Integrante da base, PSB decide votar contra reformas de Temer

Executiva Nacional do partido decidiu fechar questão contra reforma da Previdência e trabalhista; PSB comanda um ministério no governo Michel Temer.

Executiva Nacional do PSB decidiu, na noite desta segunda-feira (25), fechar questão contra a proposta de reforma trabalhista do governo federal. O texto do governo deve ser votado no plenário principal da Câmara ainda nesta semana. O partido também decidiu fechar questão contra a reforma da Previdência.

O PSB tem um ministro no governo Michel Temer: Fernando Bezerra Filho comanda a pasta de Minas e Energia. No presidencialismo de coalizão, os partidos que formam a base aliada do governo ocupam cargos na administração pública.

Como contrapartida, o governo espera que esses partidos ofereçam apoio na tramitação de matérias no Congresso Nacional.

Na última semana, Temer já havia falado sobre a dificuldade do governo com o PSB na votação do regime de urgência da reforma trabalhista na Câmara.

“O PSB ontem melhorou a performance, aumentou o número de votos. Eu acho que, com as conversas que estamos tendo, acho possível que mais pra frente haja um aumento significativo dos votos”, declarou o presidente na semana passada.

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), pai do ministro de Minas e Energia, informou que vai recorrer da decisão. Entretanto, o próximo encontro do congresso nacional do PSB, onde o recurso poderia ser analisado, está marcado para outubro, quando as reformas do governo Temer já devem ter sido votadas no Congresso.

Ele ressaltou que a indicação ao ministério não foi feita diretamente pala direção do partido, e sim pelas bancadas do PSB no Congresso. Sendo assim, uma decisão sobre o futuro do ministro caberia às bancadas.

“O cargo está sempre à disposição do presidente da República, porque é ele que nomeia e é ele quem demite. O ministro tem mantido estreita conversa com o presidente para o deixar sempre à vontade no sentido de ter uma equipe ministerial que possa contribuir para a aprovação das matérias que estão tramitando no Congresso”, afirmou.

O presidente do partido, Carlos Siqueira, disse que espera que todos os parlamentares do PSB sigam a orientação da Executiva Nacional. Segundo ele, o estatuto da legenda prevê punições que vão de advertência a expulsão.

Siqueira evitou dizer que o partido passou a fazer parte da oposição ao governo Temer. “Temos procurado contribuir para que o país saia da crise, nas matérias que entendemos que são positivas para o Brasil e para a população (…) Nós podemos nos orgulhar que somos talvez o único partido que não troca posições políticas por cargos”, disse.

Na reunião da executiva, também foi feito debate sobre a reforma política. O partido decidiu se posicionar contra o voto em lista e a favor da proposta já aprovada no Senado que altera o atual sistema eleitoral e cria a chamada cláusula de desempenho.

No encontro, a cúpula do PSB validou uma resolução aprovada em 2014, em congresso nacional do partido, que marca posição contrária à reforma trabalhista. Em seguida, decidiram fechar questão contra o projeto.

Parlamentares que descumprirem a orientação da cúpula do partido, e votarem a favor da proposta, podem ser punidos.

Na reunião da executiva, o PSB também decidiu fechar questão contra a reforma da Previdência proposta por Temer.

PSB

Por Bernardo Caram, G1, Brasília

Prefeitura de Brasiléia, realizou atividade cultural com muita música, poesia, teatro

A prefeitura de Brasiléia, através da secretaria de Cultura, realizou no domingo, 23, o Domingo no Praçauma atividade cultural com muita música, poesia, teatro e venda de comidas típicas, na praça Hugo Poli.

 Da Assessoria PMB 

Prefeitura de Brasiléia 4

O principal objetivo é ocupar os espaços públicos com cultura e arte para que a população tenha uma opção de lazercom qualidade, e ainda possa movimentar a venda de comidas típicas e artesanato.

A primeira edição contou com a participação de dois grupos da Universidade Amazônica de Pando, que apresentou um ballet folclórico regional com o tema“ O Seringal”, e um de teatro sobre  “El canto de losJichis”.

Prefeitura de Brasiléia

O grupo do Centro de Idosos também marcou presença com uma apresentação carnavalesca contagiante.

“Esse é um momento de muita alegria para todos nós, poder participar dessa atividade tão linda que movimenta nossa cidade”, disse SaidaJafuri,coordenadora do centro

O projeto será realizado uma vez por mês na praça, o delegado aposentado, José Alves, recitou poesias de sua autoria.

“Eu sou a favor que estes eventos culturais aconteçam em nosso município. Isso tira nossos jovens do mundo das drogas das coisas ruins, e torço para que outros eventos sejam realizados com artistas locais” , falou.

Prefeitura de Brasiléia 3

Os cantores Rogerlan, e a dupla Ian e Luan também mostraram seu talento. A companhia de teatro Treme Terra, de São Paulo, mostrou seu trabalho sobre a cultura negra, pela primeira vez no Acre.

“Vimos que o Acre tem bastante cultura, tem uma história lindíssima. Brasiléia,um município vizinho da Bolívia, que é rica em cultura também,  essa rede entre os países é importante, e deve ser fortalecida cada vez mais. Estamos aqui para  apresentar nossa cultura, mais além disso aprender com o povo da Amazônia sua história e cultura,  tanto brasileira quanto boliviana”, disse João Nascimento diretor da Companhia.

Prefeitura de Brasiléia 2

O secretário de Cultura, Raimundo Lacerda,falou sobre a importância do projeto.

“Nossa população merece um momento como esse, e a cada mês queremos oferecer mais espaço para quem a faz cultura no município,que são os nossos artistas locais”, falou.

A Prefeita, Fernanda Hassem, também prestigiou a programação.

“Nosso primeiro Domingo na Praça, foi um sucesso com muita música, poesia, dança, teatro e comidas típicas. As famílias prestigiaram, e nós só temos que agradecer à todos, e vamos continuar garantindo a realização desses eventos”, finalizou a prefeita.

Prefeitura de Brasiléia 9

Prefeitura de Brasiléia 8

Prefeitura de Brasiléia 6

Prefeitura de Brasiléia 7

Prefeitura de Brasiléia 5

Prefeitura de Brasiléia 1

Prefeita Fernanda Hassem vai iniciar os trabalhos do posto de saúde do ramal do 19 em Brasiléia

Posto de saúde da zona rural de Brasiléia terá trabalhos retomados pela prefeitura. há mais de 1 ano, o prédio estava  completamente abandonado pela a ex-gestão.

 Da Assessoria PMB 

Fernanda Hassem

Nesta segunda-feira 24, a prefeita Fernanda Hassem, acompanhada do do Secretário de Saúde de Brasiléia, Borges Pacifico, estiveram visitando o prédio da unidade de saúde do ramal do 19, que teve sua construção iniciada na gestão anterior, mas está parada há mais de 1 ano, tendo suas instalações completamente abandonadas, deixando a deterioração do prédio evidente.

Na visita, aprefeita reafirmou seu compromisso com a comunidade local. Desde o início de sua gestão, Fernanda Hassem tem colocado como uma de suas prioridades a saúde básica dos brasileenses, e esta unidade de saúde atenderá uma demanda enorme, abrangendo não só os moradores do 19 como também as comunidades ao redor.

Com a retomada das obras na unidade, a prefeitura de Brasiléia pretende entregar a unidade para a comunidade ainda este ano.

“Buscaremos dar celeridade a construção, já que o atraso na entrega da obra vem prejudicando diretamente os moradores desta comunidade, que tem que se deslocar até a cidade ou até o KM 26, em busca de atendimento médico.

A entrega do posto para a comunidade com toda certeza irá suprir esta carência, e facilitará o acesso a saúde básica que é um direto de todos”, ressaltou Borges.

Fernanda Hassem 1

Abertas inscrições para Curso de violão na Secretaria de Cultura em Brasiléia

Começou na secretaria de Cultura as inscrições para o curso de violão, que terá duração de 6 meses, e será ministrado pelo professor Abel Araújo de Lima.

Violão

As inscrições serão feitasaté o dia 9 de maio, no horário de expediente das 7h às 12h, e das 14h às 17h na sede da secretaria.

Essa será a primeira atividade desenvolvida pela escola de Música Sonart que ao longo do ano terá uma programação especial para toda a comunidade.

Para o secretário de Cultura, Raimundo Lacerda,esse é um momento novo para a cultura do município.

“Nossa missão é que a comunidade tenha uma agenda cultural com muitas atividades, e vamos começar com esse curso de música.

A prefeita, Fernanda Hassem, acredita na cultura e vai investir na área, eu quero convidar a comunidade para participar desse curso”, disse o secretário.

Agenda-

Escola de MúsicaSonart

Atividade -Curso de Violão

Local- Centro Cultural

Endereço- Rua Vitória Salvatierra, Bairro Ferreira da Silva

Secretaria de Cultura em Brasileia

Prefeita Fernanda Hassem participa da abertura do ano letivo na zona rural de Brasileia

Nesta segunda-feira, 24, a Prefeita, Fernanda Hassem, acompanhada da Secretária de Educação Ramiege Rodrigues, participaram da abertura do ano letivo na zona rural, na escola Valdomiro Barroso, km 19, que tem mais de 213 alunos matriculados.

 Da Assessoria PMB 

Prefeita Fernanda Hassem

O gestor da escola Edison Oliveira disse que é um grande dia.

“Iniciar o ano letivo para nós é sempre uma grande satisfação, mesmo com todas as dificuldades, devido ao período de chuva, a Prefeita Fernanda, e toda sua equipe tem feito um bom trabalho para que tenhamos uma educação de qualidade e a tendência é melhorar cada vez mais”, disse.

Para o início do Ano letivo a Secretaria de Educação enviou para todas as escolas materiais didáticos e merenda, para que tenham uma educação de qualidade na zona rural mesmo nos lugares mais distantes. A Secretaria de Agricultura também realizou melhoria nos trechos críticosde ramais que estavam intrafegáveis,para que o transporte escolar pudesse levar os alunos de diversas comunidades até a escola Valdomiro Barroso.

“Para nós que moramos aqui na zona rural é muito importante o início das aulas para os nossos filhos, temos dificuldades nos ramais, mas acredito que assim que chegar o verão a prefeitura vai melhora-los”, disse Moises Gomes pai de aluno.

São 44 escolas de zona rural que tiveram início ao ano letivo, diversas delas de difícil acesso dentro da resex Chico Mendes.

Prefeita Fernanda Hassem 2

A Prefeita Fernanda Hassem disse que é preciso dar as mãos por uma Brasiléia Melhor

“Hoje estamos iniciando o ano letivo na zona rural, e viemos aqui conversar com a comunidade escolar, sabemos das dificuldades com os ramais, e mesmo no inverno estamos melhorando os trechos críticos para que as aulas pudessem iniciar hoje,nós aumentamos o numero de alunos da escola, incluímos o sexto ano com o apoio do estado, e colocar a prefeitura a disposição da comunidade. O nosso compromisso é de trabalhar e juntos teremos uma Brasiléia melhor para todos”, ressaltou.

“Mesmo com todas as dificuldades, estamos iniciando hoje as aulas  em todas as escolas da zona rural. Tivemos que fazer o processo seletivo para atender algumas escolas que não tinham professores permanente, fizemos todo processo necessário e estamos aqui para fortalecer e ter um ensino de qualidade” disse a Secretária de Educação Ramiege Rodrigues.

Os vereadores, Joelson Pontes e Reinaldo Gadelha estiveram presente na abertura do ano letivo na escola Valdomiro Barroso.

Prefeita Fernanda Hassem 1

Epitaciolândia está entre as cidades que não cumpre monitoramento de vacina

Epitaciolândia está entre os municípios campeões nacionais de descumprimento do acompanhamento vacinal exigido às crianças do Programa Bolsa Família.

vascina

Das 469 cadastradas para serem acompanhadas, 349 mantiveram a caderneta de vacinação atualizada –ou seja: 120 das famílias não mantiveram o calendário imunizatório em dia, 25,59% do total. Os dados estão contidos na Nota Técnica 37, emitida pelo Ministério da Saúde em 15 de fevereiro de 2017 para fazer a divulgação dos resultados de acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família na 2ª vigência de 2016.

Para efeito de comparação, o município de Marechal Deodoro, em Alagoas, está com percentual de 10,77% de descumprimento da atualização vacinal das crianças do BF. Em Valparaíso de Goiás a situação é pior: o município goiano também está entre os campeões em descumprimento dessa condicionalidade do Bolsa Família com nada menos que 48,11% das crianças dali que não tiveram acompanhamento vacinal e podem ter sua saúde comprometida por esse descuido –mas em Santo Inácio, no norte do Paraná, a situação é dramática: 64,10% das crianças não receberam o acompanhamento.

“Tendo em vista a diretriz de equidade e os compromissos do Sistema Único de Saúde (SUS) na redução das desigualdades sociais e pobreza, e considerando a atenção básica à saúde como principal porta de entrada do cidadão aos serviços, o acompanhamento das condicionalidades de saúde insere-se no rol das atividades pactuadas, oportunizando o olhar para a condição de saúde da unidade familiar”, diz a NT do Ministério da Saúde.

Já em relação ao pré-natal das gestantes, a Nota Técnica traz dois municípios acreanos. Capixaba e Marechal Thaumaturgo teriam de acompanhara, respectivamente, 61 e 151 gestantes no período analisado mas deixaram, cada um, 11,48% e 11,45% das grávidas sem cumprir o calendário de exames pré-natal.

vascina em epitaciolândia

Com informações Ac24horas

Queremos ônibus coletivo em Brasileia e Epitaciolândia, diz moradores

Está circulando um debate da população de Brasiléia e Epitaciolândia sobre as distâncias que estão ficando cada vez maiores para determinados trechos.

 Por Cleilton Pessoa 

BrasileiaUm deles se refere ao Curso de Matemática que funciona no Campus da UFAC, cerca de 8 km do centro da cidade. E imaginem quando passarem a funcionar 4 cursos técnicos para atender a demanda da indústria de Avicultura e Suinocultura.

Alguns pontuam ainda que as autoridades deveriam começar a se mobilizar para viabilizar ônibus coletivos para atender os pacientes do Hospital de Clínica Regional quando este for concluído.

Esse debate foi acompanhado na sexta feira 21, quando a funcionária pública, Raquel Bronzeado, 42, publicou um post em rede social questionando sobre a falta de transporte coletivo em Brasiléia e Epitaciolândia. 

"Tendo em vista o tamanho da população dos municípios e a ampliação do “sítio urbano, já tentamos acordos com alguns políticos pra entrarem pelo menos com uma contrapartida de um veículo particular, mas nada conseguimos,” reclama Bronzeado.

Brasileia AcreDe encontro aos cometários, Elaine Silva, 44, Engenheira Florestal, lamentou a inviabilidade do cidadão de se socorrer com ônibus de empresários locais que fazem frete de turistas porque o preço é muito elevado. E mostra sua insatisfação com a falta de apoio do poder legislativo, executivo que não demonstra interesse em abraçar a causa. “Já apresentamos várias propostas alternativas e não obtivemos apoio de ninguém. Até de pagar todas as despesas incluindo motorista e combustível. Nem a prefeitura que tentei uma reunião para discutirmos isso nos deram ouvidos. Estou esperando resposta até agora. Essa falta de respeito para com a população está fazendo amadurecer a coleta de milhares de assinatura em um grande abaixo assinado” finalizou Silva.

Por fim, Charles Júnior, 28, lamenta saber que as duas cidades juntas somam mais de 50 mil habitantes e vivem sem transporte coletivo, tornando as pessoas dependentes de carona ou mesmo de pagamento de transporte para não perderem aula.

“As prefeituras são indiferentes a esta situação. “Existem milhares de pessoas de baixa renda que precisam diariamente de um transporte digno, pois nem sempre possuem condições de pagar um taxi ou Moto Taxi e em alguns casos as condições físicas não permitem o mesmo andar de moto taxi. Temos que fazer valer a Lei nº 12.816 de 2013 que diz que o ônibus escolar pode ser usado por universitários desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, cobrou Júnior.   

O fato é que em Brasiléia já teve linha de ônibus no passado, quando a população era bem menor e as vias públicas da periferia eram sem infraestrutura.

Por conta de busca alternativa de transporte, vale lembrar o emblemático embate  e conflito de taxistas motorizados contra os mototaxistas em Brasiléia e Epitaciolância no passado.

Agora os interessados que garantiram ir atrás de um diálogo têm pela frente um desafio espinhoso, que envolve os meios de transportes já estabilizados. Cabe aos prefeitos tentarem trabalhar em conjunto para encontrar uma soluçao.

Por telefone a prefeita Fernanda Hassem, disse não ter conhecimento desse reclamo por parte dos universitários, mas mostrou-se disposta a intermediar uma conversa com os agentes da "suposta solicitação" de agendamento.

"Tenho procurado dialogar com todas as categorias, sobretudo da educação. Ainda em janeiro conversei com os universitários de pedagogia e prontamente a prefeitura atendeu a demanda e articulei com os prefeitos da regional," declarou Hassem.

Já o prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores reforçou a importância de ouvir o clamor da sociedade e buscar uma saída que a grande maioria possa ser contemplada. "Estamos à disposição para qualquer tipo de debate, que tenha como objetivo trazer benefícios para a coletividade, basta agendar a data com antecedência," conclui Flores. 

ÔnibusFoto: Ilustrativa

Mais de 29 mil candidatos fazem concurso da PM neste Domingo

Portões nos locais de prova fecharam às 8h deste domingo (23) e certame vai ter quatro horas de duração. São 250 vagas para os níveis médio e técnico.

Mais de 29 mil pessoas prestam o concurso da Polícia Militar do Acre neste domingo (23) nas cidades de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e na capital Rio Branco. Os candidatos concorrem a 250 vagas para os níveis médio e técnico. O salário chega a R$ 3.319,12.

Os portões nos locais de prova foram abertos às 7h e a prova terá uma duração de quatro horas. A Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) reforçou sete linhas de ônibus para a realização do concurso.

São 230 vagas para aluno combatente – dessas, 184 são para o sexo masculino e outras 46 para mulheres. Além das oportunidades, o edital abriu outras 20 vagas para o nível técnico, sendo 10 para o cargo de aluno soldado músico e outras 10 para aluno soldado de saúde – cinco para técnico em enfermagem e cinco para auxiliar de saúde bucal.

O processo será realizado em três fases de caráter eliminatório e/ou classificatório, conforme edital. Após as provas objetivas, a segunda fase consiste no teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova prática instrumental e exame médico e toxicológico. A última fase será realizada a investigação criminal.

O gabarito das provas, ainda de acordo com o edital, deve ser divulgado na terça-feira (25). Já o prazo para a interposição de recursos vai entre a quarta (26) e quinta (27). O edital não informa a data em que o resultado deve ser divulgado.

PM Acre

Do G1 Acre

Em Cruzeiro do Sul, dupla invade casa, agride casal e foge com R$ 7 mil

'Acabei quebrando dois dedos', conta comerciante agredida por criminosos; Polícia Civil investiga o caso.

Uma dupla de assaltantes invadiu uma casa e após render o casal que vive no local, levaram aproximadamente R$ 7 mil. O caso ocorreu no bairro Tiro ao Alvo, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.

A comerciante, vítima do crime, que preferiu não se identificar, conta que estava lavando roupa quando a dupla chegou armada e anunciou o crime.

“Estava na parte de trás da casa quando eles me renderam. Foi quando meu marido apareceu e foi rendido também. Eles ficavam pedindo joias e sempre pedindo uma arma que falamos que não tínhamos”, conta a vítima.

O casal foi levado para um dos quartos e agredido pelos criminosos. “Eles me bateram e agrediram meu marido, deram coronhadas nele, socos e pontapés. Quando eu caí acabei quebrando dois dedos e machucando meu braço”, disse ainda assustada.

Os ladrões fugiram levando celulares, joias, um notebook, uma TV de 52 polegadas. Roupas do dono da casa também foram levadas, mas deixadas em um matagal próximo a casa”.

O caso está sendo investigado pelo delegado Alexnaldo Batista. “Eles foram bastante agressivos amarrando e agredindo. Agora vamos nos concentrar em localizar esses elementos”, disse.

Assalto em Cruzeiro do Sul

Do G1 Acre

Água para Todos chega às terras indígenas do Juruá, Feijó e Tarauacá

Nessas quatro comunidades, ação beneficiará 185 famílias. O programa já atendeu comunidades de Senador Guiomard, Xapuri, Brasileia e Cruzeiro do Sul.

 Por Nayanne Santana 

Água

As aldeias Puyanawa, Samaúma, Shanenawa e Aldeia Colônia 27 são as próximas beneficiadas com ações do programa Água para Todos, executado pelo governo do Acre, que visa levar saneamento básico integrado para comunidades de todo o estado com investimentos de R$ 2,907 milhões.

Neste sábado, 22, o governador Tião Viana e o diretor-presidente do Departamento de Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, assinam a ordem de serviço para o início das obras nas comunidades. O ato será em Mâncio Lima, no Vale do Juruá.

“Nesta etapa do programa estaremos dando a ordem de serviço que beneficiará 185 famílias em quatro comunidades indígenas. É um passo importante para melhoria das condições de saúde da comunidade. As famílias serão beneficiadas com poço, reservatórios e rede até suas residências”, afirmou Magalhães.

Mais dignidade e qualidade de vida

O assessor especial Indígena do Estado, Zezinho Kaxinawá, destaca que, mesmo sendo atribuição do governo federal, o governo estadual toma a iniciativa de incluir em seu cronograma de atividades.

“O governador Tião Viana, como gestor e médico, faz isso por reconhecer a importância de levar saneamento básico para todos, em todos os lugares, incluindo as terras indígenas”, pontua Kaxinawá.

As áreas beneficiadas com o Água para Todos, nesta etapa, localizam-se nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá. 

Nessas quatro comunidades, ação beneficiará 185 famílias