Governo do Estado e Prefeituras de Brasileia e Epitaciolândia iniciam trabalhos no ramal Filipinas

A última semana do mês de Setembro começou com boas notícias para os moradores do ramal Filipinas localizado na área rural de Brasileia e Epitaciolândia.

 Da Assessoria de Comunicação PMB 

Foi realizada na manhã da última segunda-feira, 24, uma reunião com os moradores da Comunidade Filipinas, para anunciar a construção de 40 km de ramal. A obra vai beneficiar as 350 famílias que moram na região e precisam do ramal para escoar a produção.

Esta melhoria só está sendo possível, graças ao grande empenho da Deputada Estadual Leila Galvão, juntamente com o Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Prefeitura de Brasileia e Epitaciolândia e ao Deputado Federal Léo de Brito.

Estiveram presentes no evento, moradores da comunidade Filipinas, Prefeita Fernanda Hassem, Deputado Léo de Brito, Deputada Leila Galvão, Secretário Adjunto de Meio Ambiente João Paulo Mastrangelo e representantes sindicais de Brasileia e Epitaciolândia.

Os benefícios vão além do melhoramento do ramal, serão construídas, também, pontes, os bueiros para escoação de água no ramal.

“Momento muito importante que está sendo realizado hoje, aqui na Filipinas, parabenizo a atuação da nossa Deputada Leila por ter se disponibilizado, correndo atrás, indo nas secretarias e ao gabinete dos prefeitos e governador para que pudessem construir o nosso ramal. E isso é muito importante para nós e nossa região”, relatou Rosimar Menezes, morador das Filipinas.

O ramal Filipinas abrange as áreas de Brasileia, Epitaciolândia ligando ao município de Xapuri.

Prefeita Fernanda Hassem participa do lançamento da Revisão Biométrica em Brasileia

A Prefeita Fernanda Hassem participou na manhã da última segunda-feira, 25, do Ato de Lançamento da Revisão Biométrica obrigatória dos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, realizado no fórum eleitoral da 6º Zona, em Brasileia.

A revisão biométrica tem como objetivo fazer com que todos os eleitores de Brasileia e Epitaciolândia compareçam ao Fórum Eleitoral da 6ª Zona, em Brasileia, para a atualização do título de eleitor com a coleta de dados biométricos.

O período para que os eleitores realizem a atualização é de 25 de setembro há 19 de dezembro de 2017, com horário de funcionamento das 8h às 17 horas, sem intervalo para almoço.

Para realizar a atualização é necessário que levem o Título de eleitor (se houver), documento oficial com foto, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Caso os eleitores não compareçam, terão o titulo e o CPF cancelado, não poderão obter carteira de identidade ou passaporte, poderão ter dificuldades para investidura e nomeação em cargos públicos, renovação de matriculas em estabelecimento oficial e não poderá obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas.

O município de Brasileia possui 17.832 eleitores, dos quais 8.907 já foram recadastrados por meio da biometria antes do chamamento obrigatório, e 51,24% já realizarão o recadastramento.

Em todo o Estado do Acre oito municípios já passaram pela revisão biométrica obrigatória, elevando o índice de eleitores recadastrados para 79%.

Prefeitura de Brasileia realiza audiência para discutir e elaborar o PPA de 2018 a 2021

Representantes de Diversos Segmentos participam de Discussão e Elaboração do Plano Plurianual (PPA) de Brasiléia.

 Da Assessoria de Comunicão PMB 

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento previsto no art. 165 da Constituição Federal destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. 

A equipe da Prefeitura de Brasiléia realizou nesta segunda-feira, 25, a audiência pública com o objetivo de discutir e elaborar o PPA do município, que terá vigência de 2018 a 2021.

A Secretária Municipal de Planejamento Suly Guimarães, fez a abertura da audiência, destacando essa ação.

“Nós montamos uma equipe técnica para que pudéssemos está planejando essa ação tão importante que é o Plano Plurianual de Brasiléia. Essa é a primeira vez que o PPA é trabalhado em forma de audiência pública. É importante a participação popular de todos os segmentos para estarmos juntos fazendo esse planejamento, colocando os interesses da comunidade. Isso faz com que possamos exigir um pouco mais do poder públicas as ações que serão realizadas no município”.

O promotor de Justiça Dr. Aurê Ribeiro Neto que participou da atividade mencionou sobre o PPA.

“É muito importante trazer o Plano Plurianual para a sociedade. A audiência pública tem essa prioridade, dar legitimidade à Prefeitura com os gastos públicos e com essa participação popular, os próprios moradores poderão decidir onde serão alocadas as verbas para os próximos quatro anos. Por isso é importante que todos opinem e deem sugestões”.

Para a Deputada Estadual Leila Galvão falou que esse debate é necessário e fundamental para a gestão.

“É um momento de debate, onde a sociedade tem o direito de participar e nesse sentido que a Prefeitura de Brasiléia fez um chamamento para todos os setores, é fundamental essa participação, onde a sociedade poderá contribuir com a gestão na elaboração e planejamento das ações para os próximos quatro anos. É a população participando do planejamento das ações a serem realizadas pela gestão municipal”.

A Prefeita Fernanda Hassem, destacou a importância dessa ação e da participação popular.

“É um momento muito importante. Fizemos um chamamento público em todos os meios de comunicação, convidamos a sociedade civil e organizada para participar da discussão do Plano Plurianual de Brasiléia, que norteará os rumos a serem tomados pela gestão municipal para os próximos quatro anos. Aqui temos representantes dos mais variados setores e segmentos. Estamos felizes com a participação popular nesse momento de discussão e elaboração do PPA, sobre o orçamento público municipal. É um momento oportuno para que possamos discutir as politicas públicas para o município de Brasiléia”, destacou Fernanda Hassem.

Participaram também o Vice-presidente da Câmara de Brasiléia vereador Rozevete, vereadores Edu, Sabá e Zé Gabriele, 1º Ten. Daniel representando a Companhia Especial de Fronteira, além de representantes de diversos segmentos da sociedade.

Essa é uma oportunidade da população participar diretamente da elaboração do PPA, contribuindo com sugestões de ações que possam ser concretizadas pela gestão para os próximos quatro anos.

O município de Brasiléia ainda está trabalhando no PPA elaborado pela gestão anterior.

É importante ressaltar que a atual gestão atual pretende elaborar um PPA bem próximo da realidade do município. Contribuir com sugestões que possam ser concretizadas durante esse período de governo.

Homem é morto a tiro no bairro Jardim Panorama, em Rio Branco

Populares encontram corpo de homem morto a tiros no bairro Jardim Panorama região do São Francisco, na capital.

O corpo de um homem identificado como Wicley Araújo, foi encontrado por moradores da Rua Projetada, região do Bairro Jardim Panorama, no São Francisco. O corpo estava amordaçado e com disparos na cabeça.

Em análise preliminar do perito médico legista, pelo menos quatro disparos foram detectados na região da cabeça, sendo dois deles a queima roupa.

E pelas circunstâncias do corpo é possível que o homem tenha sido assassinado a pelo menos 5h, ou seja na noite de domingo (24).

Moradores da região não reconheceram a vítima como morador do bairro e também disseram não terem escutado o barulho de disparos. O caso será mais um a ser investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (Dhpp).

Mulher Cidadã atende comunidades do Icuriã na zona rural de Assis Brasil

A recuperação do ramal irá tirar do isolamento, durante o inverno, mais de mil pessoas que habitam nas 24 comunidades. O Mulher Cidadã tem como público alvo mulheres em situação de vulnerabilidade e todo o universo feminino.

 Por Concita Cardoso da Assessoria 

“É gratificante, a cada edição do Mulher Cidadã e do Saúde Itinerante, constatarmos o que propusemos fazer: levar atendimentos de saúde e cidadania para as comunidades mais distantes do Acre. Essas ações resultam em melhoria e qualidade de vida dos ribeirinhos, extrativistas e das comunidades indígenas”, afirmou a governadora em exercício, Nazareth Araújo, durante a 25ª edição do Mulher Cidadã, que beneficiou, durante todo o dia de sábado, 23, moradores do Ramal Icurã, em Assis Brasil.

A comunidade estava em festa. Além dos serviços de saúde, cidadania, educação,  lazer e segurança pública, o governo fez a entrega da primeira etapa de recuperação e melhoria do ramal que dará acesso às comunidades. Foram R$ 380 mil, oriundos de recursos próprios, investidos na recuperação dos 36 quilômetros de ramal.

A ação irá tirar do isolamento, durante o período de inverno, mais de mil pessoas que habitam nas 24 comunidades da região.

O presidente da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes, de Assis Brasil, José Araújo falou de sua gratidão ao governo: “Estamos em festa. Hoje é um dia em que estamos comemorando as políticas públicas destinadas à nossa comunidade. A partir de agora teremos condições de trafegar de inverno a verão”, revelou.

Marli Manchineri, da aldeia Santa Rosa, buscou os atendimentos do Mulher Cidadã para ela e para os seus 12 filhos. “Já não sabia o que fazer para passar a febre e a diarreia dos meus filhos. Hoje, ao serem medicados, já percebo que estão se sentindo melhor. Estou muito agradecida ao governo por nos oferecer saúde e melhoria de vida. Vamos terminar o ano muito felizes pelo presente que estamos recebendo”, disse.

A novidade dessa edição foi a parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do curso de Jornalismo. Acadêmicas do curso foram contempladas pelo Instituto Vladimir Herzog a produzirem matéria multimídia sobre a situação de violência que as mulheres da zona rural do Acre são vítimas.

Ana Flávia de Almeida, acadêmica de Jornalismo, relatou que o Mulher Cidadã foi uma experiência rica no relato de histórias de mulheres que são vítimas de violência. “É triste ainda percebemos que mulheres são vítimas de violência dentro de suas próprias casas, isso é inadmissível”, disse.

Cidadania e acessibilidade

O projeto Mulher Cidadã levou serviços de saúde, psicossocial, jurídico e social às comunidades do Icuriã. A iniciativa, coordenada pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, tem como público-alvo mulheres em situação de vulnerabilidade e todo o universo feminino: maridos, filhos e familiares.

Além dos serviços e atendimentos, também foram desenvolvidas ações educativas e preventivas, com foco no planejamento familiar, gravidez na adolescência, drogadição, saúde mental e violência doméstica.

Parceiro do Projeto Mulher Cidadã, o Programa Saúde Itinerante ofertou atendimento médico, exames e medicamentos aos cidadãos da localidade. Ao todo, dez médicos participaram da ação, nas especialidades de ginecologia, pediatria, cardiologia, endocrinologia, clínica-geral e geriatria.

Homem tatua namorada de topless nas costas, mas ela termina com ele

Tatuar o nome de algum namorado (a) ou companheiro (a) é algo arriscado, já que o relacionamento pode acabar e a pessoa fica o resto da vida com a marca do (a) ex no corpo.

Agora, imagine fazer uma tatuagem gigante nas costas com a imagem de alguém que se conheceu em uma festa, resultado de affair rápido. Foi exatamente isso que Malakye Brooks fez. O rapaz estava passando férias na ilha de Ibiza, na Espanha, um local conhecido pelas baladas cinematográficas e as noites regadas com muito álcool e drogas.

Brooks se apaixonou por uma garota e, numa dessas noites muito loucas de Ibiza, decidiu que faria uma tatuagem. “Não sabia o que eu queria e então agi no calor do momento”, contou em entrevista ao jornal “Metro”.

Empolgada, a mulher sugeriu uma imagem sua com os seios de fora. Quatro horas depois, Brooks ficou com essa imagem eternizada nas costas. Claro que não foi grátis. Nessa “brincadeira”, o jovem gastou cerca de R$ 1.570.

Durante todo o restante das férias, namorando a garota, Brooks fez questão de exibir sua tatuagem por onde passou.

Como tudo na vida, o romance de alguns dias chegou ao fim. Pouco depois da viagem, o casalzinho apaixonado se separou. E agora Brooks tem a foto de uma ex-namorada, de topless, para sempre em suas costas. 

Com informações do portal UOL

Polícia prende foragido da justiça com arma de fogo em Brasileia

A ocorrência foi encaminhada para Delegacia Geral de Polícia Civil do município para serem tomadas as providências cabíveis ao fato.

 Da Assessoria PMAC 

O jovem já tem passagens pela Justiça. Foto: Alexandre Lima

Cácio Soares Teodoro, 19 anos, foi preso com uma arma de fogo e um mandado de prisão em aberto na noite deste domingo, 24, por policiais militares do 10° Batalhão de Polícia Militar (10° BPM), na rua Francisco Dino Gadelha, bairro Alberto Castro, no município de Brasileia.

A prisão aconteceu durante patrulhamento de rotina do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO), os militares visualizaram dois homens em fundada suspeita em uma motocicleta nas proximidades do residencial Jatobá.

A dupla desobedeceu a ordem de parada e tentaram fugir. Mas acabaram perdendo o controle da motocicleta e caíram, ainda assim, o comparsa de Cácio conseguiu escapar do cerco policial.

Um revólver calibre .32 com seis munições intactas e um capuz foram apreendidos. A ocorrência foi encaminhada para Delegacia Geral de Polícia Civil do município para serem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Prefeitura de Brasileia realiza a 6° edição do Domingo na Praça

O município de Brasileia recebe espetáculo teatral ‘As Mulheres de Molière’ na 6° Edição do Domingo na Praça, realizado no último domingo, 24, na Praça Hugo Poli.

 Da Assessoria PMB 

O Domingo na Praça é uma idealização da Prefeitura Municipal de Brasileia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que a cada edição busca novas parcerias para trazer diversas atrações para o município.

O teatro de rua, As Mulheres de Molière, realizado pelo grupo teatral Visse e Versa de Ação Cénica, faz parte da VII Aldeia Caiçuma das Artes realizado pelo Serviço Social ao Comerciário (SESC), que está percorrendo vários municípios do Acre, levando cultura e entretenimento a população.

“Nós estreamos essa peça em 2009, aqui em Brasileia, e já percorremos diversos municípios do Estado. Além do nosso espetáculo, a vários outros sendo realizado nos demais municípios acreanos que tem o Sesc. E quero parabenizar a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem e a Angra Cavalcante, gestora do Sesc Brasileia, por terem realizado essa parceria e trazer cultura para a população”, falou Lenine Alencar, diretor teatral.

A 6° Edição do Domingo na Praça contou com diversas apresentações musicais, da escola de música Sonarte, e com a exposição das Bonecas Abayomi e a oficina de confecção de bonecas coordenada pelo Christian Moraes.

“Estamos aqui na praça hoje finalizando mais uma etapa de apresentações nos municípios, e muito feliz por ser no programa Domingo na Praça, e isso é um benefício muito grande para a cidade, que a prefeitura e o Sesc está proporcionando aos habitantes”, relatou Christian Moraes, produtor cultural.

Todo último domingo do mês a Prefeitura de Brasileia realiza o Domingo na Praça, trazendo várias atrações culturais, artísticas e musicais. Levando cada vez mais cultura para a população do Alto Acre. 

TCE condena ex-presidente da Câmara de Epitaciolândia por irregularidades

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Epitaciolândia, Marco Ribeiro, teve as contas reprovadas e foi multado em R$ 3.570,00 por irregularidades praticadas quando foi presidente da casa, em 2015.

Por unanimidade, os conselheiros seguiram o voto do relator, Antônio Cristovão Messias, que fixou a multa e determinou que a decisão seja comunicado ao atual presidente do legislativo local.

Segundo o processo, Marco Ribeiro, que hoje ocupa a função de secretário de obras em Epitaciolândia, contratou sem licitação a empresa Status Consutoria, configurando irregularidade.

Ainda segundo o relatório do conselheiro, o ex-presidente não deu transparência aos atos administrativos nem apresentou relatórios do controle interno das ações que comandou na câmara.

No voto, Antônio Cristovão disse que o ex-presidente gastou R$ 42.500 com a Status Consultoria sem realizar licitação, o que caracteriza irregularidade diante da Lei 8666, das licitações.

Pela decisão do TCE, Marco Brito terá de pagar a multa e o atual presidente da casa, após ser comunicado da decisão, deverá providenciar a regularização dos atos apontados pelo Tribunal.

Comerciante sai para cobrar dívida e é morto a terçadadas na Cidade do Povo

A vítima, Marcelo Félix da Silva, de 36 anos, era dono de uma distribuidora e foi assassinado a golpes de terçado e tijoladas.

Um comerciante sai para cobrar dívida e é morto a terçadada na Cidade do Povo, em Rio Branco. O fato aconteceu na noite deste domingo (24), em uma das residências da quadra 10. A vítima, Marcelo Félix da Silva, de 36 anos, era dono de uma distribuidora e foi assassinado a golpes de terçado e tijoladas.

Segundo o coletado pela polícia, ele havia saído de casa para cobrar uma dívida e teria discutido com o homem que lhe feriu com terçado nas costas e no rosto.O suspeito também teria lhe arremessado um tijolo na cabeça após cair no chão inconsciente. Marcelo chegou a ser levado para o Pronto Socorro de Rio Branco, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante atendimento.

Os militares realizaram patrulhamento na intenção de encontrar o acusado, mas até a manhã desta segunda-feira (25), ele ainda não havia sido preso. Este foi o segundo homicídio ocorrido no mesmo dia.

No bairro Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, um adolescente de 16 anos, identificado como Wesley Ramos foi alvejado com três tiros enquanto estava em um bar daquela região. O jovem seria filho de um socorrista do Samu que estava de serviço na motolancia naquele dia.

Com informações Ac24horas