Lenilda Cavalcante
Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 31, o diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre – IAPEN, Dirceu Augusto negou que o detento Wesley Ferreira da Silva, 27 anos, que se encontra internado a mais de dois meses no leito 72 do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco – HUERB tenha sido torturado por agentes penitenciários e afirmou que na verdade o preso sofreu um AVC – Acidente Vascular Cerebral.
De acordo com Dirceu Augusto o detento cumpria pena no Presídio Urso Branca em Porto Velho-RO e foi transferido para o Presídio Estadual em Rio Branco no dia 23 de março deste ano e que no mês de maio o detento passou mal e foi encaminhado ao Pronto Socorro onde foi constatado ter sido vítima de um AVC.
Dirceu acrescentou que não estaria afirmando que o detento estaria mentido, mas determinou
abertura de sindicância para apurar, mas ele enquanto diretor presidente do Iapen colocaria “a mão no fogo” servidores.
Segundo declarações de Dirceu Augusto uma servidora do IAPEN-ACRE foi enviada a cidade de Porto Velho para pegar a documentação com os antecedentes médicos do preso, pois garante que ele já saiu de Porto Velho doente.
“Vamos comprovar que não houve agressão, que não houve tortura e que a internação do detento é por outros problemas de saúde e não por ter sido espancado até ficar cego ou tetraplégico como dizem” afirmou Dirceu.