Segundo autoridades locais, a obra, que foi alvo de piadas na internet, jáatraiu mais de 40 mil visitantes à cidade de Borja

Há um ano, uma restauração de um afresco de Jesus Cristo realizada por uma aposentada espanhola virou alvo de piadas na internet pelas “diferenças” em relação à obra original. No entanto, apesar das críticas, a obra se tornou um grande sucesso entre turistas e já ajudou a arrecadar milhares de euros para caridade.

Montagem mostra a obra original e a versão restaurada por Gimenez (dir.) Foto: AP
Montagem mostra a obra original e a versão restaurada por Gimenez (dir.)
Foto: AP

Juan Maria Ojeta, uma autoridade de Borja, cidade de 5 mil habitantes no nordeste da Espanha, afirmou nesta terça-feira que desde o ano passado a obra, conhecida como Ecce Homo, já atraiu mais de 40 mil visitantes e ajudou a arrecadar mais de 50 mil euros que foram doados para a caridade local.

Mulher fatura mais de R$ 100 mil com restauração desastrada
Mulher fatura mais de R$ 100 mil com restauração desastrada

Aresponsável pela restauração, Ceciclia Gimenez, 81 anos, e o conselho local devem assinar em breve um acordo para a divisão dos lucros obtidos com a venda de mercadorias que remetem à obra restaurada.  Gimenez também já apresentou a sua própria exposição de arte.

O caso ganhou fama no ano passada após uma desgastada imagem de Jesus Cristo com a coroa de espinhos ser restaurada por Gimenez, devota da igreja em que a obra está, ficar irreconhecível após a restauração.

Fonte-Terra