RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Coluna do Crica

Tenho acompanhado por matérias, pela rede social, e em conversa com amigos políticos de Brasiléia, inclusive, da oposição e dá para se dizer que, a prefeita Fernanda Hassem (PT) não ficou parada no gabinete, e tem algo positivo num gestor: a garra de fazer o melhor. Terá a dura tarefa de praticamente ter reconstruir a cidade. Na parte contábil, já está nos eixos.

Publicados

Crica

Daniel Zen, um nome qualificado e do diálogo no PT

O PT foi feliz na escolha do futuro presidente do partido, o deputado Daniel Zen (PT). Primeiro por ser um político com quem se pode debater sem o ranço autoritário da maioria dos que integram o seu partido. Aceita críticas e rebate sempre num tom educado. Defende as suas teses no mundo das idéias, fugindo do baixo nível das discussões. E, segundo, por ser extremamente qualificado. Zen (foto) é uma das gratas revelações da nova safra de políticos da atual legislatura na Assembléia Legislativa. Daniel Zen, com certeza, dará uma boa representatividade ao PT, tão carente de novas caras. O seu desafio será o de enfrentar uma eleição em que o candidato da oposição a governador tem despontado como favorito. Até aqui, todos os petistas que disputaram o governo nas duas últimas décadas é que eram os favoritos. O vento mudou de direção. O PT sofre o mal dos velhos aviões: a fadiga de material.

Definido até junho

Definido pela cúpula já está que será o prefeito Marcus Alexandre o candidato a governador do PT. Só não será se analisar o quadro nos seus mínimos detalhes e ver que, a sua chance de ganhar será mínima. Ou se entender que quer cumprir todo o mandato. A palavra final é sua.

Bom de esconderijo

O vereador Carlos Juruna (PSL) tem dado um baile na polícia, os dias avançam e nem sinal de sua pista. Juruna joga com a possibilidade de lhe ser concedido um novo “Habeas-Corpus”, por isso foi recomendado só entregar-se depois de todos os recursos esgotados. O Juruna tem se mostrado um craque na brincadeira de esconde-esconde.

Luz própria

Um grupo petista, desde a campanha passada, quando ele fez pouco caso das tradições do partido, ao não usar camisas vermelhas e não ter a estrela como símbolo, olha atravessado o prefeito Marcus Alexandre. Tanto é que agiu certo ao se modernizar, que foi bem reeleito.

Vão ter que engolir

Marcus Alexandre é hoje o petista de mais votos em Rio Branco. Podem colocar o Tião Viana, Jorge Viana, qualquer um do PT para disputar com ele na capital quer perde de goleada. O problema é que pensavam que o Marcus seria uma marionete da cúpula do PT e não foi.

Disparar nas pesquisas

Por conta de ter um partido com pouca representatividade política, o ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) terá que chegar ao meado do próximo ano disparado nas pesquisas. Será o único argumento forte que terá para contrapor na oposição e ser candidato ao Senado.

Deputado estadual ou federal

Pela vontade dos que disputam o mesmo espaço da candidatura ao Senado, Tião Bocalon (DEM) seria candidato a deputado federal ou deputado estadual, mas a hipótese descarta de cara e não admite nem analisar a possibilidade, por estar focado apenas em ser senador.

Leia Também:  Coluna do Crica

Só quem pode lhe descartar

Por tudo o que já fez pela oposição só quem pode descartar a sua candidatura a senador e a população o rejeitando nas pesquisas. E mais ninguém. Tem saldo positivo na oposição.

Como deve se conduzir

O senador Gladson Cameli (PP) adotou uma estratégia correta, a de não responder aos ataques, para não entrar no debate com o andar de baixo do PT, o que não ganharia nada com isso. Gladson tem preferido criar pautas positivas, para conseguir espaços favoráveis na mídia.

Não tem motivo

Quem é candidato a cargo majoritário só deve entrar no debate quando é para ser favorecido.

Centrada no Juruá

Majoritariamente a deputada federal Jéssica Sales (PMDB) tem destinado as suas emendas parlamentares para os municípios do Juruá, notadamente, à prefeitura de Cruzeiro do Sul. E, politicamente, não está errada, foi eleita praticamente com os votos daquela região.

Garra de trabalhar

Tenho acompanhado por matérias, pela rede social, e em conversa com amigos políticos de Brasiléia, inclusive, da oposição e dá para se dizer que, a prefeita Fernanda Hassem (PT) não ficou parada no gabinete, e tem algo positivo num gestor: a garra de fazer o melhor. Terá a dura tarefa de praticamente ter reconstruir a cidade. Na parte contábil, já está nos eixos.

Todo verão

Fernanda Hassem, se o governo do seu partido lhe ajudar financeiramente, terá todo o verão para deslanchar. Garra tem demonstrado nestes primeiros 100 dias como prefeita.

Um país soberano

A Bolívia é um país soberano e o brasileiro que vai para lá estudar Medicina tem que submeter-se às suas leis. É perda de tempo qualquer deputado fazer Audiência Pública para discutir queixas dos brasileiros contra os bolivianos. Não vai resolver absolutamente nada.

Uma observação

Um experiente político observava ontem que, o candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP), se mantém ponderado, com os pés no chão, mas alguns que o cercam flutuam ao invés de andar, dando a eleição como ponto faturado. Amarraram o adversário, é a pergunta?

O que tem e o que não tem

A oposição não entendeu que está será a mãe de todas as batalhas para os dirigentes do PT, pois, se perderem, além de jogar na rua uma legião de afilhados há duas décadas em cargos de confiança, eles terão o governo vasculhado e vão jogar tudo para ganhar. O PT não está morto!

Enricou muita gente

Não é a primeira vez que a polícia pega cocaína dentro de sacos com farinha de mandioca, em Cruzeiro do Sul, inclusive, este tipo de farinha batizada fez muitas fortunas do dia para noite no Juruá. Somente a partir da chegada da PF no Juruá é o que esquema antigo foi descoberto.

Leia Também:  Coluna do Crica

CPI paradas

Somente a partir da próxima semana é que deve acontecer a movimentação para a composição dos membros que vão trabalhar na “CPI da SEHAB”. A princípio sabe-se que, a presidência e a relatoria deverão ficar com deputados da base do governo.

Não implica na convocação

Isso não implica que, os deputados da oposição não possam apresentar convocações para  depoimentos.Todos os que já foram ouvidos e outros que não foram chamados, deverão ser convocados, é o que pensam em agir os parlamentares da oposição.

100 dias

Os prefeitos da nova safra chegaram aos 100 dias de administração. Quem até aqui ficou naquela de capinar sentado, na espera de dinheiro das emendas, não buscou nenhuma inovação deverá ter o destino da mediocridade. Está aberta a temporada de cobranças.

Conversa apaziguadora

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT), entrou de bombeiro na troca de farpas que estava acontecendo entre os deputados Manoel Moraes (PSB) e Heitor Junior (PDT). Tudo começou com o projeto do Heitor, propondo o fim do “Dia do Católico” e do “Dia do Evangélico”. Aliás, dois feriados que não se justificam, defendidos por Moraes.

A briga pela volta

Helder Paiva, Walter Prado, Zé Carlos, Élson Santiago, Jamil Asfury, Antonia Sales, são alguns ex-deputados que já se manifestaram no sentido de disputar uma vaga na Aleac na próxima eleição.

Não é a sétima maravilha do mundo

O sistema público de saúde do Acre não é a sétima maravilha do mundo, principalmente, quando se trata das unidades do interior, mas de fato é melhor do que em muitos Estados. Não conseguiu zerar a fila de exames, cirurgias e de consultas, são os vilões do sistema.

Caçando com gato

A Polícia Civil e a Polícia Militar estão muito longe de terem uma estrutura de apoio para o combate ao crime organizado. Mas pelo que mostra o noticiário todo dia tiram bandidos de circulação. Estão naquela velha história de que, quem não tem cão caça com gato.

Espera-se mais ação e menos mídia

A partir da próxima semana os deputados deverão estar começando a montagem de duas Comissões Parlamentares de Inquérito, na Assembléia Legislativa.  Uma para apurar a venda de casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, tocada no Acre pela Secretaria Estadual de Habitação, e a da “BR-364”, que era gerida pelo DERACRE e que pretende investigar por qual razão foram gastos bilhões de reais e por que o trecho entre Rio Branco-Cruzeiro do Sul se transformou num ramal esburacado e lamacento. O que se espera dos parlamentares é que ajam com muito rigor, mas que não transformem estas CPIs em algo politiqueiro e num espetáculo midiático. Podem dar uma bela ajuda se conduzirem tudo na máxima seriedade.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA