Lenilda Cavalcante

31-07-13-detento-torturado-300x208A denúncia foi feita pelo detento Wesley Ferreira da Silva, 27 anos, que se encontra internado no leito 72 do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco – HUERB.

DE acordo com informações do detento ele teria sido torturado por agentes penitenciários porque era suspeito de integrar a facção criminosa PCC.

Com lesões no olho que o deixaram cego e lesões no cérebro e na coluna, Wesley contou que os agentes penitenciários usaram spray de pimenta, marreta de borracha e aplicaram chutes e socos nele.

Segundo informações por um período de dois meses médicos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes penitenciários se empenharam em não deixar o caso “vazar” para a imprensa e até teriam criado uma espécie de versão “oficial” para justificar a permaneceu do detento daquela unidade de saúde que seria a de que ele teria caído no banheiro da cela do Presídio batido com a cabeça e sofrido lesão na coluna.

Wesley Ferreira chegou a ser transferido para o Hospital de saúde mental – HOSMAC onde após uma avaliação médica o paciente foi recusado, pois não apresentava nenhum problema psíquico.

Em outra oportunidade durante uma inspeção do Ministério Público  no presídio, os agentes penitenciários o mantiveram escondido para evitar que revelasse a tortura aos promotores de Justiça.

Somente agora a Juíza da Vara de Execuções Penais, Juíza Luana Campos que se encontra de férias foi informada através de uma denúncia das condições do detento e de imediato comunicou o fato ao delegado Fabricio Leonardo da Delegacia Itinerante a quem solicitou que ouvisse o preso em depoimento o que não aconteceu até o final da tarde da terça-feira, 30.

Quem é o que fez o detento

Wesley Ferreira da Silva de natural da cidade de Clorado do Oeste-RO é condenado a mais de 21 anos de prisão por crimes de homicídio, furtos e roubo (assalto).

Foi transferido do Presídio Urso Branco em Porto Velho para o Complexo Penitenciário em Rio Branco – Acre no início deste ano.

* com informações do Blog da Amazônia