RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Cultura

Cultura do povo Huni Kuin inspira exposição em Bienal de Veneza

A Bienal de Veneza, evento internacional de arte que ocorre de dois em dois anos, em Veneza, na Itália, este ano é realizada de 13 de maio a 26 de novembro.

Publicados

Cultura

A Bienal de Veneza, evento internacional de arte que ocorre de dois em dois anos, em Veneza, na Itália, este ano é realizada de 13 de maio a 26 de novembro.

 Por Larissa Costa 

Bienal de Veneza

Bienal de Veneza vai de 13 de maio a 26 de novembro (Foto: Cedida)

O povo Huni Kui estará presente ao evento, por meio da exposição do artista plástico brasileiro Ernesto Neto que é inspirado na cultura desse povo.

Uma delegação constituída por lideranças Huni Kuin, entre eles o assessor para Assuntos Indígenas do governo do Acre, Zezinho Yube, o presidente da Federação Huni Kui do Acre (Fephac), Ninawa Inu Huni Kui, o conselheiro e liderança do Jordão Siâ Osair Sales, a liderança na aldeia São Joaquim, Siã Tadeu e duas mestras do Kene, Maria Carla e Ana Paula, foram convidados para participar da abertura da exposição.

A arte de Ernesto Neto exposta na Bienal de Veneza+! foi construída em composição com a arte tradicional Kene, desenhos geométricos que, segundo um dos mitos Huni Kuin, vieram do Yube, a jiboia encantada e é um relevante bem patrimonial desse povo.

Leia Também:  Ex-prefeito de Plácido de Castro é multado em quase R$ 15 mil pelo (TCE)

Além de participar da abertura da exposição à viagem da Veneza teve o objetivo de divulgar a cultura indígena e viabilizar parcerias. Assim, alguns integrantes da delegação participaram de outras agendas como contatos com lideres e representantes de governos, apresentação de projetos e articulação de parcerias com a finalidade de beneficiar o fortalecimento da Fephac e do povo Huni Kuin como um todo.

“Para o povo Huni Kuin e para os indígenas do acre é um privilegio estar divulgando uma cultura da Amazônia e do Acre, do povo Huni Kuin e dessa possibilidade de parceria e de apoio nos projetos culturais no Estado”, afirma Zezinho Yube.

O artista

O artista plástico brasileiro Ernesto Neto nasceu no Rio de Janeiro, em 1964. Estudou nos anos 80 escultura na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, com Jaime Sampaio e João Carlos Golberg. Também estudou intervenção urbana e escultura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com Cléber Machado e Roberto Moriconi.

O escultor e cenógrafo é representante da arte contemporânea e se destaca por suas esculturas/instalações com o uso de diversos materiais, entre eles a lycra, o algodão e a poliamida.

Leia Também:  Alunos do projeto Jiu-Jitsu na Escola são vitoriosos em campeonato

Ninawa, presidente da Fephac, Francesca Von Habsburg apoiadora da exposição e Ernesto Neto (Foto: Cedida)

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Prefeito Zequinha Lima anuncia show de Nadson Farinha na praça Orlei Cameli em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

O evento será no dia 30 de abril, na praça Orlei Cameli.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com o Governo do Estado, Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul vai realizar no dia 30 de abril, a festa do trabalhador, com atração nacional que será o cantor Nadson O Ferinha. O evento contará com bandas locais, na Praça Orleir Cameli – Centro, a partir das 21h até as 3h da manhã e também terá a participação da Economia Solidária.

“Homenagear o trabalhador é reconhecer e valorizar o papel essencial que desempenham na sociedade. Essas homenagens não apenas celebram suas contribuições para o progresso econômico e social, mas também destacam a dignidade e o respeito que merecem por seu trabalho árduo e dedicação. É uma maneira de mostrar gratidão”, destacou o governador Gladson Cameli.

“O trabalhado é essencial, para o desenvolvimento do nosso município, por isso resolvemos trazer uma atração nacional e as locais para celebrar esse momento único que é o Dia do Trabalhador. Será uma grande festa e quero agradecer o apoio do governador Gladson Cameli e da Associação Comercial”, enfatizou o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Governo lança Marca Turismo, Exposição Geoglifos e Concurso Fotográfico

O evento será promovido pela Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul, Prefeitura de Cruzeiro do Sul e com apoio da Fundação Elias Mansour, Policia Militar e Corpo de Bombeiros.

Atração Nacional

Nadson de Jesus Alves é um cantor e compositor brasileiro de arrocha. O Ferinha é bastante conhecido pelas suas versões em arrocha de sucessos como a culpa é nossa, posta aí e cadê seu namorado moça.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA