Mês da Juventude se inicia com sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre

Participaram, também, representantes de coletivos de diversos segmentos jovens. A sessão contou com representantes estaduais, municipais e legislativos.

Deputado Ney Amorim

Em sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta quinta-feira, 10, o governo do Estado, por meio da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), deu início ao Mês da Juventude. A iniciativa, que está em sua terceira edição, será promovida ao longo de todo o mês de agosto, nas cinco regionais do Acre.

A ideia da agenda mensal é envolver a população de 15 a 29 anos em ações específicas. As atividades deverão ocupar os espaços públicos disponíveis em cada cidade, e a previsão é que cerca de 30 mil pessoas tenham acesso à programação.

Durante a solenidade, conduzida pelo deputado estadual Ney Amorin, o gestor da Assejuv, Weverton Matias lembrou a importância do mês para a propagação de políticas públicas para a juventude, além de destacar as oportunidades oferecidas para essa comunidade.

“O governador Tião Viana tem liderado uma agenda de oportunidades direcionadas às novas gerações, como na área da educação, com o Centro de Estudos de Línguas, o Instituto de Matemática, Ciência, Filosofia e Ética e as escolas de ensino integral. A nova agenda econômica do Acre também se cruza com a juventude a partir dos novos investimentos aplicados no estado, pois eles abrem as oportunidade de acesso ao mercado de trabalho para esse público”, destaca.

O assessor ainda ressalta que, durante esse mês, o governo lançará um novo programa direcionado à juventude, que funcionará em parceria com a Polícia Militar do Acre, as secretarias de Segurança Pública e Educação e Esporte, a Fundação Elias Mansour e o Instituto Dom Moacyr. A iniciativa tem como perfil prioritário jovens em situação de vulnerabilidade social, e atuará na formação profissional e nos pré-Enems comunitários.

O deputado estadual Daniel Zen afirmou que esse é um mês muito especial, pois não são apenas realizadas ações voltadas à juventude, mas que também gera reflexão sobre deveres e responsabilidades dos jovens dentro da sociedade. Ressaltou, ainda, que um anteprojeto de resolução para esse público foi apresentado para a casa legislativa: “O documento será apreciado pela comissões para que a juventude seja um tema de debate permanente na Aleac”.

A programação

Entre as atividades promovidas ao longo do Mês da Juventude, está o Expressão Jovem, o Conexão Jovem, o Festival de Arte e Cultura no Cacimbão, o Teatro Rotativo nas Escolas Integrais, a Feira das Profissões, o Palco Cultural, as Olimpíadas dos Militares Mirins, as eliminatórias do Festival Estudantil da Canção, o Concurso Estudantil de Dança e um encerramento cultural.

A agenda ainda englobará datas especiais, a exemplo do Dia do Estudante, o Dia da Juventude e o Dia do Estagiário.

Participaram, também, representantes de coletivos de diversos segmentos jovens (Foto: Angela Peres/Secom)

:: Textos publicados nesta página são de inteira responsabilidade do colunista. Não refletem a opinião do Jornal.

.