RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Governador entrega tablets para professores de Rio Branco

“A agenda da educação é a maior e mais importante agenda da humanidade. E hoje as condições de ensino mudaram.

Publicados

Política

“A agenda da educação é a maior e mais importante agenda da humanidade. E hoje as condições de ensino mudaram. 

Tião Viana entrega tablets para educadores da rede pública estadual (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana entrega tablets para educadores da rede pública estadual (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para oferecer aos professores novas ferramentas tecnológicas e melhorar a elaboração dos conteúdos das aulas, todos os professores da rede pública estadual que atuam no ensino médio estão recebendo tablets do governo do Estado. Na manhã desta quarta-feira, 20, o governador Tião Viana entregou 1.113 equipamentos para os educadores de Rio Branco.

“A agenda da educação é a maior e mais importante agenda da humanidade. E hoje as condições de ensino mudaram. No meu tempo toda tecnologia disponível era um aparelho de rádio. Hoje, quatro horas de navegação bem orientada equivalem a um mês inteiro em sala de aula. Se não tivemos essa ferramenta, a sala de aula vai perder espaço para o cotidiano”, disse o governador Tião Viana, que se comprometeu destinar 100% dos royalties do petróleo para a educação.

Em todo o Estado serão entregues 2.411 tablets. Os professores de Cruzeiro do Sul e Assis Brasil já receberam. A ação faz parte do projeto Educação Digital, do Ministério da Educação (MEC), com recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR), num investimento de R$ 857 mil.

“Para quem diz que a educação não avançou e não se desenvolveu e que não está se fazendo nada pelo setor no Acre, a resposta está aqui nesta sala, nesta ação de governo”, disse a presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia Cabanellas Zannini.

Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, os professores terão mais condições de preparar as aulas e não ficarão de fora no processo da evolução tecnológica, das novas ferramentas.

Os professores que receberem os tablets assinarão um termo se responsabilizando pelo equipamento e terão o CPF vinculado. “A escola contemporânea precisa acompanhar os avanços tecnológicos. Vivemos na sociedade da informação e os professores não podem se ausentar desse processo”, disse o vice-prefeito Márcio Batista.

Os tablets entregues pelo governo do Estado são equipados com conteúdos educacionais, aplicativos de comunicação e interação, publicações especializadas, ferramentas de edição de imagens, além de acessar portais educacionais do Ministério da Educação. Os educadores ficam com o equipamento enquanto estiverem lecionando.

Os tablets entregues pelo governo do Estado são equipados com conteúdos educacionais e aplicativos de comunicação e interação (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os tablets entregues pelo governo do Estado são equipados com conteúdos educacionais e aplicativos de comunicação e interação (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tatiana Campos

Leia Também:  Parceria garante doação de cestas básicas à mulheres em vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica

Fonte-notícia do acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Ao votar favorável a projeto do TJAC, deputado Edvaldo Magalhães defende reajuste para todos os servidores do Estado

Publicados

em

Deputado Edvaldo Magalhães  – Foto: Assessoria

Ao votar favorável ao projeto de reajuste de 4,62% para os servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), nesta quarta-feira (24), o deputado estadual Edvaldo Magalhães defendeu que o reajuste das perdas inflacionárias também seja estendido a outras categorias de trabalhadores, por parte do Poder Executivo, além da revisão dos planos de cargos, carreiras e remunerações, da Educação e Saúde, por exemplo.

Ao discutir a matéria nas Comissões de Constituição e Justiça, de Serviço Público e de Orçamento e Finanças, Edvaldo Magalhães disse que é preciso avançar no debate, sob pena da Assembleia conviver com a narrativa de que umas categorias podem mais que outras.

“Nós temos uma pendência grande no tocante à Educação, que diz respeito ao piso nacional do magistério reajustado já partir do início desse ano e nós temos a discussão da famosa tabela salarial. Nós temos uma pendência com relação aos trabalhadores da Saúde, que é a sua velha, antiga e necessária bandeira, que é a construção do seu PCCR. O sistema de Segurança Pública, inclusive, amanhã, estará presente com as diversas categorias que integram a Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Iapen, ISE, Polícia Penal. Todas essas categorias com discussão e pautas específicas. Nós vamos precisar avançar nisso. Vai ficar esquisito para o conjunto dos servidores públicos, porque uns podem e outros não. Essa vai ser a discussão que vai ficar permanentemente frequentando o plenário da nossa Casa. Faço essas observações”, afirmou.

Leia Também:  Graças ao esforço da Prefeita Fernanda Hassem, 50 ramais do município serão contemplados, totalizando 720 quilômetros em melhorias

A respeito do projeto, o parlamentar parabenizou o Tribunal de Justiça por estar repondo as perdas salariais anualmente, mantendo uma constância. “A observação que gostaria de fazer é parabenizar o Tribunal de Justiça por estar mantendo com a constância necessária o reajuste e a reposição das perdas dos seus servidores. No ano passado, houve um reajuste geral de 10%. Portanto, um percentual acima da inflação do ano anterior, repondo perdas de anos anteriores, não é um aumente real, mas é uma reposição de perdas. E agora vamos apreciar uma reposição de 4,62%, repondo os índices do ano passado. Isso está ocorrendo após essa Casa, lá atrás, ter feito um aumento dos percentuais dos poderes. E muito importante o papel que a Assembleia cumpriu”, finalizou Edvaldo Magalhães.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA