RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Tudo sobre Política

Governo dá início à programação da Semana Estadual sobre Drogas

Semana faz alusão ao Dia Internacional da Luta contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas. A exposição reúne obras do artista acreanos Rosemir D’Holanda.

Publicados

Tudo sobre Política

Semana faz alusão ao Dia Internacional da Luta contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas. A exposição reúne obras do artista acreanos Rosemir D’Holanda.

 Por Maria Meirelles 

nazaré Araujo

Promover o debate social. É com este enfoque que o governo do Estado, por meio do gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, deu início à programação da Semana Estadual sobre Drogas, nesta segunda-feira, 19, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac).

As atividades se iniciaram com a abertura do Fórum Permanente de Drogas: Direito, Prevenção e Cuidado em Rede. Envolvendo gestores públicos, professores, acadêmicos e a sociedade civil, a programação se estende até esta sexta-feira, 23, com ações na capital e interior do estado.

Além de fomentar a temática, a semana faz alusão ao Dia Internacional da Luta contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas – 26 de junho. Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a data visa mobilizar e inspirar as pessoas a agir contra o uso de drogas.

“Essa é a tríplice hélice do social, que é a união da academia, fazendo essa leitura sobre a nossa sociedade e problemáticas atuais. Portanto, é essencial o envolvimento da universidade com a realidade vivenciada tanto pelo poder público, no estabelecimento de novas políticas públicas, quanto das organizações da sociedade civil, como Instituto Fé e Política. É satisfatório ver a reunião de várias entidades, promovendo um bom debate e se unindo no combate às drogas”, frisou a vice-governadora.

Leia Também:  Vereador Rodrigo Forneck: Audiência Pública abre a Semana de Prevenção e Conscientização a Síndrome Alcoólica Fetal

5ª edição da Semana Sobre Drogas

Esta é a quinta edição da Semana Estadual sobre Drogas. No ano passado, estima-se que 75 mil pessoas tenham participado do evento que, este ano, promove exposições artísticas de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), oficinas, abordagens de pessoas em situação de rua, apresentação musical do projeto Som da Liberdade, roda de conversa e outras.

Guida Aquino, vice-reitora da Ufac, destaca a importância do evento. “Essa é uma temática de grande relevância para os nossos jovens, estudantes da Ufac e de outras instituições, pois nos permite planejar políticas públicas que erradiquem o uso de drogas, que é tão danoso a nossa sociedade”, salientou.

Para a estudante Alice Santos, 23 anos, o debate sobre os malefícios do uso de drogas é atual e deve ser fomentado. “É muito bom ver que os órgãos estão se unindo para debater essa questão, pois temos visto cada dia mais os jovens se envolvendo com drogas e, consequentemente, com o mundo da criminalidade”, afirmou.

A solenidade foi marcada por um ato ecumênico do Instituto Fé e Política do Acre e apresentação musical do cacique do Centro de Cultura e Pesquisa Huni Kuin de Plácido de Castro, Mapu Huni Kuin.

Leia Também:  Deputado Pedro Longo assume oficialmente liderança do governo na Aleac: "Queremos diálogo"

O encerramento será marcado pela realização de caminhadas nos 22 municípios do Acre. A semana é uma realização do governo do Estado, prefeitura de Rio Branco, Ufac, Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). A 5ª Semana Sobre Drogas tem ainda o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Expressão corporal

Mais que uma terapia ocupacional, a arte é uma expressão do corpo e mente dos pacientes do Caps AD, em Rio Branco. Os produtos confeccionados por eles foram apresentados em uma exposição promovida durante a abertura da quinta Semana Estadual sobre Drogas.

Entre os trabalhos, destacam-se as obras de Rosemir D’Holanda, 40 anos, que faz tratamento no a unidade de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas. Para essa mostra, o artista se inspirou nos povos do Acre: índios, extrativistas e ribeirinhos.

“A arte me ajudou a crescer como pessoa, controlar meus impulsos e mente. Hoje, eu vivo do meu trabalho e, em parceria com o Caps, pretendo dar aula para crianças assistidas pela Rede Pública”, contou.

Paralelamente, foi realizada uma mostra dos produtos confeccionados pelo público do Projeto Arte de Ser – iniciativa que atende portadores ou não portadores de transtornos mentais, internos do Hospital de Saúde metal do Acre e comunidade em geral.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Gonzaga e Nicolau recebem atleta que representará o Acre na “Copa do Mundo” do fisiculturismo e destacam importância do esporte

Publicados

em

(Assessoria) – O presidente e o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputados Luiz Gonzaga e Nicolau Junior, receberam nesta quarta-feira (17) a visita do fisiculturista Everson Costa que irá representar o Acre no campeonato de fisiculturismo Mr. Olympia, que vai ocorrer em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O presidente da Aleac destacou o papel do Legislativo no incentivo ao esporte no estado do Acre. Gonzaga lembra que a Aleac apoia atletas e torneios em todo o estado. O parlamentar disse ainda que Everson pode contar com apoio do Legislativo acreano.

“A Aleac sempre tem apoiado o esporte. Nós fazemos, inclusive, o maior campeonato feminino de futebol do Acre que é realizado em Porto Walter. E hoje ao recebermos o Everson e sua equipe é muito importante e ficamos feliz ao saber que ele representa tão bem o nosso estado nas competições nacionais e internacionais. A Aleac estará apoiando mais esse atleta que participará no final do ano de competição nos Estados Unidos”, disse Gonzaga.

O primeiro-secretário Nicolau parabenizou Everson e sua equipe pelas conquistas e destacou que a Aleac trabalha em parceria com o governo do Estado para incentivar a prática de esportes entre as crianças e jovens acreanos.

Leia Também:  Vereador Rodrigo Forneck: Audiência Pública abre a Semana de Prevenção e Conscientização a Síndrome Alcoólica Fetal

“É uma visita muito importante para a Aleac, pois se trata de um atleta acreano que vai morar em São Paulo e representar o Acre em competições internacionais. Quero dizer que a Aleac tem esse papel fundamental, junto com o governo do Estado, de apoiar o esporte acreano. Cada deputado hoje tem emendas que são destinadas para ajudar as prefeituras a incentivar crianças a praticarem esportes. O esporte é vida e traz motivação aos nossos jovens. Vamos continuar apoiando o esporte em nosso estado”, disse Nicolau.

O atleta Everson Costa afirmou que a competição que irá participar em Las Vegas representa a “Copa do Mundo” do fisiculturismo, onde os melhores do mundo participarão do evento. Ele agradeceu o apoio da Aleac para a disputa do torneio fora do Brasil.

“Esse campeonato representa a ‘Copa do Mundo’ do fisiculturismo, onde os melhores do mundo vão participar e vou estar lá representando o Acre ao lado do Ramon Dino. Quero agradecer ao presidente Gonzaga e o Nicolau pelo incentivo que nos deram para essa disputa”, disse Everson.

Leia Também:  Deputado Edvaldo Magalhães pede apreciação imediata do projeto de sua autoria que beneficia os militares

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA