Coluna do Mariano Maciel

Bagagens

A maioria dos parlamentes da bancada do Acre já se manifestou pela derrubada da cobrança das bagagens despachadas pelas empresas aéreas A Câmara deve votar esta semana, o projeto de decreto legislativo que susta os efeitos da decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que permitiu que as empresas aéreas passem a cobrar pelas bagagens despachadas.

* O projeto já foi aprovado no Senado e a Câmara precisa ainda confirmar a decisão.

Disputa interna

Além da disputa por mais espaço entre as bancadas da Câmara e do Senado, o que está em jogo no PMDB é quem vai dar as cartas, no partido, nas eleições de 2018.

* Na próxima semana, o presidente Michel Temer deve conversar com o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros a  fim de aparar as arestas na relação, que voltou a ficar tensas depois de o senador afirmar que o deputado cassado Eduardo Cunha, mesmo da prisão, em Curitiba, pode capturar o governo.

Garantia de recursos

A deputada Jéssica Sales vem adotando a sistemática de acompanhamento junto as prefeituras, dos projetos referentes aos contratos e convênios de recursos alocados por ela através de emenda parlamentar e extras.

* A deputada garantiu os recursos para os municípios, mas,para a efetiva liberação desses projetos, depende da elaboração e aprovação dos projetos pelas prefeituras junto aos respectivos órgãos

Major Rocha põe Marcos Alexandre em saia justa pela falta de apoio ao agricultor

Saia justa

Uma reunião com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ocorrida na manhã desta segunda-feira, na sede da Federação das Indústrias do Acre, em Rio Branco, resultou em uma saia justa ao prefeito Marcus Alexandre, quando o deputado federal Major Rocha (PSDB) usou as palavras do prefeito por conta da faltad investimentos no setor agrícola do Estado nos 20 anos de (governo do PT.

* Rocha criticou duramente o retrocesso no setor, cujos reflexos se manifestam na crise econômica vivida pelo Estado.

Agricultura

O prefeito Marcus Alexandre lembrou que os Estados cuja opção de desenvolvimento foi por investimentos na agricultura estão tendo melhores condições de enfrentar a grave crise financeira atual. Aproveitando a deixa, Rocha foi taxativo: “Uma pena que há 20 anos não é assim aqui no Acre, onde o foco do estado tem sido outras direções e não na agricultura”.

Gradual

A retirada do segredo de Justiça das 77 delações premiadas de executivos da Odebrecht não deverá acontecer de uma só vez, mas sim parcialmente, à medida em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitar abertura de inquéritos ao Supremo Tribunal Federal (STF).

 * A decisão sobre retirar ou não o sigilo será do relator da Operação Lava-Jato no STF, ministro Edson Fachin. Contudo, cabe ao procurador-geral da República Rodrigo Janot provocar uma decisão do ministro, por meio de pedido de abertura de investigação ou de arquivamento que ocorre quando a procuradoria avalia que não há indícios suficientes para sustentar uma investigação.

Será?

Partido mais fiel ao PT nas eleições presidenciais desde a redemocratização, o PCdoB pretende lançar, em março deste ano, candidato próprio ao Palácio do Planalto em 2018.

 *A legenda trabalha para se livrar da imagem de “puxadinho do PT” e mostrar que tem condições de apresentar um projeto nacional próprio, mas há quem diga que isso nunca vai ocorrer.

Frase

“Se procedente, realmente, o que está sinalizado no horizonte, evidentemente, se chegou ao extremo. Ou seja, de se receberem valores e tentar dar contornos de dinheiro limpo, mediante prestação de contas ao Judiciário Eleitoral” – de Marco Aurélio Mello, ministro do STF, sobre pagamento de propina disfarçado de doação eleitoral.

:: Textos publicados nesta página são de inteira responsabilidade do colunista. Não refletem a opinião do Jornal.

.