Abertas inscrições para Curso de violão na Secretaria de Cultura em Brasiléia

Começou na secretaria de Cultura as inscrições para o curso de violão, que terá duração de 6 meses, e será ministrado pelo professor Abel Araújo de Lima.

Violão

As inscrições serão feitasaté o dia 9 de maio, no horário de expediente das 7h às 12h, e das 14h às 17h na sede da secretaria.

Essa será a primeira atividade desenvolvida pela escola de Música Sonart que ao longo do ano terá uma programação especial para toda a comunidade.

Para o secretário de Cultura, Raimundo Lacerda,esse é um momento novo para a cultura do município.

“Nossa missão é que a comunidade tenha uma agenda cultural com muitas atividades, e vamos começar com esse curso de música.

A prefeita, Fernanda Hassem, acredita na cultura e vai investir na área, eu quero convidar a comunidade para participar desse curso”, disse o secretário.

Agenda-

Escola de MúsicaSonart

Atividade -Curso de Violão

Local- Centro Cultural

Endereço- Rua Vitória Salvatierra, Bairro Ferreira da Silva

Secretaria de Cultura em Brasileia

Queremos ônibus coletivo em Brasileia e Epitaciolândia, diz moradores

Está circulando um debate da população de Brasiléia e Epitaciolândia sobre as distâncias que estão ficando cada vez maiores para determinados trechos.

 Por Cleilton Pessoa 

BrasileiaUm deles se refere ao Curso de Matemática que funciona no Campus da UFAC, cerca de 8 km do centro da cidade. E imaginem quando passarem a funcionar 4 cursos técnicos para atender a demanda da indústria de Avicultura e Suinocultura.

Alguns pontuam ainda que as autoridades deveriam começar a se mobilizar para viabilizar ônibus coletivos para atender os pacientes do Hospital de Clínica Regional quando este for concluído.

Esse debate foi acompanhado na sexta feira 21, quando a funcionária pública, Raquel Bronzeado, 42, publicou um post em rede social questionando sobre a falta de transporte coletivo em Brasiléia e Epitaciolândia. 

"Tendo em vista o tamanho da população dos municípios e a ampliação do “sítio urbano, já tentamos acordos com alguns políticos pra entrarem pelo menos com uma contrapartida de um veículo particular, mas nada conseguimos,” reclama Bronzeado.

Brasileia AcreDe encontro aos cometários, Elaine Silva, 44, Engenheira Florestal, lamentou a inviabilidade do cidadão de se socorrer com ônibus de empresários locais que fazem frete de turistas porque o preço é muito elevado. E mostra sua insatisfação com a falta de apoio do poder legislativo, executivo que não demonstra interesse em abraçar a causa. “Já apresentamos várias propostas alternativas e não obtivemos apoio de ninguém. Até de pagar todas as despesas incluindo motorista e combustível. Nem a prefeitura que tentei uma reunião para discutirmos isso nos deram ouvidos. Estou esperando resposta até agora. Essa falta de respeito para com a população está fazendo amadurecer a coleta de milhares de assinatura em um grande abaixo assinado” finalizou Silva.

Por fim, Charles Júnior, 28, lamenta saber que as duas cidades juntas somam mais de 50 mil habitantes e vivem sem transporte coletivo, tornando as pessoas dependentes de carona ou mesmo de pagamento de transporte para não perderem aula.

“As prefeituras são indiferentes a esta situação. “Existem milhares de pessoas de baixa renda que precisam diariamente de um transporte digno, pois nem sempre possuem condições de pagar um taxi ou Moto Taxi e em alguns casos as condições físicas não permitem o mesmo andar de moto taxi. Temos que fazer valer a Lei nº 12.816 de 2013 que diz que o ônibus escolar pode ser usado por universitários desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, cobrou Júnior.   

O fato é que em Brasiléia já teve linha de ônibus no passado, quando a população era bem menor e as vias públicas da periferia eram sem infraestrutura.

Por conta de busca alternativa de transporte, vale lembrar o emblemático embate  e conflito de taxistas motorizados contra os mototaxistas em Brasiléia e Epitaciolância no passado.

Agora os interessados que garantiram ir atrás de um diálogo têm pela frente um desafio espinhoso, que envolve os meios de transportes já estabilizados. Cabe aos prefeitos tentarem trabalhar em conjunto para encontrar uma soluçao.

Por telefone a prefeita Fernanda Hassem, disse não ter conhecimento desse reclamo por parte dos universitários, mas mostrou-se disposta a intermediar uma conversa com os agentes da "suposta solicitação" de agendamento.

"Tenho procurado dialogar com todas as categorias, sobretudo da educação. Ainda em janeiro conversei com os universitários de pedagogia e prontamente a prefeitura atendeu a demanda e articulei com os prefeitos da regional," declarou Hassem.

Já o prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores reforçou a importância de ouvir o clamor da sociedade e buscar uma saída que a grande maioria possa ser contemplada. "Estamos à disposição para qualquer tipo de debate, que tenha como objetivo trazer benefícios para a coletividade, basta agendar a data com antecedência," conclui Flores. 

ÔnibusFoto: Ilustrativa

Mais de 29 mil candidatos fazem concurso da PM neste Domingo

Portões nos locais de prova fecharam às 8h deste domingo (23) e certame vai ter quatro horas de duração. São 250 vagas para os níveis médio e técnico.

Mais de 29 mil pessoas prestam o concurso da Polícia Militar do Acre neste domingo (23) nas cidades de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e na capital Rio Branco. Os candidatos concorrem a 250 vagas para os níveis médio e técnico. O salário chega a R$ 3.319,12.

Os portões nos locais de prova foram abertos às 7h e a prova terá uma duração de quatro horas. A Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) reforçou sete linhas de ônibus para a realização do concurso.

São 230 vagas para aluno combatente – dessas, 184 são para o sexo masculino e outras 46 para mulheres. Além das oportunidades, o edital abriu outras 20 vagas para o nível técnico, sendo 10 para o cargo de aluno soldado músico e outras 10 para aluno soldado de saúde – cinco para técnico em enfermagem e cinco para auxiliar de saúde bucal.

O processo será realizado em três fases de caráter eliminatório e/ou classificatório, conforme edital. Após as provas objetivas, a segunda fase consiste no teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova prática instrumental e exame médico e toxicológico. A última fase será realizada a investigação criminal.

O gabarito das provas, ainda de acordo com o edital, deve ser divulgado na terça-feira (25). Já o prazo para a interposição de recursos vai entre a quarta (26) e quinta (27). O edital não informa a data em que o resultado deve ser divulgado.

PM Acre

Do G1 Acre

Água para Todos chega às terras indígenas do Juruá, Feijó e Tarauacá

Nessas quatro comunidades, ação beneficiará 185 famílias. O programa já atendeu comunidades de Senador Guiomard, Xapuri, Brasileia e Cruzeiro do Sul.

 Por Nayanne Santana 

Água

As aldeias Puyanawa, Samaúma, Shanenawa e Aldeia Colônia 27 são as próximas beneficiadas com ações do programa Água para Todos, executado pelo governo do Acre, que visa levar saneamento básico integrado para comunidades de todo o estado com investimentos de R$ 2,907 milhões.

Neste sábado, 22, o governador Tião Viana e o diretor-presidente do Departamento de Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, assinam a ordem de serviço para o início das obras nas comunidades. O ato será em Mâncio Lima, no Vale do Juruá.

“Nesta etapa do programa estaremos dando a ordem de serviço que beneficiará 185 famílias em quatro comunidades indígenas. É um passo importante para melhoria das condições de saúde da comunidade. As famílias serão beneficiadas com poço, reservatórios e rede até suas residências”, afirmou Magalhães.

Mais dignidade e qualidade de vida

O assessor especial Indígena do Estado, Zezinho Kaxinawá, destaca que, mesmo sendo atribuição do governo federal, o governo estadual toma a iniciativa de incluir em seu cronograma de atividades.

“O governador Tião Viana, como gestor e médico, faz isso por reconhecer a importância de levar saneamento básico para todos, em todos os lugares, incluindo as terras indígenas”, pontua Kaxinawá.

As áreas beneficiadas com o Água para Todos, nesta etapa, localizam-se nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá. 

Nessas quatro comunidades, ação beneficiará 185 famílias

Barbeiro faz cabelo de suposto defunto na cidade de Feijó

O dono da barbearia pés juntos, localizada próximo ao cemitério Santa Cecília, levou um tremendo susto, na noite desta sexta-feira, 21.

Segundo o Proprietário Cláudio, era por voltas 19:00, quando se aproximou de sua barbearia, um senhor, que aparentava ter, uns 60 anos, trajava roupas estranhas, e pediu para que cortasse seus cabelos.

Cláudio se admirou com o tamanho do cabelo e o mau cheiro. Mesmo assim, fez o corte normalmente.

Por se tratar de alguém desconhecido, o barbeiro ficou na mutuca para saber qual direção tomava. O homem se dirigiu ao cemitério santa Cecília atravessou a cerca de arame, e sumiu misteriosamente sem deixar qualquer pista aos olhos do barbeiro.

Cláudio ficou bastante assustado com a situação, mais parou para refletir ‘’Será que cortei cabelo de um defunto’’ ou deve ser brincadeira de alguém para me assustar. Se não for, que aprecem mais desses clientes que pagam dobrado.

defuto em Feijó

Fonte: feijo24horas.com

Acidente na Estrada do Pacífico deixa vítimas com ferimentos leves

Mais um acidente é registrado na Estrada do Pacífico, desta vez envolveu uma caminhonete, as vítimas tiveram apenas ferimentos leves.

acidente envolvendo uma camionete 4

O resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado para se deslocar até o km 8 da BR 317 Estrada do Pacifico, onde aconteceu um acidente envolvendo uma Caminhonete pick-up modelo Toyota/Hilux, placas MZZ 8448.

Entre as vítimas estão adultos e crianças que estavam no veiculo na hora do acidente, segundo informações a condutora do veículo bateu numa tartaruga de sinalização e perdeu o controle do veiculo vindo a cair numa ribanceira.

Além da condutora, outras mulheres que estavam no veículo foram levadas para o Hospital das Clínicas Raimundo Chaar em Brasiléia com ferimentos leves.

A Policia Militar foi no local e registrou esse acidente próximo do silo graneleiro de Brasiléia localizado no km 8 zona rural de Brasiléia.

acidente envolvendo uma camionete 8

acidente envolvendo uma camionete 7

acidente envolvendo uma camionete 6

acidente envolvendo uma camionete 5

acidente envolvendo uma camionete 3

acidente envolvendo uma camionete 2

Com informações Noticias da Franteira / Fotos Almir Andrade

Polícia Militar do Acre participa de ação desencadeada em todo Brasil

A Polícia Militar do Acre esta participando da “Operação Tiradentes” que teve início na tarde desta quinta-feira, 20, e se estende até sexta-feira, 21 de abril.

 Por Assessoria PMAC 

Policia Militar do Acre 5

Em todo estado do Acre 350 policiais militares, 50 viaturas e 30 motocicletas serão empregadas na operação, incluindo as unidades especializadas Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e Batalhão de Trânsito (Bptran). Na capital Rio Branco cerca de 80 policiais militares estarão empenhados na ação.

A operação Tiradentes envolverá aproximadamente 600 mil policiais militares e acontece simultaneamente em todas as unidades federativas e no Distrito Federal. A operação conjunta em todo território nacional é uma homenagem à figura de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por “Tiradentes” patrono das polícias.

A operação tem o objetivo de preservar a ordem pública e a manutenção da paz trazendo a sensação de segurança aos cidadãos, intervindo diretamente nas áreas de vulnerabilidade e com maior incidência de crimes e violência. Toda ação é norteada por dados apontados por meio de estatísticas e análise criminal produzidos por profissionais da instituição.

Policia Militar do Acre 3

Policia Militar do Acre 7

Policia Militar do Acre 6

Policia Militar do Acre 4

Policia Militar do Acre 2

Policia Militar do Acre 1

Túmulo é violado e caixão é exposto para fora, no cemitério de Brasileia

A ação ocorreu no Cemitério São João Batista, na madrugada desta quinta para sexta-feira na fronteira.

 Por Alemão Monteiro 

Cémiterio de Brasileia Acre

Os funcionários da secretaria de Obras que estavam fazendo a capina do Cemitério São João Batista tiveram uma surpresa desagradável ao chegar ao local, eles encontrou no início da manhã desta sexta-feira um túmulo quebrado com o caixão e o cadáver do lado de fora.

A administração disse que a ação dos criminosos ocorreu na madrugada de sexta-feira. O caso assustou os moradores de Brasiléia que tem entes sepultados no cemitério do Município já que não é a primeira vez que isto acontece.

Na última vez o cemitério tinha sido violado e um crânio tinha sumido e esta ação criminosa levantou um grande debate nas redes sociais, onde a maioria dos internautas repudiou, desta vez, após o ato os moradores pedem providencias das autoridades competentes.

O Secretário de Obras informou o caso a policia que após a perícia o caixão será colocado de volta e o túmulo será lacrado novamente. A família também será informada sobre o caso.

proibido para menores de anos

Cémiterio de Brasileia 2

Cémiterio de Brasileia 6

Cémiterio de Brasileia 5

Cémiterio de Brasileia 4

Cémiterio de Brasileia 3

Cémiterio de Brasileia 1

Feriado e final de semana serão marcados por “leve frente fria”

O feriado do dia 21 de abril o dia de Tiradentes e o final de semana será de frio diz pesquisador meteorológico Davi Friale.

O pesquisador meteorológico Davi Friale avisou que o feriadão de Tiradentes de 2017 deverá ser marcado pela chegada, entre sexta-feira e sábado, de uma fraca frente fria ao Acre, ao sul do Amazonas, ao sul e oeste de Rondônia e ao sul e sudoeste de Mato Grosso. 

“Não haverá frio nem tampouco friagem, mas a penetração de uma fraca massa de ar polar deixará a temperatura mais agradável, principalmente, durante as noites”, explica Friale.

Segundo ele, a aproximação e a chegada dessa frente fria e o seu choque com o ar úmido que está sobre a região provocarão chuvas, que podem ser fortes, volumosas e acompanhadas de raios e ventanias leves, em vários pontos, nos próximos três dias: 20, 21 e 22 de abril, principalmente, no Acre, no oeste de Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas, na maior parte da Bolívia e no leste e sudeste do Peru.

Na sequência, a penetração de ar seco polar vai inibir a formação de nuvens de chuvas durante uns dois ou três dias, a partir de domingo ou segunda-feira. Assim, espera-se uma pequena trégua na ocorrência de chuvas, não se descartando a possibilidade de chover, mas de forma rápida e pontual, no início da próxima semana.

Davi Friale

A informação está no portal o Tempo Aqui.

Iteracre discute regularização fundiária com agência alemã

Iteracre, Agência Pública Alemã e sindicatos discutiram parceria para avançar nos projetos de regularização fundiária rural no estado. 

 Por Ana Paula Pojo 

O diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson Figueiredo, reuniu-se nesta quinta-feira, 20, com representantes sindicais, federações e com a coordenadora local da Agência Pública de Cooperação Alemã (GIZ), Alcione Costa, para tratar de parceria para avançar nos projetos de regularização fundiária rural no estado.

Representantes do programa Terra Legal – do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) -, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Acre (Fetacre), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e dos Extrativistas e Trabalhadores Assemelhados de Rio Branco (Sinpasa) também participaram da agenda.

“Estamos discutindo para ver de que forma os movimentos podem contribuir nesse projeto de regularização fundiária, para firmamos parcerias que envolvam os movimentos sociais, que estão na base discutindo com os produtores rurais”, explicou Figueiredo.

Para o governo do Estado, é muito importante manter esse diálogo, pois ele envolve os movimentos sociais, sobretudo nessa área dos produtores, permitindo que o Estado potencialize as ações que estão sendo desenvolvidas pelo movimento.

A coordenadora do Terra Legal, Maria Rosineide Araújo, disse que a questão da regularização fundiária é muito importante e o governo sempre busca firmar parcerias com as associações e sindicatos para beneficiar o setor rural.

“As coordenações desses organismos que estão mais na ponta conhecem as necessidades reais de cada morador, produtor e trazem isso pra gente por meio desses encontros para que a gente possa buscar soluções e melhorias. Quem ganha com isso é a população rural, que conquista a segurança jurídica com o seu título”, pontuou.

A presidente do STR, Fátima Maciel, contou que hoje o sindicato possui vínculo na capital com cerca de 2.500 trabalhadores rurais, e esse diálogo permanente com o Estado é de extrema importância.

“Me alegra quando o poder público convida as organizações sociais para discutir e encaminhar o que pode trazer bons resultados ao nosso interesse. Manter essa agenda de diálogo permanente é um grande avanço”, afirmou.

Apoio e parceria da GIZ

A coordenadora da GIZ, empresa pública de cooperação alemã, Alcione Costa, contou que o papel da Agência é apoiar tanto o programa Terra Legal quanto o Iteracre nesse processo de regularização fundiária no Acre.

“Temos apoiado essa iniciativa de governança fundiária, da qual fazem parte não só os órgãos que tem competência legal para trabalhar essa questão fundiária no estado, mas os beneficiários diretos como a sociedade civil organizada que representa esses beneficiários”, contou.

Iteractre