Vereador Sabá Moraes afirma que é a favor da cassação do vereador afastado e preso Joelso Pontes do PP

Sabá disse ainda que foi por causa de Joelso, Aldemir Lopes, Everaldo e outros que a população sofreu e alguns funcionários públicos também sofreram sem seus salários em dia e as pessoas foram enganadas.

 Por Alemão Monteiro 

Durante a sessão que aconteceu nesta terça-feira, o vereador Sabá Moraes afirmou na tribuna que se houver ou se a câmara por em  votação para cassar o mandato do vereador Joelso ele será a favor da cassação do vereador que foi afastado e preso durante a operação Labor deflagrada pela Polícia Federal.

Sabá disse ainda que espera que isto aconteça, pois se os que estão presos roubaram, ele não sabe, mas a justiça vai dizer e eles têm que pagar pelo prejuízo causado ao município que sofreu amargamente com os esgotos entupidos, capina e coleta de lixo não era feitos no município e os urubus estavam tomando de conta do município.

Enquanto isso o dinheiro sumia e agora a população está vendo onde foi parar, portanto o vereador afirma que todos têm que pagar, o vereador Sabá diz ainda que Joelso não passa de um ator, na câmara faz um papel e fora faz outro segundo Saba, Joelso tem duas caras e agora as máscaras começaram a cair.

“Ultimamente Joelso andava muito incomodado até bateu na mesinha da tribuna, eu espero que venha para esta casa a votação da cassação dele que eu voto a favor e é por causa do Joelso, Aldemir Lopes, Everaldo e outros que a população sofreu, os funcionários públicos também sofreram sem seus salários em dia e as pessoas foram enganadas, as máquinas ficaram tudo quebradas”, disse Sabá.

Comunidade Rural de Brasiléia é Contemplada com Programa Saúde Itinerante e com a Recuperação do Ramal

A comunidade Boa Vista do Rio do Ouro, localizada no km 59, mais 74 km de ramal está sendo beneficiada com a recuperação do ramal pela Prefeitura de Brasiléia através da Secretaria de Agricultura.

 Da Assessoria PMB 

Além desse investimento de fundamental importância para os moradores, os mesmos foram contemplados nesta sexta-feira, 22, com o Programa Saúde Itinerante, realizado pela gestão municipal através da Secretaria de Saúde.

Foram centenas de pessoas contempladas com atendimentos médicos e odontológicos, PCCU, pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família, vacinação e palestras educativas.

A senhora Vanderleia Silva moradora da comunidade agradeceu ao trabalho da gestão municipal.

“Acho muito importante esse itinerante, pois antigamente para se vacinar era preciso levar os filhos na cidade e nem tínhamos ramal. O dia de hoje é muito importante, pois há 7 anos não tinha atendimento médico na nossa comunidade e quem não tem condições, não tem como ir até a cidade. Outra maravilha é que o carro foi me buscar na porta da minha casa. Agora tem ramal até lá. Estamos todos muito felizes com tantas ações acontecendo em tão pouco tempo em Brasiléia”.

Para o Secretário Municipal de Saúde Francisco Borges, essa ação visa promover atendimento de igualdade aos moradores da zona rural e urbana.

“Através de um pedido da Prefeita Fernanda Hassem, trouxemos o Itinerante para essa comunidade tão distante, visando fortalecer o atendimento na zona rural, com os mesmos serviços que são ofertados na cidade, para complementar e dar igualdade de atenção à saúde de todos”.

Anacleto Maciel falou da alegria em receber os investimentos da Prefeitura.

“Passamos muitos anos sem itinerante e isso é algo que buscamos por muito tempo e hoje é atendida mais de 300 pessoas. O ramal também está sendo recuperado e vai melhorar ainda, pois precisamos dele para transportar os nossos produtos. É uma grande alegria para a nossa comunidade”

O Presidente da Câmara de Brasiléia vereador Rogério Pontes mencionou a importância do benefício.

“É um momento de alegria estamos participando desse quarto itinerante. A nossa prefeita Fernanda Hassem e a equipe da Saúde estão de parabéns e mais de parabéns está a comunidade aqui da família Maciel, recebendo esse atendimento de saúde, proporcionando o melhor para esses moradores que residem tão distantes da cidade”.

A Deputada Estadual Leila Galvão parabenizou a gestão municipal pelas ações realizadas.

“Estamos muito felizes nessa comunidade, onde vivem muitos moradores e moradoras da reserva extrativista Chico Mendes. É um dos ramais mais antigos e extensos e hoje com essa ação muito positiva da Prefeitura de Brasiléia, completa o quarto itinerante na zona rural, nas comunidades mais distantes. Toda a equipe municipal está de parabéns pelo trabalho que vem realizando no município”.

O Deputado Federal Léo de Brito, que participou da atividade, também falou a respeito.

“Nada nos deixa mais felizes do que quando trazemos recursos, esses recursos são aplicados com competência e honestidade e é isso que a Prefeita Fernanda Hassem está fazendo. É uma grande parceria com o mandato da Deputada Leila Galvão e quando eu vejo tantos benefícios sendo aplicados a mais de 60 km do município e quem precisa sendo atendido, nos enche de orgulho. Parabéns prefeita por todo esse trabalho realizado”.

A Prefeita Fernanda Hassem falou da satisfação em levar investimentos, principalmente às comunidades mais distantes.

“Estamos realizando em parceria com o Governo do Estado a recuperação desse ramal, que é um dos mais extensos de Brasiléia por entendermos a necessidade dos moradores. Esse é o nosso quarto atendimento itinerante, dessa vez sendo realizado a mais de 70 km de ramal, na reserva extrativista Chico Mendes. O dever da nossa gestão é realizar ações como essas. Precisamos querer o bem da nossa cidade e principalmente, das comunidades rurais de difícil acesso. É isso que estamos fazendo, pois a nossa Prefeitura é para o bem de todos”.

Participaram também da atividade os vereadores Rozevete, Edu, Rosildo e Zé Gabriele, Francisca Bezerra Presidente do STR, Zico Bronzeado, equipe municipal e a comunidade local.

Em apenas nove meses de gestão já foram quatro comunidades rurais de difícil acesso beneficiadas com o Programa Saúde Itinerante.  

Vereador Valadares e Aldemir Lopes querem lotear cargos e montar um “trem da alegria” dentro do Incra

Eduardo Ribeiro sai do Incra por não aceitar fazer “trem da alegria” dentro do órgão com ala do PMDB.

O advogado Eduardo Ribeiro está deixando o cargo após um ano e dois meses à frente da superintendência do Incra no Acre. Segundo informações de um peemedebista ligado a Ribeiro, o motivo seria pelo fato de ele não concordar com alguns colegas de partido que querem lotear cargos e montar um “trem da alegria” dentro do órgão.

Um dirigente do PMDB confirmou que se formou um grupo dentro do PMDB que tem como membros o tesoureiro Pádua Bruzugú, o vereador de Brasileia Francisco Valadares Neto e Aldemir Lopes, que passou a pressionar o deputado Flaviano Melo para indicarem cargos dentro do Incra. O Eduardo não aceitou mudar ninguém e eles começaram com “fogo amigo”.

As investidas do grupo peemedebista causaram a revolta dos servidores no Incra com o deputado federal Flaviano Melo. Eles prometeram boicote nas eleições 2018, caso seja oficializada a saída de Eduardo Ribeiro e a indicação de um novo superintendente ligado ao grupo que tenta promover o loteamento de cargos no órgão federal.

Advogado Eduardo Ribeiro foto abaixo

 Ray Melo, ac24horas

Vídeo: Prefeito Zum abadona ramais e alunos podem ficar sem transporte escolar em Assis Brasil

A denúncia foi feita pelos pais de alunos que afirmam que os ramais estão em péssimas condições de trafegabilidade e só quem é prejudicado são os alunos e moradores das localidades.

 Por Alemão Monteiro 

Os pais de alunos que moram nos ramais do Km 10 e 13 em Assis Brasil denunciam as péssimas condições que podem deixar seus filhos sem transporte escolar.

Os alunos são atendidos por um micro-ônibus da rede estadual, mas, segundo os moradores da localidade a prefeitura ainda não tratou de recuperar os ramais para que o transporte possa ser feito.

No ramal do km 13, além das péssimas condições de acesso, uma ponte ameaça cair a qualque momento. Já no km 10 não se pode dizer que tem ramal, mas um varadouro por onde só anda algumas camionetes e motoclicletas.

Sem o transporte escolar os pais de alunos ameaçam levar o caso ao Ministério Público.

Por telefone o coordenador da educação estadual em Assis Brasil disse que nada pode fazer senão tiver condições para os ônibus circularem.

"Em se tratando das duas rotas mencionadas não existem condições mínimas para a circulação de nossos coletivos. No caso do ramal do km 13 as más condições de uma ponte põe em risco a integridade física de nossos alunos, podendo ocorrer um acidente ao tentar passar com o veículo cheio de crianças. Nossa decisão será em suspender o transporte escolar até esse ponto do ramal", esclareceu Jerry.

 Veja o Vídeo 

Valadares deita trepa as pernas e fuma em local proibido por lei e ainda esconde as baganas de cigarro

Vereador Francisco Valadares do (PMDB) descumpre lei antifumo e fuma na sala das sessões da Câmara de vereadores e ainda esconde as baganas debaixo da mesa.

 Por Alemão Monteiro 

O vereador Francisco Valadares Neto (PMDB) vem descumprindo a lei de número 12.546 que proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados.

Em caso de desrespeito à norma, os estabelecimentos podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.

Os estabelecimentos poderão receber advertência, multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão (descumprimento das normas sanitárias) e até mesmo serem interditados e terem sua autorização de funcionamento cancelada.

Mas o vereador Valadares não se importa em descumprir a referida lei, tendo em vista, que por diversas vezes o parlamentar usou a sala das sessões para fumar cigarros sendo que o mesmo tem conhecimento das leis por se tratar de um advogado e sabe que está infringindo a lei antifumo.

Com isso o vereador Valadares vem mostrando que não pretende zelar pela boa imagem do poder legislativo, já que vem fazendo uso indevido na câmara. Servidores do poder legislativo afirmam que além de o referido vereador não respeitar os demais colegas ao fazer uso do cigarro no estabelecimento.

Os demais funcionários da Casa se sentem obrigados a ter que sentir o mal cheiro causado pelo cigarro fumado pelo vereador Valadares que quaze todos os dias decide fazer reunião com Emerson Leão, Guerra e o vereador Reinaldo Gadelha começa a fumar e a poluir o ambiente de trabalho dos demais.

De acordo com alguns servidores da casa, o vereador além de fumar em local proibido por lei, não tem modos na casa do povo tendo em vista que ele fuma e deixa as cinzas e baganas jogadas no chão e ainte tenta esconder debaixo da mesa (foto abaixo) e depois a zeladeira fica tendo que limpar a sujeira deixada pelo vereador e seus aliados, se está em reunião junto da oposição em Brasiléia na câmara se deita na cadeira e suspende as pernas em qualquer lugar, servidores afirmam se incomodar com as atitudes do parlamentar.

Em Breve

Em Breve matéria completa sobre uma jovem de Boca do Acre-AM que até hoje tem acompanhamento de um psicólogo. A mãe da jovem ao dar entrevista para um jornalista local começa a chorar.

Prefeitura de Brasileia realiza caminhada em alusão ao Setembro Amarelo

No mundo inteiro ocorre um suicídio a cada 40 segundos, resultando em 800.000 suicídios por ano. No Brasil ocorre um suicídio a cada 45 minutos e cerca de 60 tentativas de tirar a vida por dia.

 Da Assessoria PMB 

Segundo estudo da Unicamp, cerca de 17% dos brasileiros já pensaram em cometer suicídio em algum momento de suas vidas. Entretanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga a estatística de que 90% dos casos de suicídio poderiam ter sido evitados no mundo se houvesse sido dado o atendimento emocional necessário, seja ele profissional (psicólogos psiquiatras), como também através de apoio dado por instituições voluntárias.

E em busca de conscientizar a sociedade brasileense a Prefeitura de Brasileia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde da última quarta-feira, 20, a Caminhada em Alusão a Prevenção ao Suicídio.

Estiveram presentes na caminhada os estudantes das escolas Kairala José Kairala (KJK), Fontenele de Castro, servidores do CAPS, servidores da Secretaria municipal de saúde e populares.

“Nos últimos anos a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem realizado várias ações de conscientização e prevenção ao suicídio por conta do grande indicie de pessoas que sofrem de depressão, ansiedade ou algum problema psíquico ou físico.

E nós da secretaria de saúde, juntamente com a prefeita, Fernanda Hassem, decidimos realizar essa caminhada para alerta a população a respeito desse grande mal que está atingindo a nossa sociedade “, relatou Francisco Borges, secretário municipal de saúde.

Vice-prefeita faz audiência com o juiz de Xapuri para barrar o fechamento do posto da Polícia Federal

A vice prefeita Maria Auxiliadora diz não ao fechamento do posto da Polícia Federal no entroncamento vamos unir forças.

A Vice-prefeita, Maria Auxiliadora acaba de representar a Prefeitura em uma audiência com o juiz de Xapuri, senhor Luis Gustavo Alcade Pinto, na tratativa de unir forças (Judiciário, Legislativo e Executivo) para barrar a tentativa do Governo Federal em retirar de Xapuri, o único posto da Polícia Federal.

Na oportunidade, a vice-prefeita, anunciou também o apoio incansável do deputado estadual Manoel Moraes e do senador acreano Jorge Viana. Os dois, que por telefone se mostraram dispostos a lutar pela causa.

O Prefeito Bira Vasconcelos está em Rio Branco tratando de assuntos importantíssimos voltados ao município. Todavia, entrou em contato via telefone com a vice prefeita e destacou que ainda hoje, Jorge Viana entrará em contato com a diretoria da PF em Brasília, com o objetivo de intermediar a situação.

Deputado denuncia o fechamento do posto de fiscalização da PRF no entroncamento de Xapuri

A alegação do governo federal seria contenção de gastos. Ele criticou a política econômica do governo Michel Temer (PMDB).

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Manoel Moraes (PSB), demonstrou preocupação quanto ao fechamento do posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no entroncamento de Xapuri.

“Nessa questão de contenção de despesas por parte do governo federal, o Posto da PRF no entroncamento de Xapuri está ameaçado fechar.

Se existe um posto que funciona no Acre é aquele ali. O governo não sabe mais o que é prioridade. Daqui uns dias o governo vai dizer que água e comida não são mais prioridade.

O brasileiro vai ser escravo dos países ricos. O nosso patrimônio da Bolsa está subindo todos os dias. Defendo que façamos um documento, assinado pelos 24 deputados, pedindo o não fechamento daquele posto do entroncamento de Xapuri”, pontua.

Manoel Moraes comentou a situação da BR-364. Disse que assim que a rodovia passou a ser administrada pelo Dnit alertou para os riscos de fechamento da mesma pelo fato da autarquia federal desconhecer a realidade da Amazônia acreana.

“Quando a BR-364 foi passada para o Dnit eu falei no mesmo dia: vão pedir para o Tião Viana reassumir porque o Dnit não conhece o Acre.

Se for esperar o Dnit recuperar no tempo dele, na burocracia existente, pode esquecer. É preciso a união de parlamentares federais e estaduais para buscar recursos”, salientou.

Deputada Leila Galvão pede ao Deracre recuperação do Ramal do 59, em Brasileia

A deputada Leila Galvão (PT) falou sobre uma agenda cumprida junto ao Deracre. A agenda foi acompanhada por vereadores, sindicalistas e representantes da Prefeitura de Brasileia.

Ela citou em discurso na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) que apresentou ao diretor da autarquia, Cristovam Pontes, a necessidade da recuperação do Ramal do 59, na região do Alto Acre.

“Gostaria rapidamente de falar de uma reunião da qual participamos agora de manhã. Recebemos lideranças, sindicalistas, vereadores e representantes da Prefeitura de Brasileia e participamos de uma audiência no Deracre onde apresentamos algumas demandas. O nosso tema maior sempre será a produção rural e a recuperação de ramais.

Quero registrar a atenção que recebemos do Cristovam e sua equipe para a compreensão e entendimento daquilo que o governo pode ajudar.

O tema mais abordado foi o Ramal do 59, um compromisso firmado pelo governo do Estado. Sabemos a quantidade de moradores que ali residem. Precisamos unir forças para que o governo do Estado e a prefeitura recuperem o Ramal do 59”, pontua.

Câmara de Brasiléia realiza vigésima oitava sessão ordinária de 2017

Ao todos nove vereadores participaram da vigésima oitava sessão ordinária, mas nem todos fizeram o uso da tribuna.

 Por Paula Alcântara Assessoria de Comunicação CMB 

A Câmara Municipal de Brasileia realizou nesta terça-feira (19) a vigésima oitava sessão ordinária do primeiro ano legislativo da décima quarta legislatura do município e contou com a presença dos vereadores: Charbel Reis Saad (PP), Edu Queiroz (PT), Francisco Valadares Neto (PMDB), Reinaldo Gadelha (PMDB), Zé Gabriele (PSB), Rosildo Rodrigues (PT), Rozevete Honorato (PSB), Sabá Moraes e o presidente Rogério Pontes.

Com a palavra vereador Charbel Reis Saad (PP), no uso de suas atribuições, reivindicou melhorias em duas pontes no ramal da Eletra, uma próximo a propriedade do seu Salvador e outra e a outra próximo à saída do ramal do km 19.

Com a palavra vereador Edu Queiroz (PT), no uso de suas atribuições, falou da importância da realização do Projeto Cidadão que visa atender as comunidades seja ela da zona urbana ou rural, atender aqueles que por ventura queira tirar seus documentos e também a realização de vários casamentos coletivos, projeto esse que aconteceu no ramal do km 68 e parabenizou todos aqueles que direto ou indiretamente estiveram envolvidos na realização do Projeto Cidadão que segundo o parlamentar é extremamente importante e pediu que outras realizações desta natureza continue acontecendo no município de Brasiléia, o vereador falou também sobre a audiência pública que aconteceu no SESC para tratar da regularização fundiária do Bairro Eldorado.

Com a palavra vereador Francisco Valadares Neto (PMDB), no uso de suas atribuições, falou dos últimos acontecimentos em Brasiléia com realização as prisões que se deram em virtude da operação Dolos Apate e falou em acreditar nas investigações e acreditar mais ainda no poder judiciário.

Com a palavra vereador Zé Gabriele (PSB), no uso de suas atribuições, falou sobre as visitar que o mesmo realizou, onde no domingo esteve na comunidade do ramal da Aurora no Grupo dos Barretos que segundo o vereador os agricultores estão trabalhando nas terras para poderem produzir e esteve na extensão do ramal averiguando as condições do mesmo e ficou feliz em vêm que o ramal da Aurora está bom e trafegável exceto alguns trechos que precisam de melhoramento, e falou ainda do sucesso que foi a audiência pública que aconteceu na tarde de segunda, onde o vereador Zé Gabriele também se fez presente e falou ainda do projeto cidadão que aconteceu no km 68, onde foram realizados 128 casamentos.

Com a palavra vereador Reinaldo Gadelha (PMDB), no uso de suas atribuições, fez duas indicações a primeira é sobre a quadra de areia no Bairro Leonardo Barbosa o vereador pede que o setor competente faça uma ampliação na referida quadra e a outra indicação é sobre o Bairro José Braúna referente a iluminação pública.

Com a palavra Presidente da Câmara Rogério Pontes (PMDB), no uso de suas atribuições, parabenizou a realização do evento que aconteceu na imaté, onde o mesmo não pôde está presente, pois estava em uma atividade realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre, sendo este uma sessão solene em comemoração aos 30 anos de existência da Corte de Contas e aproveitou para parabenizar a equipe da prefeitura pela organização da Audiência Pública já mencionada acima.

Com a palavra vereador Rosildo Rodrigues (PT), no uso de suas atribuições, pediu ao delegado de MDA que informe a Câmara o motivo de até hoje não ter sido entregues os computadores do Centro da Agrovila do km 26, onde hoje tem mais de 160 jovens inscritos para começar os cursos que é tão necessária para aquela juventude, o que se sabe é que está havendo uma briga interna que acabou prejudicando a entrega desse material.

Com a palavra vereador Rozevete Honorato (PSB), no uso de suas atribuições, fez alguns considerações ao vereador Joelso que foi afastado, tratava-se de uma nota repudiando uma atitude do vereador e presidente da Câmara Rogério Pontes e o vereador Joelso foi contra a votar nessa nota de repúdio, onde em suas palavras o vereador Joelso disse “eu acho que o momento tem que ser analisado eu me abstenho de votar nessa nota de repúdio pois a justiça fará a sua parte” disse Joelso; Vereador Rozevete deu continuidade na sua fala fazendo seus agradecimentos e reconhecimentos ao secretário de Agricultura Antônio Francisco e em especial a prefeita Fernanda Hassem que segundo o vereador é a comandante de tudo.

Com a palavra vereador Sabá Moraes (PT), no uso de suas atribuições, parabenizou a prefeita Fernanda Hassem pelo grande evento realizado no km 68, onde o mesmo não pôde estar presente e parabenizou ainda pela audiência pública que contemplou o Bairro Eldorado sendo este o maior Bairro do município.