Coluna do Mariano Maciel

Nome de Haddad ganha força para presidir o Partido dos Trabalhadores

 Po Mariano Maciel 

Preocupação…

Antes mesmo de ser divulgada a prisão do deputado cassado Eduardo Cunha, o presidente Michel Temer antecipou sua volta ao Brasil da visita oficial ao Japão. Segundo interlocutores de Temer, ele foi avisado da operação ainda em Tóquio, antes de embarcar para Brasília.

* Cunha só foi preso no fim da manhã, mas logo cedo a Polícia Federal já havia deflagrado a operação no Rio de Janeiro.

…na Corte

Trocando mensagens, do avião que o trouxe de volta do Japão, Temer admitiu, a um interlocutor em Brasília, sua preocupação com a prisão de Eduardo Cunha – que o próprio presidente comentou que já esperava.

Encontro nacional

Dois 22 prefeitos do Acre, dezesseis já confirmaram presença no Seminário Novos Gestores, que começa nesta terça-feira 25, com um almoço, em Brasília. Todos os senadores e deputados da bancada acreana foram convidados para a abertura do encontro.

* Os prefeitos do Norte e Centro-Oeste vão estar em Brasília de 24 a 26 de outubro. Dessa forma, os representantes no Congresso Nacional dessas duas regiões são convidados a participarem de almoço na terça-feira, 25. E o segundo encontro, de 26 a 28 de outubro, prevê o almoço com os parlamentares da região Sudeste para a quinta-feira, 27.

Pires na mão I

Para estimular a presença de prefeitos eleitos e reeleitos, a Confederação Nacional dos Municípios vai pagar todas as despesas dos participantes durante o evento. Também pudera; a maioria das prefeituras do Acre, por exemplo, se encontra com o pires na mão.

Pires na mão II

O prefeito eleito Anízio Sá, de Manuel Urbano, já anunciou que ele e todo o secretariado vão abdicar de quatro meses de salário, para tentar colocar as contas da prefeitura em ordem. E, para ajudar a manter a economia do município, o prefeito eleito conta com a Madeireira do Acre, uma das maiores do mundo.

Muda PT   

Um dos principais defensores da refundação do PT, Tarso Genro lança Fernando Haddad à presidência do partido. Para o ex-governador gaúcho, o processo de renovação da sigla só será bem-sucedido se figuras como a do prefeito paulistano assumirem a “linha de frente do PT” e da esquerda.

* A recolocação abriria espaço para que Haddad fosse alçado desde já como o candidato do partido em 2018 — seja ao Planalto, caso Lula não dispute, seja ao governo de São Paulo.

Ano-teste.

Com a PEC do Teto dos gastos, o Planalto define 2017 como decisivo para separar o joio do trigo. Governadores que conseguirem ajustar as contas sem pedir mais recursos levarão um selo de bom gestor.

Frase

“Não é natural dizer a uma criança que ela tem que experimentar para saber se gosta de menino ou menina. A família brasileira não vai permitir isso” – Marcelo Crivela, candidato a prefeito do Rio de Janeiro.

:: Textos publicados nesta página são de inteira responsabilidade do colunista. Não refletem a opinião do Jornal.

.