casa). Com o tempo, tornou-se íntimo da família do patrão.

Íntimo a ponto de ganhar um revólver de presente no aniversário de 12 anos, diz.

Íntimo a ponto de o fazendeiro nem se preocupar com sua proximidade nas reuniões em que acertava como seria a emboscada para eliminar Chico Mendes, o sindicalista que lutava contra seu plano de desmatar o agora notório Seringal Cachoeira.

“O Genésio já havia se naturalizado naquele ambiente”, diz o jornalista Elson Martins, do Acre, amigo do rapaz e um dos que acompanham o caso desde 1988. “Ele estava sendo treinado para ser também um matador.”

O livro de memórias de Genésio está sendo editado por Martins e pelo jornalista Ricardo Carvalho, dono de uma produtora de vídeo em São Paulo. Ainda sem título definido, deverá ser publicado pela editora Vladimir Herzog no início do ano que vem.

A história da produção e descoberta desta publicação também tem elementos surpreendentes.

Após denunciar seus antigos patrões –Darly e seu filho Darci Alves Ferreira, o atirador, foram condenados a 19 anos de prisão–, a vida de Genésio mudou radicalmente.

Leia Também:  Coronel do Exército e condenados por desvio de dinheiro na BR-163

Imediatamente após o testemunho, ele foi entrevistado por jornais, rádios e emissoras de TV de diversos países. Mundialmente conhecido naquele início de 1989, foi ameaçado de morte por uma das mulheres de Darly, inconformada com a “traição”.

Por questões de segurança, o garoto que queria se libertar do peso da cumplicidade acabou preso. Primeiro, numa delegacia da cidade.

Depois, com a autorização sigilosa de um juiz, foi praticamente sequestrado por Martins e pelo jornalista Zuenir Ventura, que cobria o caso para o “Jornal do Brasil”, e entregue à Polícia Militar de Rio Branco, ocasião em que viajou de avião e saiu da região de Xapuri e Brasiléia pela primeira vez na vida.

Como nem o comandante da PM conseguia garantir sua segurança –descobriram uma trama para matá-lo na própria corporação–, Genésio ainda passou um período em dependências do Exército.

Sensibilizado com os riscos que o adolescente corria, Zuenir resolveu adotá-lo e levá-lo para o Rio de Janeiro.

GENÉSIO com Zuenir Ventura, no reencontro de 2004

“Um belo dia, cheguei em casa com um adolescente acriano e disse: ‘Aqui está o mais novo membro da família’”, diz o jornalista.

“Não foi bem assim, evidentemente, mas foi quase como se fosse. De repente, mulher, filhos, irmã e sobrinhas ganharam, sem direito a escolha, alguém para conviver com eles. E alguém problemático, cheio de dramas e conflitos, vindo de um terra distante e de uma cultura estranha.”

Genésio ficou sob a tutela de Zuenir até os 21 anos. Voltou para o Acre no fim de 1990 para o julgamento de Darly e Darci, foi personagem do documentário americano “Amazônia em Chamas”, recebeu convites para morar e estudar no exterior –promessas nunca cumpridas, diz Zuenir–, mas jamais conseguiu se adaptar à vida urbana.

Com problemas de alcoolismo, dependência que carrega desde a adolescência, trocava de escolas frequentemente. Passou por por sete ou oito cidades em vários Estados até desaparecer para Martins e Zuenir.

Leia Também:  Jovem é condenado por estupro de vulnerável durante ‘trabalho espiritual’

Só em 2004, após uma “expedição” organizada com esse objetivo, os dois jornalistas conseguiram reencontrá-lo. No mesmo Acre. Com as mesmas carências. E a mesma doença.

“Foi quando o Genésio disse pela primeira vez que estava escrevendo algumas coisas sobre sua vida”, diz Martins. “Ele perguntou se poderia entregar alguma coisa para a gente ler, mas não disse que já estava tudo pronto.”

No dia seguinte, lembra Martins, Genésio lhe entregou 395 páginas de caderno escolar, todas escritas à mão, já organizadas em capítulos.

É esse o material que agora irá virar seu livro (confira dois trechos abaixo).

“De todas as histórias que vivenciei profissionalmente, a do Genésio é a mais difícil e sofrida de contar”, afirma Zuenir. “É melhor que ele mesmo conte.”

“No dia 21 daquele mês, Darly, Darci e Serginho acertaram os últimos detalhes para assassiná-lo. Tudo que eles conversaram na varanda da casa e na mesa de sempre, eu escutei naquela noite. A conversa que eu ouvi entre os três foi a seguinte:

– E aí, já está tudo pronto pra dar fim na vida do Chico?

– Já sim senhor, disse Serginho ao Darli.

– E a tocaia, foi bem planejada como eu pedi? -perguntou Darli ao Darci.

– Está tudo do jeito que o senhor pediu.

– E a arma, já testaram? -perguntou Darli aos dois.

– Já, só tem um detalhe.

– Qual?

– Ainda não sabemos quem vai atirar ou não.”

“Ao chegarem da tocaia, Darci e Serginho disseram: ‘O serviço está pronto’. Aí eles foram comemorar. Na mesma noite, Darci pegou o Saveiro e partiu em direção a Rio Branco, mas já era tarde, ele não conseguiu passar pela barreira que a polícia montou no trevo de senador Guiomar para Rio Branco. Tentou passar, mas a policia atirou no pneu do carro e o prenderam. Enquanto isso, Darli, Serginho, Alvarino e outros foram se esconder no mato. Ok!”

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Famosos

Jojo Todynho, após emagrecer 50 kg, revela possibilidade de fazer cirurgia íntima

Publicados

em

Jojo Todinho já emagreceu cerca de 50 kg. Foto: Instagram

Por Purepeople – Todo mundo que acompanha Jojo Todynho viu a sua notável mudança corporal nos últimos 8 meses, desde que passou por uma cirurgia bariátrica e mudou seu estilo de vida. Desde então, a cantora emagreceu cerca de 50 kg e segue pegando firme em uma rotina de treinos pesada.

Com a mudança corporal de Jojo, não faltaram rumores sobre o seu corpo. A cantora confessou que irá passar por uma cirurgia para modelar sua silhueta em breve e, agora, não descarta a possibilidade de passar por uma cirurgia íntima para remover o excesso de pele nos lábios vaginais.

A cirurgia, revelada pela também cantora Maiara recentemente, está dando o que falar nas redes sociais. Além da artista, várias outras famosas passaram pelo procedimento e Jojo também nos descarta ser uma delas, conforme revelou em entrevista para o jornal O Globo:

“Se eu sentir vontade e achar que vai me fazer bem, por que não? Acho importante fazer aquilo que nos deixa felizes e confiantes, sem se importar com a opinião dos outros. Cada um tem o direito de fazer o que quiser com o próprio corpo, desde que seja por vontade própria e para se sentir melhor consigo mesmo. Eu não vejo problema algum em fazer um procedimento para se sentir mais confortável e confiante”, disse Jojo durante uma entrevista ao complemento ‘Ela’.

Leia Também:  Direitos humanos violados no Brasil e caso foi esquecido pela história

Relação com redes sociais e o público

Um dos principais assuntos abordados nas redes sociais de Jojo Todynho é a sua mudança corporal e o processo de emagrecimento. Com uma série de vídeos e fotos dando tudo de si na academia, a cantora ainda usou a entrevista para refletir sobre o poder das redes sociais na vida das pessoas.

“As redes sociais são ferramentas poderosas, mas também podem ser bem cruéis. Eu sempre tento compartilhar coisas positivas e que possam inspirar meus fãs e seguidores. É importante ter responsabilidade e pensar no impacto que podemos causar nas pessoas. O importante é espalhar amor e positividade”, opinou a campeã da ‘Fazenda’

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA