Prefeito de Cruzeiro do Sul viaja e deixa irmã sem nomeação respondendo pela prefeitura

Um observado político disse que no Vale do Juruá o estado democrático de direito ainda não tinha chegado.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderley Cordeiro (MDB), que o diga. Ele é o protagonizador do maior estupro institucional na história republicana brasileira: o alcaide viajou e deixou a sua irmã, Idelcleide Cordeiro, respondendo por todas as ações da instituição, embora ela não tenha sido eleita ou nomeada.

A nossa reportagem foi à sede da prefeitura e comprovou que Ildecleide estava despachando na sala do prefeito. Comentava-se nos corredores que ela teria ido de sala em sala avisando de sua presença. “O prefeito é um tosco, mas a irmã dele já foi superintendente do extinto Ibama, o que, a meu ver, formou-se um conluio familiar para dilapidar o patrimônio público, declarou um vereador da base do prefeito, que preferiu o anonimato.

Uma vez que o vice-prefeito Zequinha Lima também está ausente do município, o natural prefeito seria o presidente da Câmara de Vereadores Romário Tavares (PMDB). A nossa reportagem fez uma verdadeira peregrinação, mas não encontramos o parlamentar para fala sobre o assunto.

Comunicado sobre o episódio, o procurador jurídico, Jhonatas Donadoni, disse que estava em audiência e não poderia falar com a reportagem. Procuramos ainda o também procurador Carlos Moreira, que, de tão inusitado ser o fato, pensou que se tratava de um trote. “Eu estou surpreso. Isso é algo inadmissível”, declarou.

O jurista José Wilson Leão disse que no artigo I, parágrafo único da Constituição Federal, traz uma seguinte redação: todo poder emana do povo e seu nome será exercido através de representantes eleitos ou diretamente nos ternos desta constituição, ou seja, só pode assumir cargos quem foi eleito. “Isso é uma aberração jurídico-administrativa que nunca existiu no Brasil”, declarou o Leão, para quem o prefeito está terceirizando as suas atribuições.

O outro lado

Diante da repercussão negativa da notícia, o prefeito entrou em contato com a reportagem e negou o fato. “O prefeito em exercício é o presidente da Câmara Romário Tavares”, enfatizou. Recebemos um ato administrativo, escrito à mão, no qual existem as assinaturas do secretário de Ilson Lourenço, de Romário Tavares e do prefeito Ilderlei cordeiro. Este último sem a assinatura.

Por Jorge Natal – O Juruá em Tempo

Acre pode receber presídio federal, mas governo cobra ação da União nas fronteiras

Acre se disponibiliza para receber um presídio federal, mas cobra ações na fronteira. O Acre saiu de 400 presos por ano, para 700 em 2017.

Por Arison Jardim 

Após visitar locais para o possível presídio federal a ser construído no Acre, uma equipe técnica do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) foi recebida pelo governador Tião Viana nesta terça-feira, 22. A conversa foi para avaliar os caminhos para uma futura construção do presídio de responsabilidade da União, ao mesmo tempo em que o governo do Estado continua cobrando ações efetivas e de grande intensidade contra o narcotráfico nas fronteiras.

Até hoje, somente quatro estados brasileiros, e o Distrito Federal, abriram as portas para a construção de presídios federais. São eles: Paraná, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Alessandro Souza, diretor da Penitenciária Federal de Porto Velho, integra a comitiva e explicou que a ação faz parte do projeto de expansão do sistema nacional, que atualmente conta com 4 unidades e deve inaugurar uma nova no DF.

“O estado do Acre se disponibilizou a participar desse projeto junto ao Departamento Penitenciário Nacional. Nossa equipe está aqui analisando os terrenos que foram indicados pelo Estado, analisar ainda a parte técnica e de estrutura para ser feita”, disse.

O governador expressou sua preocupação com a omissão do governo federal em ações de controle do narcotráfico nas fronteiras, principalmente nos rios amazônicos, no limite dos territórios do Brasil com o Peru e a Bolívia. Ele afirmou ainda que a disputa entre as organizações criminosas é um dos principais fatores de violência no estado, e tem feito crescer de forma acelerada a população carcerária. O Acre saiu de 400 presos por ano, para 700 em 2017. Este ano, apenas em uma semana, foram presas 128 pessoas, todas por envolvimento com o tráfico de drogas.

O secretário de Segurança Pública, Vanderlei Scherer, reafirmou essa preocupação, pontuando que o governo do Estado faz sua parte ao se disponibilizar em receber um presídio federal, mas espera também o apoio do governo federal. “Esse é um gesto do governo do Estado no sentido de colaborar com a União, mas ao mesmo tempo mostrar a necessidade de se olhar para a região de fronteira e agir com ações efetivas contra o narcotráfico”, afirma.

Telejornal 3 de Julho 11ª Edição

Veja nesta edição: Jogador Valder Melo mais conhecido por cabeção do time Revolução Clube fez o gol mais bonito até o momento do Campeonato Regiçaneo Moura de Brito; Abertura dos Jogos Escolares 2018 em Brasileia tem início no Ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, Ministério Público vai apurar supostas irregularidades na aquisição de merenda escolar em Epitaciolândia,Policia Militar de Assis Brasil prende quatro indivíduos acusado de tráfico de entorpecente com emprego de arma de fogo para resguardar a boca de fumo e outras, curta a nossa página do facebook e inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Jamyl Asfury é um dos 26 policiais federais lançados pela Frente da Lava Jato na disputa pelo Congresso Nacional

Aproveitando o efeito Lava Jato, os policiais federais decidiram enfrentar as urnas nas eleições de 2018.

Incentivados pela boa reputação de que goza a Polícia Federal, agentes, escrivães e papiloscopistas serão candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados com o discurso focado no combate à corrupção e modernização do modelo de segurança pública – nenhum deles sairá pelos partidos investigados e envolvidos no petrolão: PT, MDB e PP. O lançamento da Frente da Lava Jato aconteceu em Brasília, na última terça-feira (22).

Reunidos numa frente suprapartidária batizada de Frente da Lava Jato – em alusão à operação iniciada em 2014, que já prendeu políticos e empresários em todo o Brasil -, vinte e seis representantes da categoria de 23 estados mais o Distrito Federal disputarão neste ano uma cadeira no Congresso Nacional numa proporção inédita. O ex-deputado estadual Jamyl Asfury (PSC) será o representante do Acre na disputa por uma vaga de deputado federal.

Segundo Asfury, a expectativa dos policiais federais de serem bem-sucedidos na empreitada eleitoral está amparada justamente na condição de outsiders e de legítimos combatentes da violência e da corrupção, em sintonia com a percepção social de que o país está assolado por esses dois males. Essa frente foi lançada oficialmente dia 22 de maio. O projeto conta com o apoio de agentes de todo o Brasil e foi construída após o bom desempenho da categoria nas eleições 2016.

Na lista de pré-candidatos, estão: pelo Rio Grande do Sul, Ubiratan Sanderson e Marco Monteiro; por Santa Catarina, Edgard Lopes; pelo Paraná, Bibiana Orsi e Márcio Pacheco; por São Paulo, Eduardo Bolsonaro e Danilo Balas; pelo Rio, Sandro Araújo e Plínio Ricciardi; por Minas Gerais, Cláudio Prates; pelo Espírito Santo, Edmar Camata; pela Bahia, Anderson Muniz; por Alagoas, Flávio Moreno; por Pernambuco, Jorge Federal; pelo Ceará, Odécio Carneiro; pelo Maranhão, Aluísio Mendes; pelo Pará, Marinho Cunha; por Roraima, Barroso; pelo Acre, Jamyl Asfury; pelo Amazonas, Aldenir Araújo; pelo Amapá, Jorielson; por Rondônia, Bosco da Federal; pelo Mato Grosso, Rafael Ranalli; pelo Mato Grosso do Sul, Renée Venâncio e André Salineiro; por Goiás, Suender; por Tocantins, Farley; pelo Distrito Federal, Flávio Werneck e Santiago da Federal.

O único estado que não possui pré-candidato até o momento é o Rio Grande do Norte, mas até agosto, data de registro das candidaturas, podem surgir novos nomes para compor a frente parlamentar. “Assinamos o documento de responsabilidade com as melhoras do país. Com um trabalho ético e honesto, deputados que são policiais e que estão cumprindo um grande papel representando seus estados ajudam nesta meta que é eleger um representando a PF do Acre”, destaca o pré-candidato a deputado federal Jamyl Asfury.

Telejornal 3 de Julho 11ª Edição

Veja nesta edição: Jogador Valder Melo mais conhecido por cabeção do time Revolução Clube fez o gol mais bonito até o momento do Campeonato Regiçaneo Moura de Brito; Abertura dos Jogos Escolares 2018 em Brasileia tem início no Ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, Ministério Público vai apurar supostas irregularidades na aquisição de merenda escolar em Epitaciolândia,Policia Militar de Assis Brasil prende quatro indivíduos acusado de tráfico de entorpecente com emprego de arma de fogo para resguardar a boca de fumo e outras, curta a nossa página do facebook e inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Fonte: ac24horas

Câmara aprova requerimento convocando comissão do reajuste da tarifa de ônibus

Os vereadores consideram desnecessária a ida dos técnicos à Casa, já que a Câmara não tem prerrogativas para votar ou não o reajuste da tarifa.

Por 05 votos a 04, a Câmara de Vereadores aprovou, nesta terça-feira, 22, o requerimento convocando a câmara técnica que compõe o Conselho Tarifário dos Transportes responsável pela planilha dos custos do transporte coletivo e o reajuste da passagem.

O requerimento, de autoria do líder do prefeito na Casa, vereador Eduardo Farias (PCdoB), foi rejeitado pelos vereadores de oposição como forma de protesto. Os parlamentares consideram desnecessária a ida dos técnicos à Casa, já que a Câmara não tem prerrogativas para votar ou não o reajuste da tarifa.

A ida da câmara técnica à sede do Legislativo ocorrerá na quinta-feira, um dia antes de uma audiência pública para debater o aumento da passagem, que deve passar dos atuais R$ 3, 50 para R$ 4, 03.

“Como nós vamos ter uma audiência pública em que estarão presentes os estudantes, os empresários, os vereadores, é importante que os vereadores estejam aptos e dominem esse tema. Essa é a razão de se convocar a câmara técnica que foi quem elaborou a planilha e chegou a esse valor”, informa Eduardo Farias.

Telejornal 3 de Julho 11ª Edição

Veja nesta edição: Jogador Valder Melo mais conhecido por cabeção do time Revolução Clube fez o gol mais bonito até o momento do Campeonato Regiçaneo Moura de Brito; Abertura dos Jogos Escolares 2018 em Brasileia tem início no Ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, Ministério Público vai apurar supostas irregularidades na aquisição de merenda escolar em Epitaciolândia,Policia Militar de Assis Brasil prende quatro indivíduos acusado de tráfico de entorpecente com emprego de arma de fogo para resguardar a boca de fumo e outras, curta a nossa página do facebook e inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Por Luciano Tavares / ac24horas

Em Rio Branco, vereador comunista defende eleição de Maduro e critica imprensa

Maduro foi reeleito com 68% dos votos, contra o opositor Henri Falcón (21%), e vai comandar a Venezuela até 2025.

O líder da prefeita na Câmara de Rio Branco, vereador Eduardo Farias (PCdoB), exaltou a reeleição de Nicolas Maduro ocorrida neste domingo, 20. 

O vereador comunista resolveu atacar a imprensa brasileira que segundo ele manipula as informações sobre o atual contexto político venezuelano.

“Quando a imprensa brasileira fica falando mal da Venezuela é o sujo falando do mal lavado. Nós estamos dentro da bolha e não conseguimos ver. Quem está fora da bolha consegue enxergar o golpe”, disse.

Em nota emitida na manhã desta segunda-feira (21), o governo brasileiro, juntamente com os países integrantes do Grupo de Lima, afirmou que não reconhece a legitimidade do processo eleitoral realizado pela Venezuela no domingo.

Telejornal 3 de Julho 11ª Edição

Veja nesta edição: Jogador Valder Melo mais conhecido por cabeção do time Revolução Clube fez o gol mais bonito até o momento do Campeonato Regiçaneo Moura de Brito; Abertura dos Jogos Escolares 2018 em Brasileia tem início no Ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, Ministério Público vai apurar supostas irregularidades na aquisição de merenda escolar em Epitaciolândia,Policia Militar de Assis Brasil prende quatro indivíduos acusado de tráfico de entorpecente com emprego de arma de fogo para resguardar a boca de fumo e outras, curta a nossa página do facebook e inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Por Luciano Tavares / ac24horas

Deputado quer que empresas de ônibus apresentem comprovantes de despesas citadas em planilhas

Machado sugere que todos os deputados participem da audiência pública que será realizada, na sede da Aleac.

O presidente da Comissão de Serviço Pública da Aleac, deputado Eber Machado (PDT) informou na manhã desta terça-feira (22) que não teve atendido seu pedido para acessar as planilhas das empresas de transporte de passageiros de Rio Branco, que justificam o aumento da passagem de ônibus para R$ 4,03, mas conseguiu cópias dos documentos que apresentam despesas, que de acordo com ele, “não são acompanhadas dos devidos comprovantes de pagamento”.

“Já tivemos o anúncio da previsão do valor da passagem de ônibus que passará a custar R$ 4,03. Recebi muitas mensagens e até áudios de membros do conselho tarifario que não participaram da decisão. Na verdade, essa reunião se resumiu em 4 ou 5 participantes que decidiram. Não sou especialistas na área, mas solicitamos as planilhas e não recebemos. Aprovamos o requerimento para realizar a audiência pública para debater esse aumento da passagem”, diz Eber.

Precisamos de esclarecimentos sobre as informações das planilhas das empresas. No sábado passado, nos reunimos com especialistas. Para nossa surpresa, pelo pouco aprofundamento, pelos dados que as planilhas fornecem, nós tivermos algumas dúvidas que precisam de esclarecimento”.

O parlamentar quer que as empresas apresentem os comprovantes dos pagamentos de R$ 2,2 milhões de combustível por mês. “Será que somente esse valor pode ser justificado nas planilhas? Cadê os comprovantes dos gastos com combustível? Peças de reposição R$ 413 mil. Se revermos um acumulado no ano chegamos a quase R$ 5 milhões. É isso que queremos entender. A RBTrans e Detran perseguem taxistas, mas não têm a coragem de parar os ônibus”.

Eber Machado questiona ainda os gastos de R$ 247 mil de aluguel de veículo de apoio e do setor da bilhetagem que estaria pagando R$ 60 mil de aluguel por mês, de uma sala dentro do Terminal Urbano. Que despesas são essas? Pagamento de ISS R$ 577 mil? Que ISS é esse se as empresas têm mais de 9 milhões de isenção por ano. Se tiver comprovação que eles estão corretos, nós voltamos a tribuna com a mesma firmeza para fazer as correções necessárias”.

Telejornal 3 de Julho 11ª Edição

Veja nesta Edição: Jogador Valder Melo mais conhecido por cabeção do time Revolução Clube fez o gol mais bonito até o momento do Campeonato Regiçaneo Moura de Brito; Abertura dos Jogos Escolares 2018 em Brasileia tem início no Ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, Ministério Público vai apurar supostas irregularidades na aquisição de merenda escolar em Epitaciolândia,Policia Militar de Assis Brasil prende quatro indivíduos acusado de tráfico de entorpecente com emprego de arma de fogo para resguardar a boca de fumo e outras, curta a nossa página do Facebook e inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Por Ray Melo / ac24horas

Jorge Viana diz que litro da gasolina chega a custar R$ 10 e a botija de gás até R$ 250 no interior do Acre

“Muitos estão voltando para a lenha e para o carvão”, lamentou Jorge Viana durante pronunciamento no Senado Federal.

O senador acreano Jorge Viana (PT), se  pronunciou no Senado Federal, em Brasília,  sobre a política econômica do governo federal em relação aos sucessivos aumentos no preço dos combustíveis e derivados de petróleo no país.

Para o petista, o Brasil assiste aos protestos dos caminhoneiros ,contra os abusivos aumentos do preço dos combustíveis, e o silencio pela mídia nacional “é ensurdecedor”.

Jorge Viana culpou a equipe econômica de Michel Temer e disse que no Acre, a situação é ainda mais crítica quando, em municípios mais distantes, como Santa Rosa do Purus, o litro da gasolina chega a custar R$ 10 reais e a botija do gás de cozinha até R$ 250.

“Há tempos tenho denunciado o governo federal pelos constantes aumentos da gasolina, óleo diesel e especialmente, o gás de cozinha. As pessoas estão viajando menos, consumindo menos, gastando suas economias por conta da política econômica do governo Temer”, declarou.

“A ficha está caindo. Não sei como alguns ainda têm coragem de defender essas medidas. E no nosso Acre a situação é crítica: a gasolina mais cara do Brasil, o gás de cozinha custando mais de 120 reais no interior, o absurdo de até 250 reais nos altos rios. Muitos estão voltando para a lenha e para o carvão”, lamentou Viana.

Confira o pronunciamento de Jorge Viana clicando Aqui.

Telejornal 3 de Julho 11ª Edição

Veja nesta Edição: Jogador Valder Melo mais conhecido por cabeção do time Revolução Clube fez o gol mais bonito até o momento do Campeonato Regiçaneo Moura de Brito; Abertura dos Jogos Escolares 2018 em Brasileia tem início no Ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, Ministério Público vai apurar supostas irregularidades na aquisição de merenda escolar em Epitaciolândia,Policia Militar de Assis Brasil prende quatro indivíduos acusado de tráfico de entorpecente com emprego de arma de fogo para resguardar a boca de fumo e outras, curta a nossa página do Facebook e inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Salomão Matos / contilnet.com

Prefeito Ilderlei será obrigado a demitir quase 200 servidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul

A orientação e do Tribunal de Contas do Estado segue a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por recomendação do Tribunal de Contas do Estado, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (Progressistas), será obrigado a demitir entre 150 e 200 servidores do Município. 

À imprensa local, o prefeito afirmou que sequer a prefeitura tem condições de promover concurso público no momento. Ilderlei põe a culpa em gestores passados. Segundo o prefeito, o Município possui uma estrutura impossível de se manter.

Apesar de não citar na entrevista seu antecessor Vagner Sales, seu ex-padrinho político, Ilderlei comenta com pessoas próximas que o emedebista entregou para ele uma prefeitura inchada de cargos políticos.

“Eu creio que de 150 a 200 funcionários deverão ser demitidos, infelizmente, de vários setores. E isso é triste. Um pai família demitido é triste. Mas a culpa é minha? Não. O prefeito tem que fazer o que a lei manda. Infelizmente gestores passaram criaram estruturas grandes, muitas estruturas, e esqueceram de como manter elas, de como manter o pagamento desses funcionários”, diz.

Somente na Saúde Municipal, uma das áreas mais complexas do serviço público, devem ser demitidas 50 pessoas.

Ilderlei aproveitou para dizer que um dos motivos da falta de manutenção na infraestrutura da cidade é o volume das despesas para manter a estrutura dos órgãos municipais.

“O povo cobra com razão. Cadê infraestrutura, cadê asfalto, cadê recapeamento de rua? Não existe, por quê? A máquina encharcada. Não pensaram em economizar nessa área, de não montar muitas estruturas. Queremos ruas asfaltadas, eu quero, mas precisamos ter condições de fazer tudo isso.”

Telejornal 3 de Julho 11ª Edição

Veja nesta Edição: Jogador Valder Melo mais conhecido por cabeção do time Revolução Clube fez o gol mais bonito até o momento do Campeonato Regiçaneo Moura de Brito; Abertura dos Jogos Escolares 2018 em Brasileia tem início no Ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, Ministério Público vai apurar supostas irregularidades na aquisição de merenda escolar em Epitaciolândia,Policia Militar de Assis Brasil prende quatro indivíduos acusado de tráfico de entorpecente com emprego de arma de fogo para resguardar a boca de fumo e outras, curta a nossa página do Facebook e inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Por Luciano Tavares / ac24horas

Deputado Jenilson pede a prorrogação do cadastro de reserva do concurso da Polícia Militar

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) se reuniu na manhã desta terça-feira (22) com os aprovados do concurso da Polícia Militar que estão no cadastro de reserva.

Eles reivindicam a prorrogação do prazo do cadastro de reserva que vence em seis meses para dois anos, medida que de acordo com o comunista poderia ajudar os concursados e trazer economia aos cofres do Estado.

Segundo Jenilson Leite, a prorrogação do prazo do cadastro de reserva poder beneficiar 500 jovens “que nos próximos dois anos estariam à disposição

caso haja necessidade e a condição financeira do Estado contratar”, disse o deputado, ao informar que se reuniu com a secretária da SGA e vai se reunir com a chefe da Casa Civil para debater e chegar a um consenso sobre o tema.

“Vamos pedir a retificação do edital que ao invés de seis meses seja prorrogado o cadastro de reserva para dois anos. Se o governo não fizer quando precisar terá que abrir um novo concurso o que consome muito recursos e demora em média dos anos. Nós queremos pedir a todo os deputados que ajudem dentro do governo para fazer a retificação para o aprovado ter nova oportunidade”, diz Leite.

Telejornal 3 de Julho 11ª Edição

Veja nesta Edição: Jogador Valder Melo mais conhecido por cabeção do time Revolução Clube fez o gol mais bonito até o momento do Campeonato Regiçaneo Moura de Brito; Abertura dos Jogos Escolares 2018 em Brasileia tem início no Ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, Ministério Público vai apurar supostas irregularidades na aquisição de merenda escolar em Epitaciolândia,Policia Militar de Assis Brasil prende quatro indivíduos acusado de tráfico de entorpecente com emprego de arma de fogo para resguardar a boca de fumo e outras, curta a nossa página do Facebook e inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Deputado Luiz Gonzaga denuncia Deracre pela falta de manutenção em aeroporto acreano

O deputado estadual Luiz Gonzaga denunciou, na sessão da Assembleia Legislativa a falta de manutenção da pista do aeroporto da cidade de Porto Walter.

Sob responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), a pista está pondo em riscos aos usuários e dificultando o acesso ao município, correndo o risco de paralisar os pousos e decolagens a qualquer momento.

Segundo Gonzaga, a pista hoje está repleta de buracos: “As pessoas que necessitam do transporte aéreo estão correndo perigo e a qualquer momento pode acontecer um acidente com resultados graves e até com fatalidades”.

O deputado tucano destacou que o Deracre não está cumprindo com a obrigação dele e não providencia os devidos reparos para os problemas. “O prefeito de Porto Walter está tentando dar manutenção e tapando os buracos com cimento, mas a capacidade da prefeitura é mínima e a responsabilidade é do Deracre”.

O parlamentar destacou que se o Deracre não consegue dar fazer os reparos, que repasse a responsabilidade para o DNIT. “Se isso acontecer órgão federal pode ajeitar e resolver o problema. É uma questão de capacidade e o órgão estadual está mostrando não ter as condições. E sem ligação aérea, a cidade fica sem como ter o acesso rápido tão necessário para quem não tem ligação rodoviária com o restante do Estado”.

Telejornal 3 de Julho 11ª Edição

Veja nesta Edição: Jogador Valder Melo mais conhecido por cabeção do time Revolução Clube fez o gol mais bonito até o momento do Campeonato Regiçaneo Moura de Brito; Abertura dos Jogos Escolares 2018 em Brasileia tem início no Ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, Ministério Público vai apurar supostas irregularidades na aquisição de merenda escolar em Epitaciolândia,Policia Militar de Assis Brasil prende quatro indivíduos acusado de tráfico de entorpecente com emprego de arma de fogo para resguardar a boca de fumo e outras, curta a nossa página do Facebook e inscreva-se no nosso canal do YouTube.