Detran emite quase 2 mil habilitação com ‘QR Code’ para evitar fraudes

Código pode ser lido por aplicativo no celular e agentes vão ter acesso a dados e foto do condutor. Condutores podem continuar usando modelo antigo de CNH, desde que esteja dentro da validade.

Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC) já emitiu 1,9 mil carteiras de habilitação com o uso do “QR Code”, que passou a ser adotado no início de março após uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O código dá acesso às informações do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e os agentes de trânsito vão poder checar dados e foto do condutor.

O diretor-geral do Detran-AC, Pedro Longo, explicou que a medida tem o objetivo de evitar falsificações e fraudes na CNH. O código, que fica na parte interna do documento, pode ser lido com a câmera do smartphone, através do aplicativo Lince – que foi disponibilizado para download nos sistemas Android e IOS.

“Vai ser possível checar se a carteira está válida, se existe alguma infração ou qualquer outra irregularidade. Queremos coibir as falsificações e garantir uma maior segurança no momento da fiscalização”, destaca.

O diretor explica que não há uma meta ou período estipulado para renovar todas as carteiras de habilitação. Ele afirma que o processo vai ser gradativo e deve ocorrer naturalmente, à medida que os condutores façam a renovação da CNH. Além disso, destaca que os motoristas que estejam com a CNH dentro da validade não precisam fazer a mudança imediatamente.

“Não vai ser cobrada nenhuma taxa adicional do condutor. A mudança vai garantir que os agentes de trânsito tenham maior agilidade ao checar essas informações, tudo fica mais fácil e pode ser feito pelo celular”, finaliza.

Detran-ACDo G1 Acre

Esta notícia está na categoria Geral. Marcar o link.