RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Índios se atrasam e perdem prova para entrar em curso na federal do Acre

Cacique diz que grupo parou para tirar cópia de documentos e se atrasou. Mais de 560 índios concorrem às 40 vagas oferecidas em curso.

Publicados

Educação

Cacique diz que grupo parou para tirar cópia de documentos e se atrasou. Mais de 560 índios concorrem às 40 vagas oferecidas em curso.

Um grupo de 23 índios da aldeia Katukina, em Cruzeiro do Sul, foi barrado, neste sábado (25), porque chegou 5 minutos atrasado para fazer as provas para a segunda turma do curso de Licenciatura Indígena, da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta.  Cerca 567 índios concorrem às 40 vagas oferecidas no curso.

As provas estavam marcadas para começar às 9 horas, mas os candidatos chegaram cinco minutos depois e foram impedidos de fazer as provas, segundo informou a pró-reitora de graduação da Ufac, Aline Andréia.

“Esse foi o único episódio que aconteceu. Infelizmente o edital é muito claro e precisamos ser justos com todos os candidatos”, esclareceu a pró-reitora.  

Cacique da tribo, Fernando katukina justificou o atraso do grupo. “Eles saíram cedo da aldeia, mas tiveram que parar na cidade para tirar xérox de documentos e acabaram perdendo o horário. Infelizmente perderam a oportunidade e não vão concorrer as vagas. Agora só resta retornar para a aldeia e aguardar o próximo ano. Isso serve de lição para eles que precisam saber obedecer a horário”, disse o cacique.

Leia Também:  Quase 100 vagas são ofertadas na Educação de Senador Guiomard

As provas estão sendo aplicadas em Cruzeiro do Sul e em Marechal Thaumaturgo, mas durante a semana também serão aplicadas nas cidades de Brasileia, Jordão e Santa Rosa. O curso deve começar no mês de junho e o resultado da seleção será divulgado dia 5 de abril.

“Os indígenas serão habilitados para atuar como professores principalmente nas escolas indígenas do estado. Lamento essa situação”, acrescentou a pró-reitora.

Índios chegaram cinco minutos atrasadosAdelcimar Carvalho Do G1 AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Professores, condutores e monitores do Transporte Escolar passam por treinamento de primeiros socorros

Publicados

em

Visando uma melhor qualidade de atendimento aos alunos, professores, motoristas e monitores do Transporte Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Epitaciolândia participam de um treinamento de primeiros socorros.

O treinamento está sendo realizado durante todo o dia desta sexta-feira, 05, no auditório do Sinteac, ministrado pelo 5º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal do Alto Acre.

De acordo com o secretário da Educação, Raimundo Gondim, é preciso destacar que a capacitação em primeiros socorros pode fazer toda a diferença em situações de emergência, salvar vidas e minimizar os danos causados pelos acidentes.

“Por isso, é fundamental que os servidores públicos municipais da educação de Epitaciolândia sejam treinados regularmente e estejam sempre preparados para agir em caso de emergência”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Indígena é aprovado na OAB-AC; Heliton Kaxinawá, de 23 anos, ainda está cursando o 9º período de direito
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA