RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Acre mantém redução nos casos de dengue, zika e chikungunya

Panfletagem também é utilizada para conscientizar a população. O desenvolvendo as ações de conscientização e combate ao mosquito transmissor das doenças

Publicados

Saúde

Panfletagem também é utilizada para conscientizar a população. O desenvolvendo as ações de conscientização e combate ao mosquito transmissor das doenças.

 Por Álefe Souza 

O segundo boletim epidemiológico de 2017, publicado nesta terça-feira, 21, demonstra que até 11 de fevereiro (quarta semana epidemiológica) foram registrados 1.021 casos suspeitos de dengue no Acre, dos quais 24 (2%) confirmados.

Em período igual de 2016, foram registrados 2.738 casos suspeitos, com confirmação de 12% (335 casos). A comparação demonstra que houve redução de 63% das notificações no estado.

Levantamento realizado pela Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) aponta que a regional do Baixo Acre/Purus registrou o maior número de casos notificados (631 – 62%) em relação ao total do estado, seguida das regionais do Alto Acre (196 – 19%) e Juruá/Tarauacá/Envira (194 – 19%).

“Podemos concluir que, comparando-se o número de casos notificados nas regionais em 2017 com o mesmo período de 2016, houve redução nas três regionais, sendo que na do Baixo Acre/Purus e Alto Acre foi de 67% cada e as regionais do Juruá, Tarauacá e Envira, de 23%”, disse a gerente da divisão, Eliane Alves.

Leia Também:  Inscrições abertas para o curso de medicina em Plácido de Castro.

Quanto à febre chikungunya, foram notificados 70 casos suspeitos no Acre. Rio Branco continua sendo o município a apresentar o maior número de casos (44), correspondendo a 63% das notificações.

Sobre o vírus Zika, tem-se o registro de 54 casos suspeitos. Destes casos, todas as amostras estão no período de investigação e serão encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas para análise. Em 2016 foram 211 notificações de casos suspeitos de zika vírus. Comparando as notificações no mesmo período, houve uma redução de 74%.

“Seguimos desenvolvendo as ações de conscientização e combate ao mosquito transmissor das doenças, em parceria com setor de humanização da SGA e demais secretarias e órgãos, chamando a atenção sobre as formas de transmissão, medidas preventivas e diferenças básicas entre Dengue, Chikungunya e Zika vírus, para assim formar multiplicadores no combate ao Aedes aegypti”, enfatizou Eliane.

Acre mantém redução nos casos de dengue

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeito Zequinha Lima cobra atraso em obra de UBS do Conjunto Cumarú, em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está construindo duas Unidades Básicas de Saúde. Nesta terça-feira, 16, o prefeito Zequinha Lima visitou as obras de construção da UBS do bairro do Formoso e do Conjunto Cumarú, onde cobrou agilidade no serviço que está atrasado e garantiu que as empresas serão notificadas.

” Recebemos denúncias dos moradores do Conjunto Cumaru que a obra desse posto de saúde está parada. Então eu estou aqui certificando e realmente comprovei que a obra está parada e além de tudo existe alguns equipamentos que foram quebrados, foram danificados. Hoje autorizo os secretários de planejamento e administração a notificar a empresa. Estamos cobrando porque a empresa que está responsável por essa obra já recebeu R$ 681 mil e até agora não concluiu o trabalho. Já era para estar concluída para ser entregue para a Prefeitura de Cruzeiro do Sul porque queremos entregar para a comunidade essa UBS funcionando. Quero ressaltar que a Prefeitura está bastante atenta para problemas como esses não possam mais continuar”, ressaltou o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Inscrições abertas para o curso de medicina em Plácido de Castro.

O morador do Conjunto Cumarú, Manoel da Silva, agradeceu a visita do prefeito e ressaltou estar ansioso para o dia da entrega do local. “Estou muito ansioso para ver a entrega dessa obra. Atualmente eu e minha família estamos indo a unidade de saúde do bairro do Remanso a procura de atendimento médico e a entrega dessa UBS perto da minha casa vai facilitar a vida não só da minha família mas de todo os moradores. Fico feliz em saber que o Prefeito Zequinha Lima está aqui vendo de perto essa obra parada e pedindo para que a empresa que foi contratada termine o que começou para que a população possa usar”, agradeceu o morador.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA