A Prefeitura de Brasiléia realizará a primeira Feira do Mel da Reserva Extrativista

A Prefeitura de Brasileia irá realizar IªFeira do Mel da Reserva Extrativista Chico Mendes, no dia 24, das 8h às 18h, na feira Maria Florência, em  parceria do Governo do Estado e Sebrae.

A feira irá contar com a participação de 15 apicultores da reserva e suas produções, ainda com direito a degustações do produto.Além disso teremos exposição de flores ornamentais, comidas típicas e venda de hortaliças.

O evento tende a movimentar o trabalho dos extrativistas, valorizando a cadeia produtiva do mel,e o produtor. Além de apresentar paracomunidade que aprecia o Mel de nossa região, esse trabalho que é realizado na reserva extrativista.

Também haverá uma prática feita por um médico cubano, Alfredo Albuim, uma técnica inovadora usando o ferrão da abelha de forma medicinal, mais uma atividade que será proporcionada para todos aqueles que irão prestigiar esse grande dia.

Maria Edna gerente da Cadeia Produtiva do Mel da SEAPROF, falou sobre a realização da feira.

“O objetivo da feira é divulgar o produto, porque as vezes trabalhamos no anonimato, e para que o produtor possa ter um melhor contato com o consumidor. É uma honra está ajudando na organizaçãodessa feira, que a anos atrás nunca imaginamos que seria possível, em prol da valorização desse produto nobre que é o Mel”, disse Edna.

Local: Feira Maria Florência, (ao lado da Rodoviária).

Deracre inicia obras de reparo na ponte que liga Brasileia e Epitaciolândia

 “A previsão é de que até o fim desta semana ela esteja pronta”, informou o diretor-presidente do Deracre, Cristovam Moura.

Para garantir a trafegabilidade de condutores e pedestres entre Brasileia e Epitaciolândia, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Deracre), realiza a reforma da ponte José Augusto, sobre o Rio Acre.

A reforma, que se iniciou nesta terça-feira, 21, é resultado de uma parceria entre o governo do Estado com as prefeituras de Brasileia e Epitaciolândia. Foram investidos cerca de R$ 30 mil na troca de piso e reforço das estruturas da ponte.

Moura falou ainda sobre a construção de uma nova ponte na região, com mão dupla, ciclovia e outros detalhes que facilitarão o transporte em ambos os municípios. “Essa obra está inclusa no Anel Viário de Brasileia e Epitaciolândia. São 10 quilômetros de via contornando os dois municípios”, destacou.

A construção das rodovias tira os veículos pesados que fazem exportação pela BR-317 de dentro das cidades, preservando as vias urbanas e melhorando a qualidade de vida da região.

Prefeitura realiza palestra com Idosos sobre o Consumo do Sal de Ervas

A Prefeitura de Epitaciolândia através de uma Ação do Programa Saúde do idoso, realizou na tarde desta segunda-feira (20) no Centro do Idoso, uma Palestra sobre o “Sal Consciente”, que é uma mistura com ervas que fazem bem á saúde.

 Da Assessoria 

A Atividade contou com o apoio no Núcleo de Apoio á Saúde da Familia (NASF), Centro do Idoso (SEMCIAS) e a Fisioterapeuta Rosângela que faz parte da Saúde do Idoso.

Na ocasião os idosos ouviram atentamente ao depoimento da dona Evana Wink, esposa do seu Cláudio Wink, "que afirmou que mesmo acometido com nove AVC o esposo está bem e inclusive andando, pois foi necessário mudar radicalmente a alimentação". A Dona Marlene também disse que "o sal consciente tem favorecido á saúde dela, pois a alimentação fica saudável e saborosa ao mesmo tempo".

A Enfermeira Raneyre Lima ressaltou que “as ervas para fazer o Sal consciente tem muitas funções positivas na saúde e na qualidade de vida das pessoas que venham a utilizar e essa sensibilização é para que o sal consciente seja agregado para toda a família e não apenas ao idoso".

A Coordenadora do Programa Saúde do Idoso, a Assistente Social Irana Castelo salientou que "o objetivo com essas atividades é realizar uma política de Atenção Integral a Saúde do Idoso, tendo como objetivo a promoção de saúde, qualidade de vida, assistência e reabilitação; sendo as principais metas: aprimorar, manter e recuperar a capacidade funcional, valorizando a independência física e mental da pessoa idosa, redescobrindo possibilidades de viver sua própria vida como também a fase do ciclo vital, com a melhor qualidade possível".

Como PREPARAR o “Sal Consciente”

Coloque partes iguais de ervas secas:

Alecrim, Manjericão, Óregano, Salsinha, coentros, cebolinha, hortelã, louro e Sal grosso.

Colocar todos esses ingredientes (ou outras ervas) no liquidificador e bater; pode ser usado tanto no preparo de arroz, feijão e carnes, quanto na salada.

Prefeitura de Brasiléia realiza oficina teatral em parceria com o Sebrae

A oficina além de dar uma nova oportunidade e despertar talentos, contou com a presença do Professor Jorge Mazer que ministrou as aulas de teatro, para 14 pessoas de idades variadas. 

A Prefeitura de Brasiléia através da secretaria de Cultura, em parceria com o Sebrae, realizou do dia 15 à 18, com duração de 15 horas,no auditório do centro cultural, uma oficina de teatro que contemploujovens e adultos que nunca haviam realizado antes um curso teatral.

O trabalho realizado com muita disposição e força de vontade, resultou em uma equipe criada ao final do curso que ganhou o nome de “Os últimos que ficaram”,o grupo já recebeu convite para uma apresentação na Bolívia.

Umtrabalho realizado para despertar o interesse pela cultura através da arte teatral sem nenhum custo para os inscritos.

Um dos alunos, Francisco Anselmo de Oliveira, de 27 anos falou da grande experiência de participar da oficina.

“Foi muito importante, pois,é um novo aprendizado para todos que chegaram até o final do curso, e aprendemos a querer ir mais longe. Através da oficina consegui ser impactado, e descobri talentos em mim que não sabia que havia,espero que possamos crescermais culturalmente, e estou muito agradecido pela oportunidade”, disse Anselmo.

O secretário de Cultura, Raimundo Lacerda, falou da importância de se realizar esse movimento teatral que movimentou pessoas de todas as idades.

“Foi muito positivo a realização da oficina, que terminou com um grupo teatral formado, onde participaram mães de família, jovens, e homens de idades variadas. Estaremos trabalhando para que o grupo se mantenha, a nossa expectativa é que outras oficinas sejam realizadas para fortalecer a cultura do nosso município”, falou Lacerda.

A jovem Isabela Trigueiro Amorim, 13 anos de idade e estuda na escola Instituto Odilon Pratagí falou sobre a oportunidade de participar do curso e o que foi proporcionado.

“O curso me trouxe um novo conhecimento, pois aprendi como um ator se comporta no palco, ao entrar na oficina, além de me divertir muito eu criei o gosto por atuar. Para mim o teatro é uma boa forma de se divertir, e nessa oficina fizemos um pequeno esquete de comédia, dirigido por nosso professor, e foi muito bom estar no palco atuando com pessoas dando rizadas, eu amei participar dessa oficina”, disse Isabela.

Vídeo: Rua Rafael Martins Leão em Assis Brasil está tomada por buracos e até mesmo valas

Moradores de Assis Brasil enfrentam um grande problema com trafegabilidade.

 Por Alemão Monteiro 

A população do município de Assis Brasil está enfrentando grandes problemas com o abandono das ruas e as péssimas condições que elas apresentam o que tem dificuldade a trafegabilidade dos moradores e principalmente de quem tem veículos, ruas estão tomadas por buracos e até mesmo valas.

Dentre as ruas inclui-se a Rafael Martins Leão, rua que se inicia no Bairro Centro e se estende até o início do Bairro Plácido de Castro, segundo denuncia dos moradores a referida rua parece um ramal em péssimas condições que deixa uma comunidade isolada.

Os moradores contam que as ruas foram pavimentadas durante a gestão do ex-prefeito Manoel Batista há cerca nove anos atrás e durante todo esse tempo as ruas nunca receberam trabalhos de pavimentação, com o passar do tempo e com a falta de manutenção as ruas se acabaram.

De uns tempos para cá as condições só pioraram e a prefeitura do município parece não enxergar o grande descaso e desleixo por parte dos prefeitos antecessores e do atual.

 Veja o Vídeo 

Vídeo: Presidente da Câmara, Rogério Pontes, paga adiantado o 13º salário dos servidores

O 13º salário foi dividido em duas parcelas uma paga em junho deste ano e a outra neste mês de novembro.

 Por Paula Alcântara 

O presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, Rogério Pontes, realizou o pagamento do mês de novembro e mais o extra 13º salário dos servidores da Casa Legislativa, o presidente Rogério achou por bem dividir em duas parcelas o pagamento, dessa forma a primeira parte do 13º foi paga no mês de Junho do ano corrente.

Segundo o presidente foi feito uma planejamento junto ao financeiro da Câmara, o Contador e o Presidente para discutirem a melhor forma de efetuar o pagamento de modo adiantado sem prejudicar nem o sistema financeiro e nem os servidores, diante da crise que se enfrenta.

E com todas as dificuldades foi pago a primeira parcela e nesta quarta-feira (15) foi efetuado o pagamento da segunda parcela, para que imprevistos não pudessem atrapalhar nos pagamentos dos trabalhadores.

Para o presidente é uma satisfação muito grande poder ver que as coisas estão caminhando no rumo certo, pois se aproxima as datas festivas e é importante que os pais de famílias estejam tendo condições de comprar presentes e festejar com a família.

“Eu estou muito feliz e a gente respira melhor em poder pagar um direito garantido por lei que os funcionários do quadro permanente e os provisórios através das portarias têm”, disse Rogério.

 Veja o Vídeo 

Vereadores de Brasileia e deputada Leila Galvão participam da inauguração do ramal do Jacú no km 88

Rozevete Honorato e Rosildo Rodrigues representam a Câmara de Brasileia durante a inauguração do ramal.

 Por Paula Alcântara 

O vice-presidente da Câmara Municipal de Brasileia, Rozevete Honorato, e o vereador Rosildo Rodrigues participaram da inauguração do ramal do Jacú localizado no km 88 e mais 12 km que são ligados ao ramal da Preguiça, juntamente com a deputada Leila Galvão, onde foram beneficiadas inúmeras famílias da reserva Santa Quitéria.

O vereador Rozevete disse que percebeu a alegria dos moradores e a satisfação pelo benefício recebido na comunidade, pois quando se trata de melhoramentos de ramais todo mundo sai ganhando, tanto os moradores da localidade como a população com relação o escoamento da produção agrícola.

O que disse a deputada Leila Galvão

Eu pude perceber no semblante dos moradores a felicidade pelo recebimento da recuperação do ramal é uma satisfação muito grande poder estar presente nesses momentos de suma importância para os moradores que é sobre o benefício recebido. Continuaremos reivindicando sempre melhorias em prol da comunidade, afirmou Leila.

A deputada Parabenizou ainda o Diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE) Cristóvam Pontes e toda sua equipe pelo serviço feito no ramal. O trabalho de melhoramento foi executado pelo Governo do Estado através do Departamento.

Fernanda Hassem participa do encerramento do curso em parceria com SENAR e anuncia melhorias no ramal do 59

A Prefeita Fernanda Hassem, acompanhada do Vice-Prefeito Carlinhos do Pelado visitaram na manhã de sexta-feira, 17, a Comunidade São Benedito, no ramal do quilometro 59.

A Prefeitura de Brasileia em busca de levar igualde ao acesso a formação e capacitação para a área rural, encerrou na manhã do dia 17 de novembro o curso de fabricação de produtos Derivados de Leite em parceria com o com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Graças à parceria com o SENAR, a prefeitura já finalizou quatro cursos no município.

O mobilizador do SENAR, Girley Santos, parabenizou a gestão pela inciativa em levar formação para comunidade rural e ressaltou a importância do curso. “Primeiro quero parabenizar a gestão da prefeita, Fernanda, por ter aberto as portas para o SENAR, dando oportunidade em trazer nossos cursos de pesca, formação social e de formação profissional rural. As realizações dessas capacitações são muito importantes e só quem ganha é a comunidade, se a comunidade fosse arcar com todo o custo do curso sairia muito caro, e quando a prefeitura e os sindicatos dos trabalhadores rurais de Brasileia buscam essas parcerias quem ganha é a população”, falou Santos.

Estiveram presente no encerramento do curso a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia (STR) Francisca Bezerra dos Santos, o mobilizador do SENAR Girley Santos, a Prefeita Fernanda Hassem, o Vice-Prefeito e Secretário de Obras Carlinhos do Pelado.

O curso teve duração de 40 horas, iniciou na segunda-feira 13 e encerrou na sexta-feira 17 e capacitou 13 pessoas, 2 homens e 11 mulheres.

A moradora da Comunidade São Benedito, Belmina Oliveira, relatou a felicidade em participara da capacitação. “Graças a Deus conseguimos participar do curso de produtos derivados do leite, formamos um grupo bem unido e esse é o segundo curso que fazemos juntos onde só tem acrescentar para a gente, proporcionando formação e qualificação profissional e podendo trazer uma renda extra para nossa família”, informou Belmina.

Melhorias no Ramal

A prefeita Fernanda Hassem, juntamente com o secretário de obras Carlinhos do Pelado aproveitaram a visita a Comunidade São Benedito, no Km 59, para anunciar o início dos trabalhos que serão realizados, nos dias 17 e 18 de novembro de melhorias, no ramal.

“Hoje é um dia de feriado em todo o nosso Estado, mas nós estamos aqui com a nossa equipe na comunidade do quilometro 59, nós sabemos do tamanho do desafio que temos aqui no ramal principal e nos braços dos ramais, e por esse motivo hoje estamos aqui com o nosso maquinário para realizar esses melhoramentos no ramal principal e também na ponte que dar acesso aos nossos alunos para chegar a escola para que não percam mais aulas por contas das chuvas. Nós viemos hoje aqui, além de anunciar as melhorias do ramal, para participar do encerramento do curso, onde a prefeitura entrou com doou 90% do material para que todos as pessoas pudessem participar da formação, e nós podemos ver nos olhos de cada um deles a alegria e contentamento em participar. E nós entendemos que o papel do poder público é de estar presente com a comunidade e trazer investimentos”, ressaltou Fernanda Hassem, Prefeita de Brasileia.

Prefeitura de Assis Brasil lidera o ranking de pendências: Prefeitura de Brasileia está apta a receber verbas extras do Governo Federal

Segundo a AMAC, as cidades inaptas têm restrição no Cadastro Único de Convênios, uma espécie de Serasa das prefeitura. As cidades inaptas têm restrição no Cadastro Único de Convênios (CAUC).

Dos 22 municípios do estado do Acre, apenas 8 estão aptos a receberem verbas extras do Governo Federal. A notícia preocupa a Associação dos Municípios do Estado do Acre (Amac) pela aproximação do final de ano, quando literalmente a bancada federal corre juntos aos ministérios atrás de garantir recursos que podem ser utilizados para obras de infraestrutura, investimentos em setores primordiais como saúde e educação.

Os oito municípios que fizeram o dever de casa e conseguiram sair da inadimplência são: Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Porto Walter, Rodrigues Alves, Rio Branco e Tarauacá.

Segundo a AMAC, as cidades inaptas têm restrição no Cadastro Único de Convênios (CAUC), uma espécie de Serasa das prefeituras. O município de Assis Brasil, administrado pelo tucano Antônio Barbosa, o Zum, é líder no ranking de pendências, com oito itens. A prefeitura de Senador Guiomard, administrada por André Maia, vem em segundo lugar, com um total de cinco itens, seguido por Plácido de Castro e Capixaba, com ambos com quatro itens.

Ainda de acordo a AMAC, uma parte do problema se deve à falta de capacidade técnica, mas muitos foram os municípios que chegaram ao fundo do poço. Em Assis Brasil, por exemplo, além de inadimplente, a prefeitura já figura com dois meses de salários atrasados e sem garantia de pagar décimo terceiro em dezembro.

O prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Souza, não está adimplente, como chegou a ser noticiado nos meios de comunicação. A gestão de Gedeon conseguiu negociar dívidas com a Receita Federal e a Eletrobras, mas continua com restrição no CAUC.

Veja abaixo a lista de cidades adimplentes (comprovado) e os municípios com pendencias, de acordo a AMAC. As cidades em negrito estão adimplentes.

N° Município Situação

1 Acrelândia Falta um item

2 Assis Brasil Faltam oito itens

3 Brasileia Comprovado

4 Bujari Faltam dois itens

5 Capixaba Faltam quatro itens

6 Cruzeiro do Sul Comprovado

7 Epitaciolândia Falta um item

8 Feijó Comprovado

9 Jordão Faltam três itens

10 Mâncio Lima Comprovado

11 Manoel Urbano Falta um item

12 Marechal Thaumaturgo Faltam dois itens

13 Plácido de Castro Faltam quatro itens

14 Porto Acre Falta um item

15 Porto Walter Comprovado

16 Rodrigues Alves Comprovado

17 Rio Branco Comprovado

18 Santa Rosa do Purus Falta um item

19 Sena Madureira Falta um item

20 Senador Guiomard Faltam cinco itens

21 Tarauacá Comprovado

22 Xapuri Faltam dois itens

Fonte: contilnetnoticias.com

Prefeituras de Brasileia e Epitaciolândia realizam o I Encontro Regional dos Idosos do Alto Acre

Proporcionando um dia de lazer com muita música, dança, brincadeira e um bom almoço, as Prefeituras de Brasileia e Epitaciolândia realizaram, o I Encontro Regional dos Idosos do Alto Acre no clube Guaritas.

O objetivo do encontro, é realizar um dia de lazer para as pessoas da melhor idade, proporcionando um grande encontro e diversão aos idosos, e trabalhando a união dos municípios do Alto Acre.

Estiveram presentes no evento a Prefeita Fernanda Hassem, o Prefeito Tião Flores, a Vice-Prefeita de Xapuri Maria Auxiliadora, a Deputada Estadual Leila Galvão, os vereadores dos municípios de Brasileia, Zé Gabriele, e Epitaciolândia e os idosos de Brasileia, Xapuri e Epitaciolândia.

A prefeita Fernanda, ressaltou a importância em proporcionar esses momentos de lazer para os idosos dos municípios. “É muito bom poder chegar aqui no local do evento e ver que ele foi preparado com todo o carinho, desde os pequenos detalhes que foram elaborados pelas equipes das prefeituras, mostrando que a unidade, união das gestões, vale a pena. Estar à frente de uma prefeitura é um desafio muito grande, e chegar em uma agenda igual a essa é sempre motivo de felicidade, e a melhor idade é isso poder chegar com saúde, alegria e disposição para aproveitar cada momento. Cuidar dos nossos idosos é cuidar do nosso futuro”, falou Fernanda Hassem.

Durante o evento, Fernanda Hassem anunciou a ampliação do Centro de Convivência do Idoso de Brasileia e prestigiou as apresentações realizadas.

O prefeito Tião Flores falou da importância da união das prefeituras para realizar o encontro. “Para nós está sendo uma grande alegria e satisfação em poder realizar essa confraternização aos nossos idosos, vendo a alegria deles que contagia a todos nós. Esse evento só mostra a unidade das prefeituras do Alto Acre”, informou Tião.

O encontro regional dos idosos já entrou para o calendário anual de festividades dos municípios do Alto Acre.

“Enquanto representante do Alto Acre na Assembleia Legislativa, fico muito feliz em estar participando desse trabalho, e não temos medido esforço para ajudar as prefeituras em trazer melhorias e maior qualidade de vida para a população principalmente aos nossos idosos que já fizeram tanto pela gente”, relatou Leila Galvão, Deputada Estadual.

Para Nazaré da Silva de Oliveira, 75 anos, o encontro está sendo uma da melhor festa que ela participa. “Estou muito feliz em participar da festa, para mim é comemoração em dose dupla, primeiro por ser meu aniversário e segundo por poder comemorar juntamente com minhas amigas e amigos”, destacou Nazaré.